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Marketing social: saiba o que é e qual seria a sua importância

O marketing social surgiu devido à importância do estabelecimento do valor de uma marca e aos impactos em termos sociais e socioambientais. Construir a imagem de uma empresa envolve diversos fatores, que vão desde a administração até aquilo em que os colaboradores e os fornecedores acreditam.

A implementação de metodologias que propaguem soluções sustentáveis está virando um requisito para as boas práticas das empresas. Quer conhecer mais sobre o conceito de marketing social? Venha com a VR Benefícios, que nós explicamos!

O que é marketing social?

Antes de entender o que é marketing social, é preciso diferenciá-lo do uso de causas sociais para beneficiar o marketing comercial de uma empresa. Nesse caso, não há profundidade na implementação das estratégias, sendo algo que o público desmascara rapidamente. É raso e sem preocupação com o impacto ambiental.

Já o marketing social segue pelo extremo oposto. As estratégias fazem parte do posicionamento da marca no mercado. A empresa se preocupa em passar credibilidade nas suas ações. Ela não só pode, como deve ser agente ao transformar a situação socioambiental.

Quando foi criado?

O conceito de marketing social foi desenvolvido por Philip Kotler e Gerald Zaltman, em 1970. Na época, eles perceberam que o marketing é muito mais do que vender e divulgar produtos ou serviços. Ele também é uma definição para defender causas sociais, incentivar comportamentos, propagar boas ações e propor reflexões.

De lá para cá, as empresas e as organizações vêm procurando meios de divulgar as suas ideias. Muitas vezes, elas se concretizam a partir de atitudes que promovem o bem-estar coletivo e transformam o olhar dos clientes e dos colaboradores quanto ao seu valor.

Por esse motivo, algumas campanhas institucionais, propagandas e ações internas implementadas não têm o intuito de gerar vendas. A verdadeira intenção desses exemplos de marketing social é divulgar os valores apoiados pela marca, as ações voluntárias beneficiadas e os programas de ajuda social criados por ela.

A importância do marketing social

O marketing social é uma excelente forma para as empresas que ainda estão construindo o seu posicionamento com os consumidores criarem vínculos com eles. Isso vai muito além do consumo, gera a confiança necessária com a marca.

Hoje em dia, o marketing social tem um papel fundamental na construção da relação entre as marcas e os consumidores. Eles procuram empresas para não só poderem confiar nos produtos ou nos serviços oferecidos, mas também para se engajar em relação a elas. Futuramente, eles virarão propagadores das ideias da empresa.

Exemplos de marketing social

Ficou em dúvida de como funciona esse conceito na prática? A VR Benefícios separou alguns tipos de marketing social que já foram implementados e que você, com certeza, já ouviu falar.

McDia Feliz

Um dos principais exemplos de marketing social é o que vemos anualmente no McDonalds com o McDia Feliz. Essa é uma das campanhas mais conhecidas e move multidões ao redor do Brasil. Para se ter uma ideia, ela já existe há 30 anos e arrecadou mais de 200 milhões de reais para o apoio à causa do câncer infantil.

O McDia Feliz consiste em, um dia por ano, reverter a arrecadação em cima das vendas do Big Mac ao apoio da causa do câncer infantil. A campanha é extremamente bem-sucedida e ganha cada vez mais força a cada ano que passa.

Visa Causas

O projeto Visa Causas é um dos mais bem-sucedidos no Brasil. Ele faz parte dos cartões com a bandeira Visa, possibilitando que os clientes escolham uma causa para apoiar. Tudo é feito por meio de uma plataforma de cadastro e pelo cartão de crédito.

Funciona da seguinte forma: a cada compra que o cliente fizer usando o cartão de crédito, a Visa fará uma doação para a causa desejada. Atualmente, são mais de 140 milhões de doações feitas pela empresa.

Como implementar o marketing social?

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Como pudemos ver, o marketing social no Brasil vem sendo implementado há bastante tempo. Porém, como em qualquer outro setor, é preciso começar estruturando o plano.

Pesquisas

O primeiro passo para estruturar o plano é fazer pesquisas com os colaboradores e, se possível, com os clientes finais. Dessa maneira, fica mais fácil entender seu comportamento, seu perfil e até mesmo gatilhos emocionais que podem gerar a identificação esperada.

Segmentação

Feito isso, é hora de segmentar o público-alvo, ou seja, quem você deseja atingir quando começar a trabalhar com o marketing social. Você pode traçar estratégias para melhorar a sua cultura organizacional e a conexão com seus colaboradores.

Também é possível pensar em estratégias que encantem o seu consumidor final, criando o senso de comunidade e orgulho em ver que ele é cliente de uma empresa que se importa com o coletivo, além de promover ações de incentivo.

Entenda sobre o mercado

Em seguida, é preciso ampliar o olhar e entender mais sobre o mercado. Tente saber quais são os possíveis resultados, as organizações ativas e quem desenvolve um trabalho sério e responsável. Essas são algumas considerações necessárias para começar a decidir qual será a causa do seu marketing social.

Plano de investimento

Com esses pontos decididos, é preciso fazer um plano de investimento: você vai fazer parceria com alguma ONG? Vai implantar um programa interno na sua empresa para abraçar funcionários e clientes externos? Vai dedicar algum dia da semana para que seu time possa trabalhar em ações sociais?

Se o seu orçamento estiver apertado e for preciso pensar em alternativas, o marketing filantrópico também pode ser uma boa opção. Nesse caso, é possível criar uma campanha que tenha conteúdo gerado a partir de doações.

Conheça o blog da VR Benefícios para mais dicas!

Gostou de saber mais sobre marketing social? O blog da VR é recheado de artigos sobre outras estratégias empresariais. Além disso, há diversas dicas sobre o mercado de trabalho, sobre ações para serem adotadas durante o dia a dia, como também recomendações para quem está à procura de um emprego.

Está em busca de um parceiro ao oferecer benefícios aos seus colaboradores? A VR disponibiliza os cartões de vale-refeição e vale-alimentação. Confira os detalhes de cada um deles e melhore, ainda mais, a qualidade de vida dos trabalhadores da sua empresa.

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