PRA SUA EMPRESA        ESTABELECIMENTO        PRA VOCÊ        VENDA VR        SITE VR        CONTRATE

mulher sentada na mesa em frente ao computador fazendo recrutamento online
mulher sentada na mesa em frente ao computador fazendo recrutamento online
fade

Recrutamento online: tudo o que você precisa saber sobre essa tendência

O recrutamento online é uma das grandes tendências em diversas empresas. Os novos tempos têm exigido inovações e diferentes maneiras de lidar com questões operacionais, como os processos seletivos. Os profissionais de recursos humanos devem estar atentos e aptos para a condução dessas etapas remotas.

Então, o recrutamento e seleção online é a utilização dos recursos disponíveis na internet para realizar a divulgação de vagas e a gestão de processos seletivos. Além da diminuição dos deslocamentos pelas cidades, esse formato tem vantagens em relação ao tempo gasto pelo setor de RH em todas as etapas. Venha saber mais.

Veja como funciona o recrutamento online na empresa

Pelos sites de recrutamento online, os candidatos encontram dados sobre a empresa, oportunidades de trabalho, entre outras informações. As organizações estão apostando na internet para recrutar talentos e reduzir custos dos processos.

Uma vez estipuladas as vagas a serem oferecidas, as descrições, os benefícios e demais informações, é chegada a hora da divulgação. Ela tem o objetivo de atingir a maior quantidade possível de bons profissionais.

Confira os passos para fazer o recrutamento online

Foram muitas as mudanças que o profissional de gestor de RH passou. Elas foram provocadas pelo avanço da tecnologia da informação e, com isso, é necessário analisar quais são as principais inovações. Vamos ver como funcionam os passos para realizar o recrutamento online.

Divulgação da vaga

Entre as etapas do recrutamento online, o primeiro passo é a divulgação das vagas. Ao criar os anúncios, tenha sempre em mente como seria o candidato ideal para o cargo e informe no texto de uma maneira criativa.

Os anúncios direcionados estão cada vez mais diretos e proativos. Então, esse é um processo contínuo, e você pode utilizar o site da companhia, bancos de dados de currículos, salas de bate-papo em serviços de rede, entre outras opções para divulgar a vaga.

Vídeo-currículo

Muitos recrutadores argumentam que nenhuma tecnologia substitui o contato presencial com os candidatos. Por isso, é possível pedir para os candidatos enviarem um vídeo contando sobre suas habilidades e experiências.

Os vídeos podem ser curtos (você deve estabelecer um limite de tempo). Além de conhecer melhor as habilidades do candidato, o material servirá para avaliar a capacidade de comunicação dos candidatos.

Entrevistas à distância

Outra maneira de evitar deslocamentos pelas cidades e poupar tempo tanto dos entrevistados como dos entrevistadores é apostar nas entrevistas à distância. As empresas de recrutamento online podem conduzir essa etapa de uma maneira 100% remota.

Com isso, não é necessário perder a oportunidade de ficar “frente a frente” com os candidatos na hora de fazer o recrutamento online. Além disso, é possível convidar outras pessoas de diferentes áreas da para participar da conversa. Essas ferramentas também possibilitam conduzir os processos de uma maneira mais humanizada.

Alguns cuidados na hora de realizar o recrutamento online

Como pudemos notar, o recrutamento online é uma prática que vem trazendo diversas facilidades. Porém, é necessário tomar alguns cuidados na hora de analisar os currículos. Veja algumas dicas ao selecionar um CV para a próxima etapa.

Verificar as informações do currículo

A primeira dica é ficar atento ao tempo que o candidato ficou em cada um de seus antigos empregos. Também vale a pena checar se ele enviou diferentes versões do CV nos bancos de talentos. Algumas pessoas chegam a postar os currículos com diferentes aptidões e históricos, buscando impressionar recrutadores de diferentes áreas.

Checar as redes sociais

Também vale verificar as redes sociais do candidato a fim de cruzar dados e ter certeza de que as informações do currículo são verdadeiras. Assim, você também pode verificar algumas características dos profissionais, além de ficar atento se as informações são verídicas.

Confira algumas vantagens do recrutamento online

O uso de tecnologias e ferramentas modernas de gestão de pessoas é uma tendência forte e que veio para ficar. Isso porque elas trazem diversas vantagens para as empresas. Venha saber as principais e invista nessa tendência.

Grande poder de alcance

Muitos profissionais de RH acreditam que os processos de contratação, em um futuro breve, serão 100% online. Isso porque as tecnologias digitais podem otimizar o tempo de contratação, reduzir custos e ampliar as possibilidades de encontrar talentos.

Agilidade

Ao utilizar um sistema de recrutamento e seleção, realizar essas etapas é muito mais rápido. Porém, é importante não esquecer que nenhuma máquina ou aplicativo vai substituir a relevância do contato humano. Seja no processo de escolha do candidato ideal para a vaga, na recepção e adaptação ao novo emprego.

Facilidade

As tecnologias estão disponíveis para facilitar o dia a dia, além de melhorar o desempenho no trabalho. Então, cabe aos gestores de RH entenderem a melhor maneira de tirar proveito dessas tecnologias sem perder o contato humano no processo de contratação.

Ofereça o que há de melhor para seus colaboradores com a VR Benefícios

Gostou de saber mais sobre o assunto? Outro ponto importante é oferecer bons benefícios aos colaboradores. Para isso, você pode contar com a VR Benefícios. Encontre uma grande variedade de produtos, excelência no atendimento e um portal para realizar todos os pedidos 100% online. Venha saber mais!

Receba o conteúdo em primeira mão: