btn
Capa-Blog_Artigo-Simples_Como-saber-se-e-hora-de-retomar-as-atividades-presenciais_2
Capa-Blog_Artigo-Simples_Como-saber-se-e-hora-de-retomar-as-atividades-presenciais_2
fade

Retomada das Atividades Presenciais: Como saber se é hora de retornar?

A pandemia do covid-19 ditou novos hábitos para toda a sociedade. Dentre eles, o trabalho remoto, diminuição de cargas horárias e, infelizmente, muitos desligamentos também. Hoje, com o avançar da vacinação da população, muitas empresas têm montado novos planos e organizado a retomada das atividades presenciais.

No entanto, é preciso analisar alguns pontos importantes para assegurar um retorno seguro e produtivo. Além disso, os funcionários também precisam se sentir à vontade e saber que a emprese se preocupou em garantir seu bem-estar.

Por isso, o departamento de recursos humanos e os estabelecimentos comerciais precisam planejar de forma minuciosa todos os detalhes e seguir todas as recomendações para que a retomada das atividades presenciais seja eficiente. Além disso, colocar o colaborador como protagonista deste cenário vem sendo uma das transformações mais significativas deste momento, como destaca Melissa Machado de Moraes em “Os Impactos da Pandemia para o Trabalhador e suas Relações com o Trabalho” (Artmed Editora):

“A participação efetiva dos trabalhadores nos processos de tomada de decisão referentes ao desenho e à implementação do trabalho remoto e do teletrabalho convocando-os para o protagonismo que os habilite na geração de soluções inovadoras neste cenário crítico e a instauração de um acervo de possibilidades de regulação/gestão, aparelhando-os para os desafios postos pela diversidade e a novidade que a pandemia instaurou”.

Como saber se é hora de organizar a retomada das atividades presenciais?

Um dos pontos mais importantes neste momento é se atentar às regras da fiscalização vigentes no seu município. No caso da cidade de São Paulo, os documentos e diretrizes técnicas podem ser consultados dentro do portal. Além disso, você também pode conferir outras dicas e informações em sites de confiança. Por isso, fique alerta com as notícias falsas.

Mais do que isso, é possível criar uma rotina de higienização constante no ambiente de trabalho para garantir a retomada das atividades presenciais de forma segura. Logo, pode-se fazer inspeções diárias para evitar falhas neste protocolo, bem como disponibilizar produtos que aumentem a proteção sanitária.

Saúde dos Trabalhadores em 2023

Algumas empresas também já começaram a mapear o número de funcionários vacinados. Mas, fique atento: este índice é muito relativo. Analise-o conforme o seu quadro de colaboradores. Para isso, a equipe de recursos humanos pode solicitar o comprovante (carteirinha) de vacinação contra o coronavírus e traçar esta porcentagem.

Atrelada a este passo importante está a possibilidade de entender a necessidade do seu time. Planejar a retomada das atividades presenciais tem muito a ver com a segurança em estar fora de casa. Pontos como o trajeto percorrido, uso de transporte público, convívio com pessoas do grupo de risco e até mesmo estar com a vacinação em dia faz a diferença.

Treinamentos são bem-vindos

Por fim e muito eficiente para completar este ciclo vem o treinamento e conscientização de todos. Ou seja, assimile se sua empresa está apta para receber as pessoas seguindo as normas sanitárias. Ventilação, rodízio de funcionários, mapeamento de grupos de risco e muitos outros aspectos precisam ser considerados. Afinal, o processo de retomada das atividades presenciais seguro é algo que depende do esforço e comprometimento de cada indivíduo. Desta forma, para evitar a contaminação, não economize na comunicação!

Para ficar por dentro de outras novidades e dicas para o seu negócio, acompanhe o blog VR.

Gostou do artigo?
Cadastre-se e receba nossos conteúdos!