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Transformações digitais: quais os impactos nos negócios
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Transformações digitais: quais os impactos nos negócios

Com o rápido avanço da tecnologia e dos meios digitais, processo que se intensificou a partir da pandemia – quando foi necessário encontrar soluções para oferecer produtos e serviços de forma online -, as empresas se veem diante de transformações digitais que criam um novo ambiente de negócios.

Nesse novo ambiente, é imprescindível buscar a eficiência operacional. Para isso, é constante a busca pela substituição de processos, automatização de tarefas e valorização da experiência do cliente, entendendo seu comportamento frente às transformações digitais. A área de Recursos Humanos pode ajudar com diversas tecnologias.

Sem dúvida, um dos pontos mais importantes nesta era de transformações digitais é a velocidade com que as empresas se adaptam às mudanças. As que fizerem isso rapidamente têm mais chances de lançar produtos e serviços inovadores, melhorando sua competitividade no mercado. 

Sumário:

  • Quais as etapas da transformação digital nas empresas?
  • Empresas estão em diferentes estágios de maturidade digital: entenda cada um deles
  • O que é índice de maturidade digital?

Quais as etapas da transformação digital nas empresas?

Existem algumas etapas que devem ser trilhadas no processo de transformação digital. As 5 principais são:

  1. Conquista de novos mercados – quando entra efetivamente no mundo digital disposta a comercializar seus produtos e serviços, a empresa consegue acessar um espaço sem fronteiras e isso ajuda a conquistar novos clientes e mercados. Pequenos empreendedores e startups também têm mais facilidade de acesso a novos negócios no mundo digital.
  2. Captação de dados – o ingresso no universo online permite às empresas captarem um grande volume de informações dos clientes. Esses dados devem ser tratados com segurança, como prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), mas podem servir de base também para corrigir problemas e identificar oportunidades para a empresa.
  3. Melhor integração entre equipes – graças às transformações digitais, não existem mais fronteiras entre o trabalho presencial e o online. Isso permite que as equipes, onde quer que estejam, possam interagir e tomar decisões em segundos.
  4. Novos negócios – mais uma vez, as transformações digitais permitiram criar novos negócios, a exemplo dos pagamentos recorrentes, plataformas de marketplace e assinaturas de serviços digitais, entre outros.

Meio ambiente – as transformações digitais possibilitaram a busca por modelos mais eficientes de negócios, que sejam menos danosos para o meio ambiente, reduzem desperdício e permitem usar de forma mais consciente e eficiente os recursos naturais.

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Transformações digitais: quais os impactos nos negócios

Empresas estão em diferentes estágios de maturidade digital: entenda cada um deles

Antes de entender os estágios da maturidade digital, é preciso compreender exatamente o que é isso. 

É o nível de desenvolvimento tecnológico e digital de uma empresa e sua capacidade de usar esses recursos para atingir seus objetivos estratégicos. 

Traduzindo: é o quanto uma empresa aderiu à tecnologia digital em todas as suas áreas e usa esses recursos para fazer negócios. Veja os sete principais estágios da maturidade digital:

  1. Estratégia Digital – é imprescindível que a empresa tenha uma estratégia objetiva, abrangente e alinhada com seus objetivos para entrar e se manter atuante no mundo digital.
  2. Cultura Digital – implementar a cultura digital na empresa não é tarefa fácil, mas é necessária. É importante mostrar para os colaboradores como a tecnologia digital chegou para facilitar a inovação, os serviços e a comunicação. E, claro, treinar as equipes para entender o processo e usar as ferramentas.
  3. Infraestrutura – é essencial investir em infraestrutura para se manter no ambiente digital. Além disso, é importante contar com um líder de tecnologia para indicar o caminho que a empresa precisa seguir para manter-se atualizada e atuante no ambiente digital.
  4. Uso e coleta de dados – a tecnologia ajuda a coletar informações importantes sobre os clientes e a mapear comportamento de compras. Não por acaso essas informações são consideradas “o novo petróleo”.  A tecnologia também ajuda a criar produtos e serviços específicos para cada público.

Segurança online – justamente por lidar com informações sensíveis dos clientes, a proteção deve ser redobrada para evitar riscos e golpes no mundo digital.

 O que é índice de maturidade digital?

Existem vários estágios da maturidade digital. As empresas que realmente investem em tecnologia conseguem boas taxas de crescimento e melhor resultado financeiro, de acordo com levantamento,  de 2019, da consultoria McKinsey sobre o nível de maturidade digital das empresas no país.

De acordo com o artigo da consultoria, as organizações com maturidade digital são também as que alcançam taxas de crescimento maiores do que as demais. A explicação é que essas empresas se concentraram em usar os recursos disponíveis para ganhar eficiência e melhorar a experiência dos clientes no ambiente digital.

Ainda de acordo com o relatório, o nível de maturidade dos líderes digitais do Brasil está próxima dos gestores de outros países, mas há uma grande disparidade entre o nível das empresas. 

O que se percebe é que a maturidade digital é um processo contínuo, que não se encerra porque a tecnologia está em constante aperfeiçoamento. Além disso, é uma ferramenta importante para as empresas avaliarem seu progresso no ambiente digital, sua velocidade de resposta ou a sua capacidade de conquistar novas fronteiras de negócios.

Ao fazer essa avaliação, o gestor tem condições de apontar quais áreas precisam de melhoria e os recursos necessários para implementá-las, definindo estratégias e objetivos.

O índice de maturidade digital é uma ferramenta valiosa para as organizações avaliarem seu progresso na jornada de transformação digital e identificarem áreas que precisam de melhorias. Ele também ajuda a definir metas e estratégias para avançar em direção a uma maior eficiência e competitividade no cenário digital.

Portanto, as empresas que se mantiverem atentas às mudanças digitais estarão mais preparadas para prosperar no novo mundo dos negócios, aproveitando também as oportunidades e desafios que surgirem.

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