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Marketing de recrutamento: descubra técnicas para atrair talentos

O mercado de trabalho traça cada vez mais estratégias em busca da eficiência. Com a contratação de novos talentos, não é diferente: empresas adotam técnicas para encontrar o funcionário com o perfil ideal. Promover o marketing de recrutamento é um dos maiores meios para conquistar esse objetivo.

O recrutamento é um fundamento de qualquer empresa e uma das maiores responsabilidades do RH, desde atrair os profissionais qualificados, a partir do marketing, até o treinamento dos novos funcionários. Assim, é essencial escolher as técnicas certas!

Quer saber como utilizar o marketing para contratar talentos valiosos? A VR Benefícios preparou um texto completo para você conhecer as técnicas de recrutamento e a importância disso para sua empresa.

O que é marketing de recrutamento?

O marketing de recrutamento é o conjunto de estratégias para atrair funcionários que se encaixam ao perfil de cada vaga. Dessa maneira, os profissionais desenvolvem admiração pelos valores da empresa e nutrem o desejo de participar do negócio.

Muitas técnicas e teorias do marketing são utilizadas no processo de recrutamento, como o funil de vendas. Considerando a importância dos meios digitais na vida humana, ferramentas do marketing on-line são essenciais para engajar novos talentos.

Para realizar um processo de recrutamento preciso, os setores de Recursos Humanos e Marketing devem agir em conjunto, recebendo ajuda até de outras áreas, como o TI. As estratégias bem desenvolvidas fazem que candidatos procurem a empresa sem o anúncio da vaga.

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Como realizar o marketing de recrutamento

Como todas as campanhas de uma empresa, o marketing de recrutamento envolve muito planejamento. Assim, é preciso estabelecer previamente técnicas, ferramentas, canais de comunicação, público e orçamento.

Uma ferramenta muito importante para a estratégia de recrutamento é o funil de marketing. A teoria tem diversas aplicações, especialmente em vendas, mas pode ser pensada em qualquer categoria de conversão de visitantes.

O marketing de recrutamento visa atrair visitantes no topo do funil que possam se tornarem candidatos e potenciais talentos que conhecem a empresa. O próximo passo é chamar os indivíduos a uma ação, nesse caso, a candidatura e a entrevista.

Esse é apenas um dos modelos para utilizar o marketing na atração de profissionais qualificados. Tudo depende dos objetivos, do orçamento e das métricas da empresa. Uma mesma meta pode ser alcançada de diferentes maneiras.

Técnicas de marketing

O marketing para recrutar profissionais qualificados envolve diversas estratégias, ligadas principalmente ao meio digital. Separamos três técnicas para você entender as dimensões das campanhas de contratação.

Redes sociais

As redes sociais de uma empresa precisam ter uma voz bem consolidada e que dialogue com o público de maneira única! Essa é uma forma de atrair pessoas que se reconheçam com o perfil empresarial. Nas campanhas de recrutamento, a mesma voz desse ser utilizada para as chamadas para ação (CTA).

Página de vagas nos websites

Quando o potencial candidato acessa o website da empresa, provavelmente, ele já está engajado e quer saber mais informações, principalmente sobre as vagas disponíveis de trabalho. Assim, é essencial ter uma seção de vagas abertas e envio de currículos no site.

Employer branding

O employer branding é a reputação da empresa para o mercado, marcada principalmente pela divulgação da realização profissional dos funcionários e pelo bom ambiente de trabalho. Dessa maneira, os talentos são atraídos pela imagem que a marca projeta e, futuramente, buscam trabalhar para a companhia.

Importância do marketing de recrutamento

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Agora que você já descobriu as técnicas de recrutamento, entenda a importância do marketing para sua empresa. Você vai ver como atingir a eficiência nos processos é essencial para otimizar o orçamento e desenvolver um clima organizacional positivo.

Perfil perfeito

O marketing estratégico permite que as empresas atinjam o público-alvo e a persona ideal. Assim, ao estabelecer as características dos profissionais desejados, é possível criar campanhas digitais para atingir especificamente esse perfil, otimizando o tempo dos recrutadores.

Rotatividade baixa

Ao contratar profissionais que se identificam com os valores do negócio e querem evoluir a cultura corporativa, a empresa tem menos chances de turnover, isto é, uma taxa menor de rotatividade dos funcionários, produzindo grupos engajados e em harmonia no ambiente de trabalho.

Embaixadores da empresa

Quando as empresas conquistam e desenvolvem o sentimento de pertencimento, o colaborador também se torna um embaixador. A pessoa admira e divulga os valores e as ações da companhia, levando o conhecimento para outros públicos interessados.

A VR é a melhor escolha para seu negócio!

Viu só como o marketing de recrutamento é importante para o mercado de trabalho moderno? Atrair talentos é um dos maiores desafios das empresas, e oferecer benefícios corporativos é fundamental para conquistar essa meta.

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