btn
imagem de moedas em cima da mesa representando o que é ppr
imagem de moedas em cima da mesa representando o que é ppr
fade

O que é PPR: como funciona a participação nos resultados?

Motivar os colaboradores é essencial para criar um bom ambiente de trabalho e garantir uma performance melhor em todas as áreas. Para incentivar os funcionários, uma das melhores formas é implementar o PPR, Programa de Participação nos Resultados. Mas, afinal, o que é PPR e como funciona?

Essa medida é uma forma de estabelecer metas com recompensas caso sejam cumpridas. Porém, ainda há diversas dúvidas sobre o Programa de Participação nos Resultados: existe uma lei que regularize a medida? Como é calculado? Quem pode participar?

Preparamos este artigo para explicar o que é PPR e tirar todas as suas dúvidas! Você vai entender como o sistema de metas funciona e até ter ideias para implementar o modelo na sua empresa. Continue lendo!

O que é PPR?

Você já sabe o que significa PPR: Programa de Participação nos Resultados. Porém, como esse conceito funciona na prática? Resumidamente, é um instrumento de produtividade que premia os colaboradores caso determinadas metas sejam completadas.

As recompensas das metas precisam ser acordadas anteriormente e envolvem, normalmente, uma quantia monetária. Dessa forma, caso os objetivos sejam atendidos, os colaboradores devem receber as recompensas descritas no documento do programa.

O PPR visa levar diversos benefícios ao ambiente de trabalho. Em especial, as metas e as recompensas fazem com que os funcionários trabalhem motivados e com um objetivo em comum. Dessa maneira, a produtividade da empresa também é impulsionada.

Saúde dos Trabalhadores em 2023

As regras do PPR

Há regras previstas em lei que definem o que é PPR. A Lei nº 10.101/2000 descreve os programas de participação nos resultados e nos lucros. Em ambos os casos, as medidas precisam estar registradas em documento a partir de um acordo entre empregadores e empregados.

Esse acordo é realizado por uma comissão com membros dos dois lados interessados, além de convenção ou acordo coletivo. Há dois critérios na lei para as recompensas: “índices de produtividade, qualidade ou lucratividade da empresa” e “programas de metas, resultados e prazos, pactuados previamente”.

Então, como calcular o PPR? A lei não possui diretrizes claras sobre a remuneração do modelo. Contudo, as empresas costumam oferecer bonificações em relação ao salário do empregado. Outro fator para o qual o empregador deve atentar para definir o valor é a projeção do lucro após o cumprimento das metas.

Outra importante informação sobre o que é PPR está relacionada ao tipo da bonificação. Ela não é de natureza salarial, ou seja, está isenta de tributos trabalhistas e descontos salariais. Contudo, o empregador precisa informar os valores pagos na Declaração de Imposto de Renda.

imagem de homem segurando notas representando o que é ppr

PPR x PPL

O Programa de Participação nos Resultados é bastante confundido com o PPL, o Programa de Participação nos Lucros. Apesar de ambos serem importantes instrumentos de motivação dos colaboradores, há grandes diferenças.

O Programa de Participação nos Lucros (PPL) é uma remuneração fornecida aos colaboradores a partir dos lucros totais da empresa, normalmente calculada por uma porcentagem pré-estabelecida. Caso o saldo não seja positivo, o colaborador não recebe o bônus.

Já o PPR não depende do lucro total da empresa, pois o valor é estabelecido anteriormente. O PPL e o PPR têm vantagens e desvantagens em relação à remuneração, pois, por exemplo, na participação dos lucros, você pode receber mais ou não ganhar nada.

Critérios do PPR

Em uma empresa, cada setor desempenha funções diferentes, e até em uma mesma área, há diversas formas de avaliação de desempenho. Dessa maneira, é preciso ter atenção aos critérios adotados no PPR. Abaixo, veja os indicadores utilizados na participação de resultados.

Produção e eficiência

Na maioria das vezes em que o PPR é implementado, as metas se referem à produtividade e aos resultados — por exemplo, se determinado número de vendas for alcançado. Contudo, também há outras métricas, como a eficiência em determinadas atividades.

Área da empresa

Cada setor da imprensa tem metas diferentes. Obviamente, há objetivos que todas as áreas devem conquistar em conjunto, mas, para analisar a performance de cada setor da empresa, é necessário estabelecer metas personalizadas para cada tipo de profissional.

Faltas e absenteísmo

Não só os resultados podem ser a meta para definir o que é o PPR. A empresa pode estabelecer outros critérios, como o índice de absenteísmo, a quantidade de faltas e atrasos do funcionário sem justificativa. Ou seja, as motivações podem ser relacionadas à boa condução do trabalho.

Motive os colaboradores com os cartões da VR

Agora que você já sabe o que é PPR e sua importância, que tal conhecer mais uma forma de implementar produtividade no trabalho? Com os cartões corporativos da VR, sua empresa pode fornecer benefícios, como o vale-alimentação, para os funcionários de maneira rápida e eficiente.

A VR já está há mais de quatro décadas no mercado com cartões conhecidos pelos trabalhadores brasileiros, como o VR Alimentação e o VR Refeição, aceitos em mais de 500 mil estabelecimentos. Os serviços da VR também possuem uma plataforma completa de gestão e um aplicativo para os beneficiados, o VR e Você.

Então, conheça nossos serviços, como o VR Auto, a melhor opção de vale-combustível e outras vantagens para automóveis. Você poderá escolher a melhor forma de abastecer seu veículo e até mesmo fazer alguns tipos de manutenção.

Gostou do artigo?
Cadastre-se e receba nossos conteúdos!