Como precificar produtos
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Compreenda de vez como funciona a precificação de produtos

A precificação de produtos é uma atividade comercial imprescindível para o desempenho e sucesso de um negócio no mercado. Afinal, envolve diretamente aspectos relacionados à competitividade, ao volume de vendas e à lucratividade.

Um processo de definição de preços inteligente e estratégico é o ponto de partida para aumentar o faturamento e o posicionamento da marca, além de oferecer condições atrativas e assegurar a sobrevivência e o crescimento da empresa.

Pensando nessa importante tarefa e nas dúvidas que sempre surgem sobre ela, trouxemos informações relevantes neste post! Continue lendo e saiba o que é a precificação de produtos, qual a importância e o que considerar para fazer!

O que é a precificação de produtos? 

É o processo de definição de preços para todos os itens comercializados, seja em ambiente físico ou virtual. Trata-se de um cálculo que considera diferentes fatores mercadológicos, financeiros e comerciais para determinar o valor de cada mercadoria.

Diante disso, o processo de precificação acontece não apenas pelas tendências de mercado, mas tem como pilares os seguintes fatores:

  • Custos relacionados ao negócio;
  • Valor de compra dos produtos;
  • Padrões de mercado;
  • Análise de concorrência;
  • Análise do público-alvo;
  • Margem de lucro esperada.

Embora pareça uma decisão simples, a precificação de produtos exige muita atenção e um olhar atento ao mercado, que sempre passa por oscilações. Por isso, a formação dos preços deve ser uma das prioridades para garantir a sustentação do negócio.

Qual é a importância da precificação correta?

Estipular valores para os produtos com base na intuição ou apenas comparando com o que os concorrentes praticam é um erro grave. Essa atitude causa consequências devastadoras e situações insustentáveis, colocando a sobrevivência do negócio em risco.

Nesse contexto, conhecer o processo de precificação e adotar métodos eficientes para reduzir custos e chegar a valores adequados são imprescindíveis. A garantia de que a empresa terá um equilíbrio financeiro, evita prejuízos e o risco de perder clientes por preços elevados ou muito baixos.

Além disso, a correta definição de preços, de forma coerente com os custos e a margem de lucro, contribui para oferecer valor agregado ao consumidor. Esse é um fator essencial para estabelecer estratégias de marketing eficazes e despertar o interesse do público-alvo.

Portanto, a precificação de produtos é extremamente importante para alinhar as estratégias comerciais e enfrentar a concorrência de uma maneira promissora. É o que irá gerar oportunidades para aplicar descontos e diferenciais sem comprometer a lucratividade.

O que influencia no preço?

Antes de entender como funciona o processo de formação de preços, é importante saber que alguns aspectos têm influência direta na atividade. Consiste em variáveis que devem ser analisadas criteriosamente, a fim de ter uma boa política de precificação.

Dessa forma, os principais fatores que você precisa ter em mente são os seguintes:

  • Impostos;
  • Custos de produção ou compra;
  • Custo do frete;
  • Mão de obra;
  • Valor praticado no mercado.

Todos esses fatores podem variar de acordo com o modelo de negócio, nicho e porte da empresa. Por essa razão, é indispensável adotar uma abordagem individualizada, para estabelecer valores que atendam às expectativas do cliente e do empreendedor.

Como planejar?

Como planejar e calcular preço de produtos

Uma política de precificação de produtos bem definida é a base para o desenvolvimento de diversas outras estratégias. Além dos lucros, as vendas são responsáveis por gerar recursos para arcar com os compromissos e investir no crescimento do negócio.

Para isso, algumas medidas são consideradas primordiais para a formação inteligente dos preços das mercadorias. São pilares para auxiliar os empreendedores a encontrar o equilíbrio e chegar a valores atrativos aos clientes e que suprem as demandas internas.

Veja a seguir quais são os passos essenciais para desenvolver um bom processo de precificação de produtos no seu negócio!

Calcule o preço por unidade

Para começar, você precisa levar em conta qual é o valor investido para comprar ou confeccionar o produto que será comercializado. Considere todos os gastos envolvidos, como frete, matéria-prima e insumos, pois são informações cruciais para formar o preço das mercadorias.

Considere as despesas

Todo negócio conta com custos fixos e variáveis, que também precisam ser analisados no processo de precificação de produtos. É importante que os dados sobre as despesas estejam claros no momento da precificação, a fim de identificar o equilíbrio.

A gestão e controle das despesas são imprescindíveis, pois, se ignoradas, mesmo com o aumento das vendas é possível ter prejuízos. Desse modo, o valor precisa ser suficiente para arcar com esses custos e ainda gerar um lucro líquido satisfatório.

Defina uma margem de lucro

O propósito de toda empresa é gerar lucros, por isso, as vendas devem ir além de apenas cobrir os custos fixos e variáveis. Sendo assim, é importante definir uma margem de lucro para formar preços de forma estratégica e que atendam às metas.

No entanto, é fundamental lembrar que os preços muito altos acabam afastando os consumidores, enquanto os baixos demais causam prejuízos no caixa. Portanto, estabeleça uma margem realista e valores competitivos para os seus produtos.

Estude o mercado

O fator mercadológico é um dos principais pontos que você precisa analisar durante a formação dos preços dos produtos. Afinal, o valor praticado no seu negócio deve ser compatível com o mercado e com o que é encontrado nos seus concorrentes.

Lembre-se de buscar dados e acompanhar o mercado de perto, inclusive em relação às tendências, inovações e aspectos econômicos. Essa análise permite identificar oportunidades, aproveitar períodos sazonais e se destacar no seu nicho de atuação.

Por que é importante aceitar benefícios?

Os benefícios oferecidos pelas empresas aos seus trabalhadores, como o vale-alimentação e o vale-refeição, são uma das formas de pagamento mais praticadas no mercado. Isso significa que aceitá-los no seu estabelecimento contribui para elevar e fidelizar as suas vendas.

Nesse contexto, os benefícios são aliados para otimizar o processo de compra e diversificar os meios de pagamento para os consumidores. É um fator que faz a diferença e pode contribuir para melhorar a fidelização de clientes.

Em outras palavras, aceitar benefícios é uma estratégia que favorece o aumento da margem de lucro do estabelecimento. Há diversas vantagens nessa prática, principalmente as melhores possibilidades para investir no crescimento sustentável e no sucesso do negócio.

O processo de precificação é algo primordial para o planejamento estratégico, estratégias de rendimento e crescimento do empreendimento. Dedicar-se a desenvolver uma boa política de formação de preços possibilita elevar o potencial competitivo, especialmente de médio a longo prazo.

Como se pode notar, a precificação de produtos deve acontecer com base em dados e estudos para chegar a valores atrativos e que gerem lucros. Portanto, agora que você viu o que o que considerar, é o momento para rever os seus processos e ter um negócio competitivo.

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