O RH estratégico é um modelo de gestão que vai além do apoio administrativo, pois enxerga as pessoas como ativos fundamentais para o sucesso da empresa.
Sua missão é usar os recursos e processos disponíveis para analisar os dados dos colaboradores e ajudar os gestores a tomarem decisões mais acertadas, de acordo com os objetivos que se deseja alcançar. Ou seja: alinha as práticas e desafios do RH com a estratégia de negócios da organização.
É uma área fundamental porque tem uma visão ampla da empresa e do negócio e, assim, participa das principais decisões que terão impacto no curto, médio e longo prazo.
Os gestores do RH estratégico se envolvem nas principais decisões sobre os colaboradores, atuando como um parceiro que trabalha para contribuir para a realização dos objetivos da empresa, como você vai conferir neste conteúdo:
Sumário
- 5 razões para implantar um bom planejamento estratégico de RH
- Entenda as diferenças entre o RH estratégico x RH tradicional
- Quais são as responsabilidades do RH estratégico?
5 razões para implantar um bom planejamento estratégico de RH
Existem muitas dúvidas de como implantar um bom planejamento estratégico de RH. A seguir, listamos os 5 principais motivos para essa implantação: Veja quais são:
1. Lida com a alta direção – O RH estratégico atua em estreita relação com a direção da empresa para identificar colaboradores alinhados com as competências exigidas e necessárias às empresas. Por isso, deve ser uma decisão da alta gestão.
2. Desenvolve talentos – um dos objetivos do RH estratégico é buscar, identificar e desenvolver talentos, criando políticas para reter os colaboradores que mais se destacam.
3. Trabalha com tecnologias digitais inovadoras – o RH estratégico usa as transformações digitais a seu favor para tomar decisões sobre os colaboradores. Uma dessas tecnologias é trabalhar com dados e fazer análises que ajudem esses gestores a desenvolver treinamentos, avaliar a taxa de rotatividade e até o retorno sobre os investimentos realizados com as equipes.
4. Promove uma boa cultura interna – o RH estratégico atua para estabelecer uma cultura interna que entende e apoia os objetivos estratégicos da empresa, com seus colaboradores voltados para esses propósitos.5. Forma líderes e sucessores – o RH estratégico trabalha de forma antecipada para criar líderes e, especialmente, fica atento à necessidade de capacitar colaboradores para que em algum momento assumam postos de liderança como sucessores da alta gestão.
Entenda as diferenças entre o RH estratégico x RH tradicional
Aquele modelo antigo de profissional de Recursos Humanos que fazia a seleção e a contratação de talentos está perdendo espaço nas organizações para um novo perfil de gestor: o RH estratégico. Embora coexistam em muitas empresas, são dois perfis de trabalho distintos.
O primeiro ponto é que o tradicional atua resolvendo problemas, enfrentando burocracias e administrando relações de trabalho. Já o RH estratégico trabalha em cooperação com outras áreas da empresa, sempre com foco nos objetivos da companhia e o que precisa ser feito para atingi-los. Como o nome diz, seu trabalho é estratégico, minucioso e focado.
Além disso, as diferenças abrangem as rotinas diárias de trabalho, pois o RH tradicional tem foco nos processos, enquanto o RH estratégico busca fazer uma gestão de talentos mais efetiva, alinhada com os setores e com os objetivos macro da empresa. Conheça outras diferenças fundamentais:
- Gestão de pessoas: no RH tradicional, a abordagem é reativa. Ou seja, a área responde e resolve os problemas quando surgem. Já o RH estratégico atua de forma proativa, antecipando necessidades e implantando políticas e programas para atendê-las, além de atuar para engajar equipes.
- Formas de decidir: no RH tradicional, as decisões são tomadas com base nas políticas que já existem. No caso, do RH estratégico, as decisões são baseadas na análise de dados, avaliando os objetivos da organização e as implicações dessas decisões no negócio como um todo.
- Contato com a alta liderança: no RH tradicional, essa relação é pontual, pois poucos RHs participam das decisões estratégicas, estando mais centrados nas políticas já estabelecidas. No caso do RH estratégico, a ligação com a alta gestão é intensa e ajuda a definir as estratégias para fazer a gestão de pessoas de acordo com os objetivos da organização.
Avaliação de desempenho: o RH tradicional mede os resultados a partir da eficiência em projetos. No caso do RH estratégico, a mensuração é feita a partir de indicadores-chave de desempenho e os resultados esperados e alcançados, mantendo uma visão mais individualizada.
Quais são as responsabilidades do RH estratégico?
Essa área, como já foi visto, tem papel fundamental e um escopo de trabalho bem definido, com responsabilidades como:
- Tem ampla atuação em Recursos Humanos: faz da previsão das necessidades de pessoal a curto, médio e longo prazo ao desenvolvimento de políticas de RH, passando pela seleção e capacitação de talentos que atendam ao perfil da empresa. Portanto, sua atuação é ampla e totalmente baseada nos objetivos da companhia.
- Gerencia mudanças internas: atua de forma proativa em processos como fusões, aquisições, incorporações e reestruturações, fazendo a gestão dos colaboradores para manter o engajamento.
- Analisa métricas e dados: usa ferramentas como a análise de dados e de indicadores para selecionar colaboradores e para medir a produtividade e a rotatividade, avaliando custos para recrutar e capacitar essas pessoas.
Em síntese, o RH estratégico atua como um parceiro de negócios que presta consultoria para a alta liderança, indicando como atrair talentos que estejam alinhados aos objetivos estratégicos da companhia. No Blog da VR, há outros conteúdos que podem ajudar o RH a ter uma visão mais ampla e estratégica da empresa, visando fortalecê-la. Confira.