Desafios das equipes: veja os principais na área de vendas
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Desafios das equipes: veja os principais na área de vendas

O trabalho de vendas pode ser um dos mais desafiadores e estressantes em uma empresa. Além da pressão constante por resultados e para bater metas, os colaboradores dessa área podem enfrentar desafios específicos dependendo do mercado e da área em que atuam. 

Um dos desafios das equipes nessa área é lidar com a perda de negócios e a falta de resposta dos clientes, além da necessidade de dar as respostas mais certeiras para esclarecer todas as dúvidas do cliente.

Não basta memorizar um script de vendas, quanto mais natural a abordagem, mas fácil a conversão de um lead e melhora nas vendas. Nesse caso, persistência, eficiência e comprometimento, além de informações corretas  e transparentes sempre podem ajudar a definir uma venda, como você vai ver neste conteúdo.

Sumário

  • Os 5 desafios das equipes
  • Quais são os seus principais desafios para trabalhar em equipe?
  • 7 desafios para equipe de trabalho
Desafios das equipes: veja os principais na área de vendas

Os 5 desafios das equipes

De tempos em tempos, algum livro que fez sucesso no passado volta à tona para chamar a atenção das pessoas por abordar os desafios das equipes. Com mais de 2 milhões de exemplares vendidos, o da vez é uma fábula sobre liderança, escrita por Patrick Lencioni, há 20 anos: “Os cinco desafios das equipes.”

Segundo o autor, são exatamente cinco os desafios das equipes. São eles:

  1. Falta de confiança –  o que torna os colaboradores inseguros e defensivos;
  2. Medo de conflitos – um conflito é resultado de um comportamento considerado inadequado, por isso, colaboradores evitam o confronto.
  3. Falta de comprometimento – pessoas que não se sentem ouvidas, não se comprometem.
  4. Evitar responsabilizar os outros – muitos acreditam que apenas os líderes podem corrigir a equipe, portanto, não fazem nada nesse sentido, o que atrapalha o conjunto.
  5. Falta de atenção aos resultados – a falta de atenção aos resultados paralisa a equipe. 

O autor Patrick Lencioni, fundador e presidente da The Table Group, uma empresa dedicada a oferecer ideias, produtos e serviços que estimulam a saúde empresarial e a colaboração entre os membros das equipes, usa o livro para revelar a razão de algumas empresas darem certo e outras não. 

Na maioria das vezes, segundo ele, isso ocorre porque os colaboradores têm medo ou receio de expor suas ideias e o que realmente acontece com a equipe. 

O livro “Os 5 desafios das equipes” é um ponto inicial para entender como analisar os desafios das equipes, pois mostra que alguns princípios devem ser praticados de forma consistente por um longo período e não de forma esporádica para ter resultados melhores e equipes com alta performance.

Desafios das equipes: veja os principais na área de vendas

Quais são os seus principais desafios para trabalhar em equipe?

Equipes são formadas por pessoas que pensam de forma diferente e têm comportamentos e formações distintas. Portanto, são vários os principais desafios para trabalhar em equipe que um líder precisa enfrentar para aumentar as vendas. Veja os principais e como solucioná-los: 

Pressão e estresse – prazos curtos, excesso de trabalho, pressão externa são desafios que afetam a equipe. Fique atento a isso e equilibre as cobranças.

Desafios tecnológicos – falhas nos sistemas, como problemas com software e hardware, prejudicam o trabalho e os resultados do time. Um bom líder mantém os equipamentos atualizados.  

Falta de recursos – os recursos limitados são uma realidade na maioria das empresas. Por isso, é tão importante fazer um planejamento financeiro para realizar os projetos e os objetivos traçados.
Falta de motivação e de reconhecimento – quando a equipe de vendas se sente desmotivada e não tem um plano claro de promoção, a produtividade cai. Cabe então ao líder ter planos de desenvolvimento e de carreira para seus colaboradores. E, claro, treinamentos constantes para saber identificar os melhores clientes e vendas.

7 dicas para vencer os desafios para equipe de trabalho

Gerenciar uma equipe de trabalho, especialmente de vendas, exige habilidade e espírito de liderança. Mas há formas de tornar esse trabalho mais fácil. Confira as dicas para vencer os desafios para a equipe de trabalho.

  1. Comunicação eficaz – para vencer os desafios das equipes, seja claro, objetivo e estimule a troca saudável de opinião entre os colaboradores. Isso ajuda a engajar as pessoas e a ter certeza de que todos entenderam os planos apresentados. Evite mudar as metas com frequência, pois pode gerar instabilidade entre os colaboradores. 
  2. Superação de conflitos – diferenças de formação e opinião podem gerar conflitos e representarem grandes desafios para as equipes. Trabalhe a comunicação não violenta com a equipe e deixe as pessoas exporem suas opiniões para chegarem a um consenso.
  3.  Equipe participativa – dê às pessoas a chance de participar de algumas decisões. Isso une mais a equipe, tornando-a mais comprometida.
  4.  Lidere pelo exemplo – seja um líder presente e atuante, mostrando claramente as metas que precisam ser alcançadas. Converse individualmente com os colaboradores que estão apresentando resultados aquém do esperado.
  5. Divida responsabilidades – quando as pessoas conhecem suas responsabilidades e seu papel na equipe, não surgem dúvidas nem há confusão. 
  6. Gerencie o tempo – um dos principais problemas modernos é o excesso de estímulos externos, o que prejudica o foco das pessoas. Pesquisa recente, do Instituto Datafolha com a Eisenbahn, mostra que as pessoas estão realizando suas tarefas de forma automática. Portanto, nunca foi tão importante ter foco e gerenciar bem o tempo. 
  7. Monte equipes diversas – colaboradores com formações diversas e experiências de vida distintas, sem distinção de raça, credo, cor e origem, ajudam a formar equipes mais fortes e múltiplas e, assim, a superar muitos desafios das equipes.

Existem várias formas para enfrentar os desafios das equipes e otimizar a sua gestão. A principal é agir com transparência para que o colaborador acredite em você. Além disso, é importante ter os seus e os propósitos da empresa bem definidos. Para ter acesso a mais dicas sobre este tema. Confira o blog da VR, um parceiro em todos os momentos.

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