Pronto para transformar a gestão de pessoas na sua empresa? Este guia é para você!
Sabe aquele ditado “quem não cuida, perde”? Ele se encaixa perfeitamente quando falamos de gestão de pessoas.
Quando falamos em cuidar bem da sua empresa, estamos falando de cuidar — do maior bem — da sua empresa: as pessoas. Afinal, quem faz a sua empresa funcionar são as pessoas, não é mesmo? Independente do tamanho do seu negócio, são as pessoas que buscam a inovação, a produtividade e o crescimento.
O que queremos dizer é: se você quer que seu negócio cresça e prospere, precisa cuidar bem do seu time. Como fazer isso? Relaxa, embarque nessa leitura conosco e fique tranquilo que a gente te explica tudo no caminho!
O que é gestão de pessoas, afinal?
Gestão de pessoas é administrar o capital humano de uma empresa. É a arte de cuidar daqueles que fazem seu negócio ir para frente. Isso envolve entender que cada colaborador é único, com suas próprias habilidades, sonhos e desafios. É inspirar e motivar, reconhecer o potencial de cada um e oferecer o apoio necessário para que todos cresçam e brilhem.
Parece difícil né? É… e não é!
A gestão de pessoas vai muito além de contratar e demitir. Ela se dedica a criar um ambiente de trabalho onde as pessoas se sintam acolhidas, valorizadas e inspiradas a dar o seu melhor. É trabalhar diariamente para oferecer oportunidades de aprendizado e desenvolvimento profissional, valorizar os esforços e comemorar as conquistas. E, com um pouco de sorte e muito trabalho duro, construir relações de confiança e respeito, onde todos se sintam parte de algo maior e trabalhem juntos em busca de um objetivo comum.
Por que a gestão de pessoas é tão importante?
Imagine um time de futebol onde os jogadores não se entendem, não treinam juntos e não têm um técnico para guiá-los. Dificilmente esse time vai ganhar algum campeonato, né? O mesmo acontece com as empresas. Se você não investir na gestão de pessoas, seus colaboradores podem ficar desmotivados, improdutivos e até mesmo procurar outro lugar para trabalhar.
Estudos como o da Gallup de 2023 mostram um aumento de 23% na lucratividade em comparação com empresas com baixo engajamento. Além disso, essas empresas têm taxas de rotatividade 43% menores e 59% menos acidentes de trabalho.
Esses números impressionantes demonstram o impacto direto que a gestão de pessoas tem nos resultados de uma empresa. É como ter um time de futebol entrosado, com jogadores motivados e um técnico competente: a chance de ganhar o campeonato é muito maior!
Os 5 pilares da gestão de pessoas
Para construir um time de sucesso, você precisa se apoiar em cinco pilares que, juntos, formam o alicerce da sua equipe.
Atração de talentos
O primeiro pilar é a atração e recrutamento, que é como escolher as melhores sementes para o seu jardim. Afinal, você precisa encontrar as pessoas certas, com as habilidades e atitudes que sua empresa precisa.
Desenvolvimento e treinamento
O segundo pilar é o desenvolvimento e treinamento. Afinal, seus colaboradores precisam de oportunidades para se desenvolver e aprender coisas novas, ou vão buscar isso em outros lugares. Um estudo da GPTW revelou que 94,3% das empresas pretendem investir na capacitação de líderes em 2024, sendo 59,9% delas no formato híbrido, o que demonstra o compromisso delas com o aprendizado contínuo e a adaptação às novas modalidades de trabalho.
Avaliação de desempenho
O terceiro pilar é a avaliação de desempenho, que é dar aquela olhadinha frequente no seu jardim para checar como as plantas estão crescendo, se alguma precisa de acompanhamento mais de perto, ou o contrário, se alguma precisa de mais espaço para crescer… A avaliação de desempenho ajuda tanto você quanto o seu colaborador a entenderem o que está indo bem e o que precisa melhorar.
Recompensa e reconhecimento
A Glassdoor revelou que 81% dos funcionários se sentem mais motivados a trabalhar duro quando seus chefes os apreciam. Acertou quem disse que o quarto pilar é o da recompensa e reconhecimento. Todo mundo gosta de ser reconhecido pelo seu trabalho, né? Recompensar e reconhecer seus colaboradores é como dar um adubo extra para suas plantas: elas vão crescer ainda mais fortes e bonitas.
Cultura organizacional
Por fim, o quinto pilar é a cultura organizacional, que é o clima da sua empresa. Uma cultura organizacional positiva e inclusiva deixa todo mundo mais feliz e motivado. Uma pesquisa da PwC revela que 72% dos entrevistados acreditam que a cultura organizacional ajuda a impulsionar iniciativas de mudança bem-sucedidas, e 69% das empresas que se adaptaram bem à pandemia afirmam que a cultura oferece uma vantagem competitiva.
Colocando a mão na massa
Agora que já vimos os pilares da gestão de pessoas, mãos à obra! Confira algumas dicas práticas para cuidar do seu time:
- Defina seus objetivos: o que você quer alcançar com a gestão de pessoas? Mais produtividade? Menos turnover? Defina seus objetivos para saber para onde está indo.
- Crie um plano de ação: é como fazer um mapa do seu jardim. Planeje as ações que você vai tomar para alcançar seus objetivos.
- Comunique-se abertamente: converse com seus colaboradores, ouça suas opiniões e mantenha-os informados sobre o que está acontecendo na empresa.
- Use a tecnologia a seu favor: existem diversas ferramentas que podem te ajudar na gestão de pessoas, desde softwares de recrutamento até plataformas de treinamento online.
- Dê feedback regularmente: seja como o jardineiro que poda as plantinhas para que cresçam mais fortes. Dê feedback construtivo para seus colaboradores, para que eles saibam o que estão fazendo bem e o que podem melhorar.
- Celebre as conquistas: comemore os sucessos do seu time, por menores que sejam. É como admirar as flores do seu jardim: elas merecem ser apreciadas!
Cuidar do seu time é a base para um futuro de sucesso para sua empresa. Afinal, são as pessoas que fazem a mágica acontecer, não é mesmo? Quando seus colaboradores estão felizes, motivados e engajados, o resultado é mais criatividade, produtividade e, claro, lucro!
Estudos mostram que investir nas pessoas não é só um gesto bonito, é estratégico. Equipes que se sentem valorizadas e parte de algo maior entregam resultados muito melhores. E a gente sabe que você quer isso para sua empresa, certo?
E sabe o que é melhor? A VR Benefícios está aqui para te dar uma mãozinha nessa jornada. Com soluções completas para gestão de pessoas, desde benefícios flexíveis até plataformas de desenvolvimento profissional, a VR te ajuda a construir um time de alta performance e impulsionar o sucesso da sua empresa.
Então, que tal começar hoje mesmo a transformar o ambiente de trabalho da sua empresa? Acesse o site da VR Benefícios e descubra como podemos te ajudar a construir um time dos sonhos!