A precificação de produtos é uma atividade comercial imprescindível para o desempenho e sucesso de um negócio no mercado. Afinal, envolve diretamente aspectos relacionados à competitividade, ao volume de vendas e à lucratividade.
Um processo de definição de preços inteligente e estratégico é o ponto de partida para aumentar o faturamento e o posicionamento da marca, além de oferecer condições atrativas e assegurar a sobrevivência e o crescimento da empresa.
Pensando nessa importante tarefa e nas dúvidas que sempre surgem sobre ela, trouxemos informações relevantes neste post! Continue lendo e saiba o que é a precificação de produtos, qual a importância e o que considerar para fazer!
O que é a precificação de produtos?
É o processo de definição de preços para todos os itens comercializados, seja em ambiente físico ou virtual. Trata-se de um cálculo que considera diferentes fatores mercadológicos, financeiros e comerciais para determinar o valor de cada mercadoria.
Diante disso, o processo de precificação acontece não apenas pelas tendências de mercado, mas tem como pilares os seguintes fatores:
- Custos relacionados ao negócio;
- Valor de compra dos produtos;
- Padrões de mercado;
- Análise de concorrência;
- Análise do público-alvo;
- Margem de lucro esperada.
Embora pareça uma decisão simples, a precificação de produtos exige muita atenção e um olhar atento ao mercado, que sempre passa por oscilações. Por isso, a formação dos preços deve ser uma das prioridades para garantir a sustentação do negócio.
Qual é a importância da precificação correta?
Estipular valores para os produtos com base na intuição ou apenas comparando com o que os concorrentes praticam é um erro grave. Essa atitude causa consequências devastadoras e situações insustentáveis, colocando a sobrevivência do negócio em risco.
Nesse contexto, conhecer o processo de precificação e adotar métodos eficientes para reduzir custos e chegar a valores adequados são imprescindíveis. A garantia de que a empresa terá um equilíbrio financeiro, evita prejuízos e o risco de perder clientes por preços elevados ou muito baixos.
Além disso, a correta definição de preços, de forma coerente com os custos e a margem de lucro, contribui para oferecer valor agregado ao consumidor. Esse é um fator essencial para estabelecer estratégias de marketing eficazes e despertar o interesse do público-alvo.
Portanto, a precificação de produtos é extremamente importante para alinhar as estratégias comerciais e enfrentar a concorrência de uma maneira promissora. É o que irá gerar oportunidades para aplicar descontos e diferenciais sem comprometer a lucratividade.
O que influencia no preço?
Antes de entender como funciona o processo de formação de preços, é importante saber que alguns aspectos têm influência direta na atividade. Consiste em variáveis que devem ser analisadas criteriosamente, a fim de ter uma boa política de precificação.
Dessa forma, os principais fatores que você precisa ter em mente são os seguintes:
- Impostos;
- Custos de produção ou compra;
- Custo do frete;
- Mão de obra;
- Valor praticado no mercado.
Todos esses fatores podem variar de acordo com o modelo de negócio, nicho e porte da empresa. Por essa razão, é indispensável adotar uma abordagem individualizada, para estabelecer valores que atendam às expectativas do cliente e do empreendedor.
Como planejar?
Uma política de precificação de produtos bem definida é a base para o desenvolvimento de diversas outras estratégias. Além dos lucros, as vendas são responsáveis por gerar recursos para arcar com os compromissos e investir no crescimento do negócio.
Para isso, algumas medidas são consideradas primordiais para a formação inteligente dos preços das mercadorias. São pilares para auxiliar os empreendedores a encontrar o equilíbrio e chegar a valores atrativos aos clientes e que suprem as demandas internas.
Veja a seguir quais são os passos essenciais para desenvolver um bom processo de precificação de produtos no seu negócio!
Calcule o preço por unidade
Para começar, você precisa levar em conta qual é o valor investido para comprar ou confeccionar o produto que será comercializado. Considere todos os gastos envolvidos, como frete, matéria-prima e insumos, pois são informações cruciais para formar o preço das mercadorias.
Considere as despesas
Todo negócio conta com custos fixos e variáveis, que também precisam ser analisados no processo de precificação de produtos. É importante que os dados sobre as despesas estejam claros no momento da precificação, a fim de identificar o equilíbrio.
A gestão e controle das despesas são imprescindíveis, pois, se ignoradas, mesmo com o aumento das vendas é possível ter prejuízos. Desse modo, o valor precisa ser suficiente para arcar com esses custos e ainda gerar um lucro líquido satisfatório.
Defina uma margem de lucro
O propósito de toda empresa é gerar lucros, por isso, as vendas devem ir além de apenas cobrir os custos fixos e variáveis. Sendo assim, é importante definir uma margem de lucro para formar preços de forma estratégica e que atendam às metas.
No entanto, é fundamental lembrar que os preços muito altos acabam afastando os consumidores, enquanto os baixos demais causam prejuízos no caixa. Portanto, estabeleça uma margem realista e valores competitivos para os seus produtos.
Estude o mercado
O fator mercadológico é um dos principais pontos que você precisa analisar durante a formação dos preços dos produtos. Afinal, o valor praticado no seu negócio deve ser compatível com o mercado e com o que é encontrado nos seus concorrentes.
Lembre-se de buscar dados e acompanhar o mercado de perto, inclusive em relação às tendências, inovações e aspectos econômicos. Essa análise permite identificar oportunidades, aproveitar períodos sazonais e se destacar no seu nicho de atuação.
Por que é importante aceitar benefícios?
Os benefícios oferecidos pelas empresas aos seus trabalhadores, como o vale-alimentação e o vale-refeição, são uma das formas de pagamento mais praticadas no mercado. Isso significa que aceitá-los no seu estabelecimento contribui para elevar e fidelizar as suas vendas.
Nesse contexto, os benefícios são aliados para otimizar o processo de compra e diversificar os meios de pagamento para os consumidores. É um fator que faz a diferença e pode contribuir para melhorar a fidelização de clientes.
Em outras palavras, aceitar benefícios é uma estratégia que favorece o aumento da margem de lucro do estabelecimento. Há diversas vantagens nessa prática, principalmente as melhores possibilidades para investir no crescimento sustentável e no sucesso do negócio.
O processo de precificação é algo primordial para o planejamento estratégico, estratégias de rendimento e crescimento do empreendimento. Dedicar-se a desenvolver uma boa política de formação de preços possibilita elevar o potencial competitivo, especialmente de médio a longo prazo.
Como se pode notar, a precificação de produtos deve acontecer com base em dados e estudos para chegar a valores atrativos e que gerem lucros. Portanto, agora que você viu o que o que considerar, é o momento para rever os seus processos e ter um negócio competitivo.
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