Os benefícios oferecidos por uma empresa para os candidatos funcionam, cada vez mais, como um diferencial para atrair e reter talentos. Pelo menos é isso que mostra a pesquisa “Benefícios 2023”, conduzida pela consultoria Robert Half em agosto de 2023.
O estudo revelou que os dez tipos de benefícios mais valorizados pelos colaboradores são: assistência médica, vale-refeição, vale-alimentação, assistência odontológica, previdência privada, estacionamento, auxílio-estudo, notebook, auxílio combustível e carro para uso profissional e também particular.
Ficaram no passado preferências como plano de carreira, estabilidade e salários. Depois da pandemia, cresceu o interesse, por exemplo, por benefícios como home office, jornada flexível e programas de assistência que buscam o equilíbrio físico, mental e o bem-estar do colaborador.
Portanto, empresas que têm a preocupação genuína com os colaboradores conseguem fortalecer vínculos, melhorando o engajamento entre as equipes e com a empresa. Um salário competitivo não é mais um diferencial nem um atrativo tão poderoso para os talentos. Oferecer bons benefícios é capaz de atrair e reter profissionais muito mais dedicados e mais comprometidos com os propósitos da empresa. Confira neste conteúdo.
O que são os benefícios corporativos?
Benefícios corporativos são diferenciais oferecidos pelas empresas para atrair e reter talentos. Por exemplo: uma boa remuneração e um ambiente corporativo saudável são importantes não apenas para manter um bom clima entre os colaboradores, mas também para chamar a atenção de candidatos em processos seletivos na empresa. Além desses, existem outros como plano de saúde, vale-refeição, seguro de vida, auxílio-creche, por exemplo.
Embora possam variar de uma empresa para outra, o objetivo dos tipos de benefícios é proporcionar mais qualidade de vida para os colaboradores – dentro e fora da empresa. Por isso, é cada vez mais comum que sejam oferecidos benefícios corporativos que ajudam a manter a saúde física, emocional e mental dos colaboradores.
O propósito de preservar a saúde do colaborador tornou-se mais comum depois da pandemia. É que após a Covid-19 muitas pessoas tiveram sintomas de ansiedade e depressão agravados, por exemplo. Outros, com problemas para administrar o tempo, sobretudo com a fusão entre vida pessoal e profissional, ainda desenvolvem o Burnout – o que causa afastamento das atividades profissionais e gera prejuízos para o colaborador e a empresa. Portanto, prevenir torna-se mais barato.
Quais os principais benefícios oferecidos pelas empresas?
Os benefícios corporativos podem ser divididos em: obrigatórios e os flexíveis. Entre os primeiros, determinados pela CLT, estão: férias remuneradas, 13º salário, repouso semanal remunerado, licença-maternidade e paternidade, além de vale-transporte.
Já os opcionais ou flexíveis não são determinados por lei e visam oferecer mais comodidade ao trabalhador. Alguns deles são: previdência privada, seguro de vida, horário flexível, home office e programas de desenvolvimento profissional – só para citar alguns.
Esses tipos de benefícios variam de uma organização para outra porque dependem das políticas de Recursos Humanos adotadas e podem ser ajustados de acordo com as necessidades e o perfil dos colaboradores que desejam atrair e reter.
Conheça 8 exemplos de benefícios criativos para funcionários
Além dos benefícios corporativos tradicionais e dos flexíveis, existem os chamados “benefícios criativos” – aqueles que esbanjam inovação por parte das empresas e representam um diferencial importante no mercado. Alguns exemplos são:
- Trabalho flexível ou remoto – na pandemia, pela necessidade de isolamento, as empresas tiveram que adotar esses sistemas de trabalho. Após o período de isolamento, muitas deixaram os colaborad
- ores trabalharem em suas casas. O resultado foi o ganho em produtividade e a redução de custos fixos com grandes estruturas físicas.
- Pagamento de bolsas de estudo ou treinamentos – é cada vez mais comum oferecer como benefício bolsas de estudo para ou descontos para participação em treinamentos e seminários visando o aperfeiçoamento profissional do colaborador.
- Folga no dia de aniversário – conhecido como “day off” é um diferencial oferecido por empresas que querem que o seu colaborador aproveite o dia do aniversário fazendo o que ele quiser em benefício próprio.
- Programas como ginástica laboral, yoga ou meditação no trabalho, vale-cultura – o objetivo aqui é desestressar o trabalhador, fazendo com que olhe com mais cuidado para a sua saúde física e mental. E, claro, que se movimente para reduzir problemas com atividades que exigem esforço repetitivo.
- Salas para desestressar, com jogos, e alimentos frescos, como frutas – são dois benefícios mais novos e adotados por empresas que têm preocupação genuína com a saúde dos colaboradores.
- Permissão para levar pets para o escritório – pets são vistos atualmente como membros da família. Portanto, muitas empresas enxergam as vantagens de ter o pet perto do seu tutor. Pesquisas mostram que o contato com animais desestressa as pessoas e o ambiente, além de reduzir a pressão arterial dos tutores.
- Incentivo para adotar hábitos mais sustentáveis, como uso de bikes para ir ao trabalho ou transporte público – empresas mais jovens, especialmente, estimulam a prática de exercícios físicos e a adoção de hábitos mais sustentáveis. Além de se preocupar com a reciclagem e a destinação do lixo, instigam os colaboradores a optarem por meios de locomoção menos poluentes.
Esses são apenas alguns exemplos que mostram como as empresas podem ser mais inovadoras, saindo dos benefícios corporativos mais óbvios e criando outros realmente capazes de atrair profissionais mais preocupados com o bem-estar e a saúde do que efetivamente apenas com salários. Este conteúdo foi útil para você? Então, não deixe de conferir mais dicas importantes no blog da VR. Veja aqui.