btn
Saiba o que é dayoff
Saiba o que é dayoff
fade

Saiba o que é day off e como implantar na sua empresa

Você já deve ter ouvido a expressão em inglês “Day off”. Na tradução literal, significa dia de folga, dia livre ou de descanso. Em geral, é um dia que a empresa concede ao colaborador como folga para descansar, relaxar ou simplesmente aproveitar da forma que quiser. 

Esse dia de folga é programado com antecedência e faz parte da política de benefícios das empresas. Além de ser remunerada, essa folga costuma ser oferecida no aniversário do colaborador como parte da estratégia para engajar e motivar os funcionários. 

Mas há casos em que é oferecida como um benefício adicional se uma meta for cumprida, por exemplo, ou se a equipe de vendas conquistar novos clientes e negócios. Outra situação em que o day off é muito usado é quando for preciso tirar o banco de horas. 

Após a pandemia, os talentos passaram a valorizar ainda mais um bom pacote de benefícios mais até do que apenas o salário. Isso exigiu do RH mais investimento em gestão de pessoas. Por isso, é cada vez maior o número de empresas que ampliam esses benefícios, oferecendo jornadas flexíveis e dando flexibilidade no trabalho.

Neste conteúdo, você vai entender como o day off pode ser um fator importante para motivar equipes. Confira:

Sumário

Saúde dos Trabalhadores em 2023
  • O que é o day off?
  • O day off como folga no dia do aniversário
  • Conheça os benefícios do day off nas empresas

O que é o day off?

A ideia de tirar dias de folga ou de descanso é bem antiga e foi praticada por várias sociedades ao longo do tempo. Mais recentemente, os movimentos sindicais que lutavam pelos direitos trabalhistas nos séculos XIX e XX ajudaram a dar força a uma política de benefícios mais ampla. 

Aliás, esses movimentos desempenharam importante papel na conquista de direitos trabalhistas, como horas de trabalho mais curtas, dias de folga e até melhores condições de trabalho. Atualmente, o Day Off é oferecido como um benefício adicional para o colaborador como uma evolução da política de benefícios adotada pelas empresas. 

Essa tendência se fortaleceu no pós-pandemia. Ao ponto de a maioria das empresas que adotam o Day Off no aniversário reconhecerem a data como um dia especial que deve ser aproveitado pelo colaborador da forma que achar mais conveniente. 

Os gestores de RH estimulam esse benefício porque sabem que geram mais satisfação e envolvimento no trabalho, aumentando também a produtividade. Além disso, esse é um benefício reconhecido pelas gerações Y (nascidos entre 1982 e 1994 e que são considerados nativos digitais) e Z (nascidos entre 1995 e 2010), que têm relação diferente com o trabalho. 

O day off como folga no dia do aniversário

De acordo com uma pesquisa feita pela consultoria Mercer Marsh Benefícios, 52% das empresas com faturamento acima de R$1 bilhão já oferecem benefícios corporativos como plano de saúde, Day Off, apoio psicológico, auxílio-academia, entre outros. Existem até as que vão mais além e oferecem o Power nap (cochilo ou siesta de 10 a 30 minutos durante o expediente). 

Outra pesquisa, desta vez do Great Place to Work, guia das melhores empresas para se trabalhar no mundo, revelou que o day off foi apontado pelos entrevistados como um benefício diferenciado oferecido pelas empresas.

Para implementar o Day Off no aniversário dos colaboradores, os gestores de Recursos Humanos devem definir as regras antecipadamente e divulgá-las na empresa. É muito importante que essa política possa ser aproveitada por todos, exceto pelo colaborador com pouco tempo de casa ou quando o funcionário tem muitos atrasos e faltas sem justificativa.

Na implantação do Day Off, outros pontos devem ser considerados, como: em que momento a folga deve ser dada (se no dia do aniversário ou em outra data), com quanto tempo o colaborador deve informar que deseja tirar seu dia livre, avaliar atrasos e faltas para conceder o benefício e definir se o colaborador pode deixar tarefas pendentes antes de tirar seu dia livre.

O ideal é alinhar esses pontos com a direção da empresa e divulgar para as equipes para que possam se organizar e, quando possível, até opinar para estimular melhorias nesse sistema. 

Conheça os benefícios do day off nas empresas

De forma bem prática, as empresas costumam oferecer o Day Off como uma estratégia para melhorar o clima interno, mostrando que  cada colaborador é uma peça fundamental para a equipe e a empresa. 

Esse cuidado faz com que o funcionário se sinta integrado, pois sente seu valor reconhecido ao ser presenteado com o Day Off. Essa ação, assim como outras que fazem parte do pacote de benefícios, estimulam as pessoas a se engajarem mais, a se integrarem ao trabalho e ficam mais motivadas. Essa satisfação gera:

  • Bem-estar e satisfação no trabalho;
  • Colaboradores mais produtivos, que faltam menos;
  • Mais qualidade de vida, com momentos únicos vividos em família;
  • Retenção de talentos e melhores resultados para a empresa.

Como visto, a implantação do Day Off deve fazer parte de uma estratégia mais ampla de atração e retenção de talentos, fazendo parte do chamado salário emocional (quando a empresa oferece, entre outros itens, bom ambiente interno, reconhecimento de talentos, treinamentos focados em motivação e desenvolvimento e uma comunicação objetiva, sem ruídos). 

Depois que a Organização Mundial de Saúde (OMS) estabeleceu o burnout como uma doença associada ao trabalho exaustivo e as pessoas começaram a adoecer por conta disso, as empresas passaram a valorizar ainda mais o bem-estar de seus colaboradores. E o Day Off entra na lista dos benefícios oferecidos. Este conteúdo foi útil e ajudou a entender a importância de cuidar do bem-estar dos colaboradores?

Então, busque mais dicas no blog da VR. Confira aqui.

Gostou do artigo?
Cadastre-se e receba nossos conteúdos!