Para que uma empresa tenha mais sucesso nos negócios, é preciso não apenas ter otimismo e conhecimento no segmento em que atua, mas também entender sobre as operações comerciais, a economia, os números de faturamento e lucro, e o público da sua marca, a fim de evitar a queda nas vendas.
Caso sua empresa já tenha passado por uma situação de prejuízo nas vendas e você não tenha conseguido encontrar as respostas que precisava para evitar esse problema, está no lugar certo. Neste artigo, você irá descobrir como saber o motivo da queda de vendas e quais são as soluções mais indicadas para prevenir isso. Boa leitura!
Principais fatores que levam à queda nas vendas
É comum enfrentar situações inesperadas de queda nas vendas no empreendedorismo, devido, principalmente, a imprevistos na economia e na política. Mas como se preparar para esse cenário com o mínimo de segurança? Ter conhecimento sobre educação financeira e saber o que pode levar o mercado ou a sua empresa a essa situação é o primeiro passo.
Em julho de 2022, houve uma queda de 0,8% nas vendas do varejo, remetendo à inflação em alta e ao ciclo de aumento de juros no Brasil, o que agravou o encarecimento do crédito e reduziu o poder de compra das pessoas. Além das mudanças econômicas, há outros fatores que podem levar à queda de vendas, como:
- Ausência ou baixa prática de pós-venda.
- Falta de fidelização de clientes.
- Pouco estímulo aos vendedores.
- Baixo conhecimento sobre vendas.
- Falta de investimento em relacionamento com o cliente.
- Baixa produtividade da equipe.
- Falta de interação entre os funcionários e setores da empresa.
- Atendimentos e pós-venda ruins.
Como reverter o cenário
Sabemos que toda empresa está sujeita a imprevistos, mas focar no que pode ser feito pelos gestores e funcionários da sua empresa é uma das melhores formas de reverter o cenário de possibilidade de queda nas vendas a qualquer momento.
Após analisar o histórico de vendas, as características e necessidades do público, e a condição financeira atual do seu negócio, é importante avaliar, também, o desempenho da equipe comercial e o relacionamento com os clientes. Confira, a seguir, as principais estratégias para melhorar os resultados nas vendas e no faturamento da sua empresa.
5 estratégias para resolver a queda nas vendas
Agora que você já sabe quais são os principais motivos que causam a queda nas vendas, é hora de entender quais estratégias podem ser realizadas com assertividade para resolver esse problema. Continue a leitura dos próximos tópicos e descubra como prevenir riscos de prejuízos no seu faturamento!
- Ofereça feedbacks e pratique a escuta ativa
Liderar uma equipe de vendas não é só acompanhar os resultados e processos, mas ter também uma cultura de feedback. Ouvir o que os funcionários do seu time comercial têm a dizer pode contribuir na busca de respostas sobre os porquês da redução de vendas. Além disso, esta interação com quem está à frente das negociações no dia a dia pode trazer mais detalhes sobre o comportamento dos clientes, gerando melhorias a longo prazo.
- Invista em um bom relacionamento com os clientes
Oferecer bons atendimentos, dar a atenção necessária ao pós-venda e prezar por experiências de compra satisfatórias são algumas das formas de se aproximar da audiência da sua empresa. Desta forma, é possível compreender melhor quais são as necessidades e preferências das pessoas que consomem seus produtos ou serviços.
- Analise as condições do mercado e da economia
Há um cenário externo desfavorável? É importante estudar mais sobre economia, analisar as tendências do mercado e avaliar as ações da concorrência direta e indireta para fazer planejamentos mais estratégicos, a fim de reduzir efeitos prejudiciais nas suas vendas.
- Avalie a situação interna da sua empresa
Ao avaliar o histórico de vendas, os produtos mais vendidos, a captação e fidelização de clientes, o desempenho do time comercial e o controle de estoque, é possível identificar quais são as causas da queda nas vendas na sua empresa.
Vale investigar de maneira mais aprofundada e corrigir os problemas com revisão nos processos e nas metodologias de trabalho, com o objetivo de saber como aumentar as vendas e ter menos prejuízos no faturamento a longo prazo.
- Invista na sua equipe comercial
O mercado aceita vale-refeição, mas será que sua empresa oferece benefícios estratégicos para a sua equipe de vendas?
Saber qual é o perfil dos vendedores do seu time, escutar suas experiências, oferecer capacitações e contar com a participação deles nos planejamentos, integrando os funcionários ao setor de marketing, pode melhorar bastante seus resultados.
Reduzir a queda nas vendas é um processo desafiador e contínuo, por envolver fatores que não estão totalmente no controle da empresa. Mas investir nas soluções que sua organização pode oferecer é uma das melhores formas de ter mais sucesso no mercado. Então, além de se aproximar dos clientes, vale prezar por um bom relacionamento com a equipe comercial também. Saiba mais sobre o que é pós-venda e como esse estágio comercial pode impulsionar resultados incríveis para o seu negócio.