Ferramentas e métricas são fundamentais para analisar o sucesso de um negócio. Mais que identificar os pontos positivos e negativos da empresa em determinado período, os dados são importantes para o planejamento. Um dos indicadores de vendas mais utilizados no mercado é o ticket médio.
O ticket médio de venda pode ser aplicado em qualquer empresa. O cálculo da média de cada venda ajuda a entender os clientes e o tipo de serviço procurado. Principalmente, no ramo de alimentação e refeição, o ticket médio é uma métrica muito confiável nas análises.
Quer saber o que é ticket médio e como calculá-lo? A VR preparou um texto para tirar todas as suas dúvidas! Também vamos explicar o valor do ticket para cada região do Brasil e a importância para os negócios.
O que é ticket médio?
O ticket médio é o valor médio de vendas de um negócio em um determinado período. Dessa maneira, o indicativo revela quanto os clientes gastam em média por compra. No mundo do Marketing, o ticket médio é um indicador-chave de desempenho (KPI).
Fazer o cálculo do valor todo mês auxilia na análise do que está funcionando no negócio para elaborar um planejamento estratégico. O indicativo também é muito usado para demonstrar o potencial do negócio para possíveis investidores e parceiros.
Na maioria das vezes, o ticket é calculado em relação ao total de vendas. Porém, pode haver recortes de análise, como o valor médio de um produto ou de uma campanha especial em determinado período.
Como calcular o ticket médio?
Agora que você entendeu o que é o conceito, resta uma questão: como calcular o ticket médio? Por incrível que pareça, esse cálculo é muito simples e traz ganhos enormes para os negócios.
Para chegar ao valor, é preciso identificar o faturamento total e o número de vendas em um período determinado de análise. Dessa forma, extrai-se a média dividindo o faturamento pelo número de pedidos:
- Ticket médio: faturamento total / número de vendas
Muito simples, não é mesmo? Para exemplificar, vamos supor que você possui um restaurante que faturou R$ 45 mil com 1.500 vendas no mês. Nesse caso, para chegar ao ticket médio, o cálculo será o seguinte:
- Ticket médio: 45.000 / 1.500
- Ticket médio: R$ 30,00
Você pode comparar esse dado com os meses anteriores e posteriores para identificar temporadas em que o ticket é maior ou menor, analisar se há evolução no tempo e comparar o aumento do preço dos insumos e dos processos no período. Assim, você tem um panorama de suas vendas.
Ticket médio de refeição nas regiões do Brasil
Uma das análises mais aplicadas de ticket médio é por região e cidades. Sabendo do valor médio de determinado produto, tipo de estabelecimento ou serviço de uma área, é possível ter uma base de comparação para seu próprio negócio.
Como dissemos, o setor de alimentos e refeições beneficia-se demais desse cálculo, tanto para os estabelecimentos, quanto para as empresas que oferecem vale-alimentação e refeição aos funcionários. Sabendo do ticket da região, pode-se fazer uma estimativa do custo de refeição por colaborador.
A Associação Brasileira de Serviços de Benefícios ao Trabalhador fez um levantamento do valor que os funcionários pagam em refeições para cada região do Brasil. A pesquisa cobre até a média de opções, como à la carte e comercial, das cidades analisadas. Configura o valor médio de cada parte abaixo.
- Centro-Oeste: R$ 34,20;
- Nordeste: R$ 40,28;
- Norte: R$ 36,14;
- Sudeste: R$ 42,83;
- Sul: R$ 36,97.
Esses valores funcionam para dar uma ideia geral dos gastos de clientes utilizando vale-refeição, como o VR Refeição, no Brasil. Porém, para ter mais eficiência em seu negócio, é necessário procurar o ticket médio por cliente de cada cidade e até de cada bairro.
Como aumentar o ticket médio?
Já calculou o ticket médio de sua empresa e comparou com o da cidade? O próximo passo é saber como aumentar o valor. Algumas estratégias simples podem mudar suas vendas. Confira!
Combos e brindes
Uma das formas de aumentar o ticket é persuadir o cliente a consumidor ou comprar mais de um item em conjunto, com a justificativa do custo-benefício. Um bom exemplo são lanchonetes que combinam sanduíche e bebida com desconto.
Fidelização do cliente
Quando os clientes confiam nas empresas, a taxa de retorno é maior, assim como a possibilidade de venda de outros produtos. Ainda mais hoje, na era das redes sociais, estabelecer um bom canal com o cliente e desenvolver estratégias de marketing é fundamental para o aumento do valor médio.
Treinamento de vendedores
Bons vendedores transformam um potencial consumidor em um cliente e oferecem soluções para outras demandas pessoais. É preciso treinamento para entender os gatilhos mentais, como lidar com diferentes personalidades e comunicar-se com clientes no pós-compra.
A VR é a melhor opção para sua empresa
A VR sabe da importância do ticket médio para os negócios. Isso porque somos uma empresa pioneira no oferecimento de benefícios para o trabalhador brasileiro. Há mais de quatro décadas no mercado, criamos uma rede para nossos cartões serem aceitos em todo Brasil.
Os nossos cartões corporativos, como o VR Alimentação e o VR Transporte, oferecem facilidades para o empregador e para os funcionários. Contamos com plataformas em que a empresa confere todas as movimentações. Já os funcionários possuem um aplicativo, em que acessam todas as informações do benefício.
Então, por que não conhecer o VR Refeição e implementá-lo em seu negócio para os funcionários ou como mais uma opção de compra para clientes? Nossos serviços sempre prezam pela segurança, pela inovação e pela acessibilidade.