btn
Como criar plano de benefícios
Como criar plano de benefícios
fade

O que é plano de benefícios e para que serve?

Criar um bom plano de benefícios é uma das melhores escolhas que você pode fazer para gerar impactos positivos na sua empresa a longo prazo. Mas o que é um plano de benefícios e quais são os principais motivos para implementá-lo?

Hoje é possível adicionar vários outros benefícios, além dos que já são obrigatórios  na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), a fim de atender às necessidades específicas dos trabalhadores, proporcionando mais satisfação e engajamento.

Neste artigo, você vai conferir por que  criar um plano de benefícios e como fazer isso da melhor forma possível para obter mais sucesso:

  • O que é um plano de benefícios?
  • Quais são as vantagens de oferecer benefícios para a sua equipe?
  • Como criar um bom plano de benefícios?
  • VR tem a solução para sua empresa.

Boa leitura!

O que é um plano de benefícios?

Um bom plano de benefícios serve para contribuir no aumento da satisfação e do bem-estar dos trabalhadores, podendo ser divididos em quatro categorias principais, que são:

Benefícios legais 

São todos aqueles exigidos pela legislação trabalhista ou previdenciária, como é o caso do pagamento do 13º salário, férias remuneradas, aposentadoria, horas extras, banco de horas, entre outros. 

Saúde dos Trabalhadores em 2023

Benefícios espontâneos 

São organizados por iniciativa das empresas e podem ser ofertados  como gratificações, auxílio-transporte e refeição, entre outros. 

Benefícios monetários 

São aqueles benefícios concedidos em dinheiro por meio da folha de pagamento (13º, salário, férias, gratificações), entre outros. 

Benefícios não monetários

São oferecidos em forma de serviços, vantagens ou facilidades aos usuários, como, por exemplo, assistência médico-hospitalar e odontológica.

Quais são as vantagens de oferecer benefícios para a sua equipe?

Se você ainda está em dúvida se vale a pena oferecer benefícios corporativos, é essencial entender que investir em uma boa gestão de benefícios para o seu time pode gerar diversas vantagens não somente para os trabalhadores, mas também para a empresa. Podemos citar algumas, como:

  • Mais qualidade de vida para os funcionários.
  • Melhorias no clima organizacional.
  • Diminuição do absenteísmo e do turnover.
  • Facilidade na atração e manutenção de recursos humanos.
  • Atração e retenção de talentos.
  • Expansão dos diferenciais competitivos no mercado.
  • Aumento de produtividade em geral.

Como criar um bom plano de benefícios?

O que é plano de benefícios

Agora que você já sabe o que é plano de benefícios e quais são as vantagens de implementá-lo na sua empresa, é hora de saber como criar esse processo de forma eficaz e estratégica. Confira a seguir as principais dicas que reunimos para te ajudar!

Entenda o perfil das pessoas  

O que os trabalhadores da sua empresa precisam e desejam para ter mais saúde, bem-estar e qualidade de vida dentro e fora do ambiente de trabalho? É fundamental entender o perfil e os interesses do pessoal para analisar quais são os benefícios que mais se encaixam antes de escolher os caminhos a serem tomados.

Analise o cenário financeiro e o orçamento disponível

Após saber o que os seus funcionários precisam e querem no que diz respeito a benefícios corporativos, é chegado o momento de saber o que cabe no seu bolso. Para investir em benefícios, é importante que eles sejam de qualidade. Então, vale ter objetivos claros e traçar metas de investimento de acordo com o orçamento atual.

Saiba o que a concorrência está oferecendo

Você sabe como é o plano de benefícios dos principais concorrentes da sua empresa? Fazer essa pesquisa pode ajudar você a identificar quais são os diferenciais competitivos que elas estão gerando e, com isso, ter insights sobre o que é possível fazer para não perder talentos para a concorrência.

Divulgue os benefícios oferecidos

É importante ter transparência e honestidade ao apresentar os benefícios oferecidos aos funcionários durante as divulgações de vagas de emprego, a fim de promover mais assertividade na atração e retenção de candidatos. 

Faça mudanças caso seja necessário

Se os modelos de trabalho e a rotina das empresas podem mudar com o passar do tempo, isso quer dizer que o plano de benefícios da sua corporação não precisa ser estático. 

Então, vale conversar com os funcionários, acompanhar as tendências do mercado e saber o que os concorrentes estão fazendo para compreender o que ainda faz sentido e o que deve ser transformado nos próximos anos.

VR tem a solução para sua empresa

Quer saber como criar o plano de benefícios ideal para a sua empresa, mas ainda não sabe por onde começar e quais decisões tomar? A VR pode ajudar você neste momento crucial da sua jornada corporativa, trazendo uma visão moderna e conectada às necessidades dos trabalhadores.

Nós temos tudo o que você precisa para facilitar a criação e manutenção do plano de benefícios, simplificando todo o processo e oferecendo diversos serviços e comodidades para motivar gestores e funcionários.

Gostou do artigo?
Cadastre-se e receba nossos conteúdos!