Chatgpt na área de Recursos Humanos?
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Como usar o chatgpt na área de Recursos Humanos?

Sabemos o quanto a tecnologia tem otimizado o dia a dia das pessoas, tornando as tarefas mais simples e rápidas. O chatgpt é uma ferramenta criada para facilitar a execução de várias atividades e fornecer respostas para as dúvidas apresentadas.

É simples entender como isso acontece. Na verdade, o chatgpt, ao ser desenvolvido, recebeu uma quantidade expressiva de informações de sites, livros, teses, artigos, enciclopédias e outros meios de informação.

Então, sempre que um usuário escreve uma dúvida ou faz uma pergunta ao chatgpt, a ferramenta faz busca nas informações armazenadas e na internet, consolidando uma resposta por texto.

Na área de Recursos Humanos, o chatgpt ajuda a resolver principalmente dúvidas do dia a dia de forma simples, fornecendo respostas sobre férias, bônus, treinamento e até sobre recrutamento e seleção, como veremos a seguir.

Sumário

  • Como usar o chatgpt no dia a dia do RH?
  • O que é o chatgpt?
  • Entenda as funcionalidades do chatgpt para RH
  • Conheça mais aplicações do chatgpt no RH

Como usar o chatgpt no dia a dia do RH?

Existem pelo menos três atividades do dia a dia na área de Recursos Humanos nas quais o chatgpt pode representar uma economia significativa de tempo e de recursos. São elas: Esclarecer dúvidas – existem informações básicas sobre rendimentos, salários, bônus, férias, políticas da empresa, carteira digital, entre outras, que são tema frequente entre as dúvidas dos colaboradores. Nesse caso, o chatgpt ajuda a esclarecer essas questões. É importante destacar que o gestor de RH deve prestar atenção para ver se as respostas estão de acordo com a legislação e com as diretrizes da empresa.

Como usar o chatgpt na área de Recursos Humanos?

Treinamento e dar feedback – outro uso comum do chatgpt no dia a dia do RH é a parte de treinamento e desenvolvimento. O chatgpt pode fornecer informações sobre treinamento e até dar feedback para o colaborador, ajudando-o a melhorar determinado aspecto ou habilidade. Pode fazer isso ajudando a desenvolver uma linguagem mais próxima, mais assertiva e personalizada – o que cria ainda mais proximidade entre colaborador e a empresa.

Seleção de profissionais – o chatgpt pode ajudar o gestor de RH a desenvolver um modelo que ajude a selecionar de forma mais rápida e eficiente os candidatos que preencham os requisitos desejados para uma determinada vaga. E pode ajudar a driblar alguns dos desafios mais comuns do RH.

O que é o chatgpt?

É uma ferramenta, como vimos, de Inteligência Artificial (IA) que acumula informações por meio do sistema machine learning (aprendizado de máquina). Na prática, significa que a IA aprende automaticamente por meio da avaliação de dados e reconhecimento de padrões, sempre com o objetivo de melhorar as respostas.

Foi criado por um laboratório de IA chamado OpenAI, com sede nos Estados Unidos. Trata-se de um acrônimo de “Generative Pre-Trained Transformer”. A ferramenta está alicerçada em uma rede neural (método que ensina a processar dados como a mente humana faz) chamada Transformer, que foi desenvolvida para lidar apenas com textos.

Especialistas e usuários afirmam que a ferramenta, além de responder com precisão, cumpre tarefas com excelência, algumas melhor até do que os seres humanos. É justamente esse ponto que tem gerado tanta polêmica.

Entenda as funcionalidades do chatgpt para RH

Testes realizados nos Estados Unidos revelaram que o chatgpt apresentou respostas tão completas que poderiam ser admitidas para ingresso em um MBA, por exemplo. A ferramenta faz contas, traduz textos, faz resumos de textos complexos e até dá conselhos.

Foi basicamente isso que estimulou a comunidade científica a pedir aos laboratórios de IA que reduzissem as pesquisas pelo menos por seis meses para que os especialistas pudessem realmente avaliar os riscos e benefícios da IA para todos.

Mesmo assim, é essencial que o gestor de RH garanta a privacidade dos colaboradores que vão usar o chatgpt, evitando que a ferramenta tenha acesso a informações pessoais sensíveis que transgridam a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) ou mesmo a política de compliance da empresa.

É importante definir os conteúdos (perguntas e respostas) que serão usados pelo chatgpt para evitar materiais inadequados, confusão de termos, erros de concordância ou grafia. Por isso, todo o material inserido pela empresa precisa ser revisado com frequência. O chatgpt para RH é uma referência, é verdade, mas os gestores devem ficar atentos para que não afaste as pessoas, valorizando apenas a relação homem x máquina. Para usá-lo, é necessário criar uma conta no site da OpenAI, a empresa que o desenvolveu. Quando acessar a plataforma, o usuário vê um campo para digitar o que deseja, como se estivesse conversando em tempo real. 

Como usar o chatgpt na área de Recursos Humanos?

Conheça mais aplicações do chatgpt no RH

Existem algumas funcionalidades naturais ao chatgpt que também podem ajudar a área de RH na criação de conteúdos, como:

Tradução – pense na possibilidade de traduzir materiais complexos de forma fácil, sem perder conteúdo. O chatgpt pode ajudar especialmente colaboradores que não dominem um determinado idioma, mas que precisam acessar fontes de pesquisa ou mesmo referências em outros idiomas.

Desenvolver narrativas – muitos gestores de RH gostam de criar conteúdos diferenciados para transmitir as informações das empresas, como peças, quadrinhos ou mesmo esquetes de rádio. O chatgpt tem capacidade de desenvolver narrativas únicas com base nas informações recebidas – e isso sem copiar qualquer conteúdo.

Criar tags – esta é outra habilidade do chatgpt que ajuda criadores de conteúdo. Como as áreas de RH mantêm ativas as contas das empresas nas redes sociais, a ferramenta pode ajudar a criar legendas interessantes e tags que estimulem o engajamento.


É claro que, mesmo essas aplicações sempre devem ser supervisionadas pelos gestores de RH para garantir que seguem as diretrizes da empresa e serão atualizadas, uma vez que a ferramenta foi abastecida com dados até 2021.

Como vimos, as opções de uso são infinitas. Imagine, por exemplo, ter insights (ideias) com ajuda da ferramenta para criar campanhas de vendas ou de endomarketing que motivem os colaboradores? Tudo depende basicamente da curiosidade e do tempo do gestor para explorar todas as funcionalidades do chatgpt.

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