btn
Valorize o processo seletivo
Valorize o processo seletivo
fade

Valorize o processo seletivo da sua empresa com a pretensão salarial

Em um processo de recrutamento e seleção, a escolha do candidato ideal passa pela análise de muitos critérios, como o perfil profissional, a experiência anterior e a pretensão salarial. Neste artigo, iremos detalhar o último ponto para que a sua empresa saiba como agir em relação à expectativa financeira dos futuros funcionários.

Nesse contexto, hoje iremos entender como os candidatos definem a pretensão salarial e qual o momento certo de tocar no assunto. Além disso, você saberá como definir o salário de uma vaga e de que forma os benefícios podem tornar a empresa mais atrativa aos profissionais.

Continue a leitura para ver como tratar a pretensão salarial dentro de um processo seletivo!  

Como os candidatos definem a pretensão salarial?

Em primeiro lugar, é preciso entender o conceito de pretensão salarial e o que os candidatos levam em consideração ao estabelecer o número. Portanto, vale dizer que a pretensão salarial nada mais é do que o valor mensal que o profissional gostaria de receber no cargo almejado. Resumidamente, é o quanto ele considera que vale o seu trabalho.

Porém, a quantia não é aleatória, mas o resultado de uma série de fatores. Alguns deles são: 

  • Capacitação. 
  • Experiência. 
  • Último salário. 
  • Média de mercado.
  • Custo de vida.
  • Escopo de atividades. 
  • Regime de trabalho.
  • Benefícios, entre outros fatores.

Ou seja, é com a análise de todos esses aspectos que o candidato define a sua pretensão salarial.

Saúde dos Trabalhadores em 2023

Com essa informação, o RH realiza uma triagem de currículos para analisar se a pretensão está dentro das possibilidades da empresa e de acordo com a média de mercado. Geralmente, a pretensão muito acima do salário previsto para a vaga pode causar desmotivação do candidato, enquanto a expectativa muito abaixo indica possível falta de preparo para a função.

Em outras palavras, a pretensão salarial vai muito além de um número. Somada aos demais critérios analisados no processo de recrutamento, ela tem o poder de confirmar se o profissional tem o perfil adequado ao cargo. Às vezes, a pretensão salarial é um divisor de águas na fase de seleção, tamanha a sua importância.

Em que momento abordar o tema com os futuros funcionários?

Em vez de informarem a faixa salarial na divulgação de uma nova vaga, muitas empresas preferem justamente solicitar a pretensão salarial de cada candidato. Nestes casos, a exigência é incluída na divulgação da vaga a fim de facilitar o processo de seleção. 

Dessa maneira, a organização consegue filtrar os profissionais de forma mais assertiva, além de sentir a situação do mercado. Porém, é preciso cuidado para não gerar a impressão de que a empresa está apenas em busca dos profissionais de menor custo.

Se não for o caso da sua empresa, o melhor momento para abordar o tema é na fase de entrevistas, pois a empresa já conhece as informações básicas do candidato. Assim, pode analisar se o valor é compatível com as qualidades demonstradas pelo potencial colaborador na etapa inicial do processo de admissão.

Como definir o salário para uma vaga?

Estratégia e competitividade devem ser levadas em conta pelo setor de RH para definir o salário de uma vaga de emprego. Isso quer dizer que o valor deve servir para atrair e reter os talentos, gerando motivação e produtividade. No entanto, não se pode deixar de lado a sustentabilidade da gestão financeira empresarial.

Nesse contexto, confira a seguir a lista dos principais critérios que auxiliam uma empresa a estipular o salário para uma vaga:

●     Experiência exigida (profissional júnior, pleno ou sênior).

●     Nível de capacitação necessário às atividades.

●     Carga horária.

●     Regime de contratação.

●     Salários internos para cargos similares.

●      Média salarial do mercado.

●     Incidência de impostos, como FGTS, INSS e IRRF.

●     Benefícios concedidos.

Quais benefícios deixam a vaga mais atrativa para o colaborador?

Obviamente, a remuneração é um dos pontos mais chamativos no anúncio de uma vaga de emprego. Contudo, há muitas outras formas de tornar a sua empresa atrativa para os candidatos do mercado, como os benefícios estratégicos. Além disso, eles têm o poder de diminuir o índice de turnover e melhorar o clima organizacional.

Em seguida, listamos os principais benefícios que a sua empresa pode oferecer para atrair e reter os talentos. Acompanhe!

Vale-alimentação e vale-refeição

Como não são obrigatórios por lei, o vale-alimentação e o vale-refeição são importantes diferenciais de uma empresa. Entre as suas vantagens, estão a economia financeira, a segurança alimentar e um ambiente de trabalho positivo. Por isso, conheça os produtos da VR, líder do segmento.

Plano de saúde

Definitivamente, o plano de saúde é um dos benefícios mais valorizados no mercado. Não é para menos, já que ele promove confiança e paz ao trabalhador e à sua família. Ao mesmo tempo, gera frutos para as empresas, como o aumento da produtividade e da satisfação da equipe.

Vale-combustível

Os colaboradores que têm veículo próprio podem receber o vale-combustível, que cobre os gastos com a locomoção para o trabalho. Por não ser obrigatório por lei, o benefício é visto com bons olhos pelos profissionais do mercado. Assim, não deixe de conferir as soluções que o VR Auto tem à disposição nessa área para a sua empresa. 

Vale-cultura

O vale-cultura é um incentivo para que os funcionários consumam conteúdo cultural, como teatro, shows e livros. Isso pode ocorrer por meio de descontos e parcerias com instituições públicas e privadas. Esse tipo de benefício é muito relevante na atualidade, uma vez que promove saúde mental e bem-estar.

Plano de cargos e salários

Por fim, não há como deixar de citar o plano de cargos e salários. Ao lado do incentivo à capacitação, ele é capaz de aumentar o interesse dos candidatos por uma vaga. 

Embora não sejam benefícios como os citados anteriormente, essas ações internas trazem perspectiva e engajamento ao time. Além disso, trazem excelentes resultados práticos, uma vez que dão visão de futuro e desenvolvimento para os candidatos.

Como calcular os benefícios na remuneração?

Antes de contratar um novo funcionário, a empresa deve levar em consideração não só o salário bruto e a incidência dos impostos básicos, mas também os benefícios concedidos. Dessa forma, é possível prever os custos gerados pela contratação e manutenção de cada colaborador de maneira completa. Aqui, cabe ressaltar a importância de seguir a legislação vigente. Por exemplo, o artigo 457 da Consolidação das Leis de Trabalho (CLT) estabelece o seguinte:

“As importâncias, ainda que habituais, pagas a título de ajuda de custo, auxílio-alimentação, vedado seu pagamento em dinheiro, diárias para viagem, prêmios e abonos não integram a remuneração do empregado, não se incorporam ao contrato de trabalho e não constituem base de incidência de qualquer encargo trabalhista e previdenciário”.

Ao mesmo tempo, o setor de Recursos Humanos da organização precisa se atentar ao Programa de Alimentação ao Trabalhador. Por exemplo, o PAT dispõe sobre a eventual dedução no Imposto de Renda para empresas cadastradas que oferecem VA. Além disso, fixa o limite de desconto do vale-alimentação e de salário para alguns benefícios. Fique atento!

Conte com a VR

Com as informações disponibilizadas neste artigo, temos certeza de que a sua empresa compreendeu a necessidade de tratar sobre a pretensão salarial com a devida importância e responsabilidade.

Para tornar as suas vagas mais atrativas, conheça a VR, empresa com mais de 40 anos de experiência no ramo de benefícios corporativos. Temos soluções que agregam valor à sua marca, gerando retenção de talentos e aumento da produtividade. Por fim, não deixe de conferir o Admissão, a nossa plataforma gratuita que otimiza o processo de gestão documental de novos funcionários. Com ela, a sua companhia organiza todos os fluxos dessa etapa, sempre com total segurança de dados. Conte com a gente!

Gostou do artigo?
Cadastre-se e receba nossos conteúdos!