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Relação bem-estar e benefícios no trabalho
Relação bem-estar e benefícios no trabalho
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Entenda a relação entre bem-estar no trabalho e benefícios

Nos últimos anos, falar sobre qualidade de vida tem se tornado mais comum. Mas como alcançar o bem estar no trabalho e, assim, obter mais motivação e ter melhores resultados no seu dia a dia?

Após a pandemia de covid-19, muito tem mudado nos modelos de trabalho. O trabalho remoto, bem como o modelo híbrido, passaram a ser mais comuns e bem aceitos nas empresas. Mas o bem-estar no trabalho não depende exclusivamente deste fator. Benefícios, salários competitivos e cultura empresarial positiva são importantes aspectos que devem ser levados em consideração.  

O que é preciso analisar para garantir aumento nos lucros, redução de rotatividade e uma gestão eficiente de problemas, além de integrar o seu time com respeito e empatia? Prossiga com a leitura deste artigo para conferir:

  • O que é bem-estar;
  • Qual é a importância de qualidade de vida no ambiente de trabalho;
  • Como implementar saúde e bem-estar no trabalho.

O que é bem-estar?

O bem-estar nada mais é do que um estado de satisfação plena, que gera mais segurança e tranquilidade, aprimorando nossa saúde emocional e física.

Quando entendemos que amar o que fazemos não é o suficiente para ter mais felicidade em nossa profissão ou nas atividades que realizamos, é possível perceber a importância de trabalhar em um ambiente que valorize o respeito, a ética, a gentileza e a transparência com a equipe.

Qual é a importância da qualidade de vida no ambiente de trabalho?

A saúde, o bem-estar e a qualidade de vida são fundamentais em qualquer aspecto de nossas vivências e, por passarmos um tempo considerável da vida trabalhando, esses valores se tornam ainda mais relevantes no ambiente de trabalho. 

Saúde dos Trabalhadores em 2023

Assim, o bem-estar no trabalho não deve ser apenas uma meta, mas precisa estar implementado à cultura organizacional da empresa, a fim de proporcionar os seguintes benefícios:

  • melhorias na relação entre trabalhadores e gestores;
  • clima saudável no ambiente de trabalho;
  • sentimento de pertencimento na empresa;
  • equilíbrio entre mente, corpo e emocional das pessoas;
  • redução de faltas dos trabalhadores;
  • aumento da produtividade e do engajamento nas atividades;
  • alcance das metas almejadas com mais facilidade;
  • retenção de talentos e redução de turnover;
  • diminuição de acidentes de trabalho.

Como implementar saúde e bem-estar no trabalho?

Ao manter a motivação dos trabalhadores, fortalecendo o bem-estar no trabalho, e impulsionar o engajamento da equipe, a empresa também tende a obter mais sucesso no mercado. Para implementar esses valores, é preciso seguir alguns passos. Reunimos as principais dicas para ajudar você nesse processo. Confira a seguir!

1- Preze pela estrutura do ambiente

O ambiente de trabalho faz toda a diferença na rotina dos trabalhadores, então é fundamental oferecer uma ótima estrutura não apenas no local físico da empresa, mas também no modelo home office ou híbrido.

Para melhorar esse ponto, é indicado avaliar como está o cenário da estrutura atual, fazer pesquisa entre a concorrência e o seu time, e analisar o que pode ser melhorado, a fim de facilitar a realização das atividades e proporcionar mais conforto e segurança na estrutura interna da empresa

2-Adote a flexibilidade de horários

A flexibilidade de modelo de trabalho (remoto ou presencial) e de horários tem se tornado cada vez mais importante, ainda mais depois do período de pandemia de covid-19 quando a rotina passou por mudanças intensas e várias necessidades de adaptação.

A rigidez e o excesso de regras e burocracias nos processos geram muito desconforto e, em vez de ajudar no alcance das metas com mais agilidade, não ter flexibilidade desmotiva boa parte dos trabalhadores, ampliando as taxas de absenteísmo e turnover.

3-Incentive o cuidado com a saúde mental e física

Oferecer programas de incentivo para a saúde mental e física dos trabalhadores faz parte de uma cultura organizacional que preza pelo bem-estar no trabalho. Portanto, vale pensar em ações que motivem a prática de atividades físicas, a ida a terapeutas e a busca pela qualidade de vida dentro e fora do ambiente da empresa. Há algumas formas de fazer isso, entre elas:

  • Promover um momento de ginástica laboral pelo menos 2x por semana no ambiente presencial;
  • Investir em cadeiras ergonômicas e confortáveis;
  • Verificar se é preciso trocar mesas, mouses, teclados e apoio para pés;
  • Oferecer benefícios que contribuam para o aumento do bem-estar dos trabalhadores;
  • Ter momentos e espaços de descontração e pausas;
  • Humanizar as relações e valorizar momentos de respiro.
  • Incentivar o uso de apps que ajudam a promover uma alimentação saudável como o VR Nutrição 

4-Dê atenção ao clima organizacional

Não há nada pior do que sentir um clima de tensão no ar, ainda mais na hora de trabalhar, então vale se certificar do que pode ser feito para melhorar o clima organizacional, a fim de deixar os trabalhadores cada vez mais confortáveis e seguros.

Para aprimorar esse aspecto, é indicado fortalecer a cultura de feedback recorrente, praticando a escuta ativa, realizar pesquisas de clima e satisfação com a equipe, além de avaliar o andamento das atividades e analisar o que pode ser melhorado de acordo com os resultados obtidos.

5-Ofereça perspectiva de crescimento 

A sua empresa oferece um plano de carreira bem definido para que os trabalhadores consigam visualizar boas perspectivas a longo prazo? Entender o que é preciso fazer para continuar se desenvolvendo e obtendo um retorno mais satisfatório na vida profissional faz toda a diferença para estimular o bem-estar no trabalho.

6-Trabalhe a comunicação interna

Como tem sido a comunicação entre os trabalhadores e entre a equipe e a gestão? Apesar de o contato com os clientes ser essencial, é preciso atentar também para as informações internas, a fim de não comprometer o clima organizacional e a motivação das pessoas.

É preciso que a liderança elabore ações para melhorar a comunicação nos canais da empresa, alinhando os objetivos e os valores às necessidades e às preferências do time, para horizontalizar as informações, evitar desentendimentos e aumentar o engajamento no ambiente de trabalho. 

Invista em benefícios que atendam às necessidades da equipe

Oferecer benefícios à equipe é extremamente importante para quem deseja fortalecer o bem-estar no trabalho, então é importante ouvir os trabalhadores para entender o que eles precisam, o que deve ser revisado e o que pode contribuir para a saúde e a qualidade de vida deles, gerando benefícios positivos para toda a empresa.

Viu só como é possível aprimorar a relação entre bem-estar e benefícios no trabalho? Esperamos que nossas dicas tenham ajudado você a repensar como contribuir para fortalecer o conforto, a segurança e a saúde na cultura organizacional para você e os trabalhadores no dia a dia. Saiba mais sobre o que é gestão de benefícios e como implementá-la na sua empresa.

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