PRA SUA EMPRESA        ESTABELECIMENTO        PRA VOCÊ        VENDA VR        SITE VR        CONTRATE

gestor de rh
gestor de rh
fade

Gestor de RH: tudo o que você precisa saber sobre o cargo

Fundamental em uma organização, o gestor de RH é visto como um colaborador estratégico que exerce funções importantes dentro da empresa. Entre suas principais atribuições estão a adoção de estratégias de clima organizacional, contratação e retenção de novos talentos, e a gestão de políticas internas.

Para que você possa conhecer um pouco mais sobre a área de atuação, assim como qual é o papel do gestor de Recursos Humanos dentro de uma instituição, preparamos este artigo recheado de informações. Confira!

O que é um gestor de RH?

Até o início da Revolução Industrial, Recursos Humanos era um setor completamente operacional, responsável por atender às demandas inerentes ao ambiente organizacional, como documentações e demissões. Entretanto, com a evolução do mercado e a mudança no perfil dos profissionais, o setor se reestruturou.

Atualmente, o RH é uma área completamente estratégica, integrada aos demais setores da empresa. Dessa forma, o gestor de Recursos Humanos é responsável por administrar e desenvolver competências, contratando, qualificando e retendo os melhores talentos. Basicamente, o profissional visa garantir bons resultados para os dois lados da relação trabalhista: empregador e colaborador.

Quais são as principais funções de um gestor de RH?

“Mas o que faz um gestor de Recursos Humanos?”. Além de delegar e acompanhar práticas operacionais que envolvem a gestão de documentos, horários e pagamentos, o gestor de RH pode possuir as seguintes atribuições:

Administração dos processos de recrutamento e seleção

Uma das funções mais conhecidas do gestor de RH é a administração dos processos de recrutamento e seleção. Basicamente, cabe ao profissional encontrar uma pessoa que atenda às necessidades da empresa e que também tenha seus desejos atendidos.

No processo, o recrutamento consiste nas ações voltadas para chamar a atenção dos profissionais com o perfil desejado. Já a seleção é a aplicação de técnicas para filtrar e ranquear os candidatos mais adequados para a empresa. Ambos são necessários no processo de contratação.

Treinamento e desenvolvimento dos colaboradores

Entre as atribuições do gestor de RH também estão o treinamento e o desenvolvimento dos colaboradores. É por meio dessa função que o profissional, junto aos demais gestores, contribui para a melhoria do dia a dia dos funcionários.

Em resumo, o treinamento se refere à qualificação do colaborador para determinadas funções a curto prazo. Já o desenvolvimento acontece diariamente e trata da capacitação dos funcionários a fim de uma promoção de carreira. Tudo isso pode ser feito por meio de cursos, workshops, etc.

Estratégias para o clima organizacional

Considerada a função mais importante de um gestor de RH, a administração e manutenção do clima organizacional é fundamental para o desenvolvimento da empresa. Afinal, é ela que evidencia a percepção dos colaboradores sobre o ambiente e as relações de trabalho.

Nesse quesito, o papel do gestor de RH é realizar uma pesquisa de clima, buscando identificar pontos em que os colaboradores não estão satisfeitos. Assim, é possível adotar estratégias para melhorar as condições do ambiente, como, por exemplo, desenvolver um plano de carreira ou uma política de feedbacks.

Implementação de alertas de conduta, incentivos e benefícios

O gestor de RH também é responsável por implementar incentivos e benefícios aos funcionários, como prêmios, vales e promoções. Além disso, é o profissional quem define as consequências para problemas de conduta que fogem das diretrizes da empresa e da própria CLT, como advertências, suspensões e demissões.

Desenvolvimento e gestão de políticas internas

Outro papel importante do gestor de Recursos Humanos é a condução das políticas da empresa. Dessa forma, cabe ao profissional desenvolver e aplicar planos para garantir que as normas estabelecidas pela instituição sejam atendidas por todos, como, por exemplo, o uso de uniformes e a hierarquia de cargos.

No mais, é importante lembrar que o cargo de gestor é somente uma das carreiras dentro do setor. Ao optar pela profissão é possível transitar por outras posições, como analista, recrutador, consultor, entre outros.

gestor de rh

Com um gestor de RH pode reter talentos?

Agora que você já sabe quais são as principais funções de um gestor de RH, que tal algumas dicas para estruturar bem o seu setor e reter os melhores talentos? Vem com a gente!

1. Ouvindo os colaboradores

Se você faz parte do time de RH da sua empresa e quer descobrir como engajar colaboradores, o primeiro passo é escutá-los. Dar abertura para que os funcionários expressem quais são suas necessidades é um bom caminho para desenvolver estratégias eficientes. Você pode fazer isso com uma caixinha de sugestões anônimas na intranet ou e-mail.

2. Criando ações efetivas

O segundo passo é traçar e definir objetivos a partir da demanda dos colaboradores e da necessidade da organização. Para isso, analise o que foi mais recorrente, como isso afeta a empresa, e descubra o que é possível fazer para melhorar. Depois, desenvolva ações efetivas, sempre acompanhando seus efeitos.

Por exemplo, se o fator em questão for a queda na produtividade, procure trazer workshops ou cursos sobre organização e gestão de tempo. Agora, se o problema é o absenteísmo, desenvolva uma política de reconhecimento atribuída às horas de trabalho e presença.

3. Recompensando resultados

Ao notar que as ações estão surtindo efeito, um bom caminho para reter os talentos é recompensar. Seja com oportunidades de novos cargos ou um reconhecimento documentado, a dica é seguir as possibilidades propostas pela cultura da empresa e tentar transmitir ao colaborador que ele está sendo visto.

VR Benefícios: engaje seus colaboradores com o melhor!

Se você é gestor de RH e está procurando por opções diferenciadas para engajar seus colaboradores, não deixe de conhecer os benefícios da VR. Além dos produtos PAT, que incluem VR Refeição e VR Alimentação, aqui você encontra ótimos benefícios opcionais, como o cartão de Boas Festas, vale-auto, vale-cultura e muito mais.

Então, não deixe de conferir todas as opções disponíveis e faça parte do time da VR! Se quiser ficar por dentro das novidades e garantir mais dicas, é só continuar acompanhando o blog!

Receba o conteúdo em primeira mão: