btn
Benefícios das taxas de juros
Benefícios das taxas de juros
fade

Banco digital: como escolher a melhor opção para os negócios

É inegável que os bancos digitais conquistaram o mercado e modificaram a forma como as pessoas realizam suas operações financeiras – do simples pagamento de uma conta ao pedido de empréstimo ou um financiamento para a aquisição de um bem ou serviço. 

Nada mais natural porque uma das promessas dos bancos digitais é, além de democratizar o acesso a seus produtos e serviços, oferecer comodidade e facilidade de acesso, 24 horas por dia. No caso do Brasil, os bancos digitais cresceram de tal forma que hoje já representam uma fatia expressiva do mercado. 

Relatório de Economia Bancária 2022, do Banco Central, mostrou que entre dezembro de 2019 e dezembro de 2022, os bancos digitais cresceram 380%, pulando de 54 milhões de clientes pessoas físicas para 261 milhões.  No caso das pessoas jurídicas, esse crescimento no mesmo período foi de 557% (saltou de 1,4 milhão para 9,2 milhões).

O que tem atraído tanto os consumidores para os bancos digitais, incluindo empresas que também precisam de comodidade e manter as contas em ordem? Algumas razões apontadas são:

  1. Taxas mais acessíveis ou a ausência delas;
  2. Reputação;
  3. Benefícios atrelados à conta;
  4. Facilidade de uso das plataformas; 
  5. Desburocratização do acesso bancário 

Neste conteúdo, você vai ver como escolher a melhor opção de banco digital para os seus negócios. 

Sumário

  • Como escolher o melhor banco digital?
  • Qual banco digital rende mais?
  • Como avaliar o melhor banco digital para empresas?

Como escolher o melhor banco digital?

Diante da quantidade de bancos digitais presentes no Brasil, nem sempre é tão fácil escolher a melhor opção. Uma alternativa é ver o que tem melhor reputação e que oferece os melhores produtos e serviços com custo reduzido. 

E, claro: quanto o banco digital escolhido supre as suas necessidades e da sua empresa. A seguir estão algumas características que devem ser levadas em conta para decidir pelo melhor banco digital.

  1. Avalie as necessidades financeiras – o que você espera de um banco digital e de uma conta digital? Pense nos serviços de que precisa e o que efetivamente usa (empréstimos, financiamentos, aplicações financeiras, cartão de crédito). Avalie esses pontos e escolha o banco digital que oferece os serviços necessários.
  2. Pesquise os bancos digitais disponíveis –  no Brasil existem mais de dez entre os principais, avalie as características de cada um e os benefícios que oferecem antes de se decidir.
  3.  Atenção às taxas, tarifas e à usabilidade – o banco digital escolhido oferece taxas competitivas e o ambiente de navegação é amigável? Esses são aspectos importantes para considerar. Veja se é possível realizar operações simples e como são executadas. 
  4. Verifique o suporte aos clientes –  o banco digital escolhido tem um bom serviço de atendimento ao cliente? Pesquise sobre a reputação e a rapidez de resposta por site, chat, e-mail e online. 
  5.  Avalie a segurança – confirme se o banco digital possui um sistema de segurança capaz de evitar o vazamento de informações, se tem autenticação em duas etapas e criptografia – fundamentais para preservar dados pessoais e financeiros.
  6. Aproveite o período de testes – existem bancos digitais que possuem um período de experimentação para o cliente avaliar os produtos e serviços para saber se atendem o que ele busca.

Qual banco digital rende mais?

Descobrir qual rendimento é mais vantajoso do que a poupança, por exemplo, não é tarefa difícil. Tendo em vista que a poupança rende por ano pouco mais de 7%, atualmente há várias opções mais promissoras – algumas oferecidas pelos bancos digitais.  

A maioria dos bancos digitais rendem em média 100% do CDI – mas há versões que chegam a 220%, dependendo do valor aplicado. O cuidado é verificar se o investimento pode ser sacado a qualquer momento e quais as taxas cobradas para cada aplicação. É bom também pesquisar as condições do mercado, que interferem diretamente nas taxas de juros dos bancos e dos investimentos.

Além disso, é importante:

  1. Pesquisar e comparar as taxas de juros – avalie quais rendimentos são rentabilizados e as taxas oferecidas entre os diversos bancos digitais. Escolha o que oferece as melhores condições para realizar seu planejamento financeiro.
  2. Prestar atenção às oscilações do mercado – as taxas de juros variam conforme as condições do mercado. Portanto, atenção também à política de rendimento do banco digital escolhido, que pode mudar de acordo com o mercado.
  3. Considerar a acessibilidade – não deixe de considerar também a facilidade de uso, se há serviços adicionais e se existe suporte para esclarecer dúvidas ou até orientar sobre o investimento a fazer, de acordo com o perfil de investidor do cliente. 

Como avaliar o melhor banco digital para empresas?

O mais importante é saber quais os objetivos e as necessidades financeiras da empresa – é ter capital de giro, dinheiro para reinvestir, uma reserva para emergências? Por isso, é importante fazer uma boa gestão financeira para mapear esses pontos.

Feito isso, o empreendedor pode escolher o banco digital que vai oferecer uma boa carteira de investimentos, o rendimento e as tarifas adequadas para isso. 

É importante também ficar atento a três fatores: 

  1. Avalie os serviços adicionais oferecidos: muitos bancos digitais oferecem, além da conta digital, cartões corporativos, pagamento de fornecedores, soluções para folhas de pagamento e linhas de crédito com taxas melhores para reinvestir no negócio. Avalie cada ponto.
  2.  Leia o que os usuários dizem: é importante checar a reputação da empresa em sites de reclamação e se o banco digital escolhido atende as reclamações com rapidez e agilidade.
  3. Consulte um especialista em finanças: tem dúvidas sobre qual banco digital será a melhor opção para os seus negócios? Consulte um especialista em finanças para ajudar a definir com mais segurança a melhor opção. Para isso, é importante que esse profissional conheça a sua empresa e os objetivos financeiros.

Gostou deste conteúdo? Confira outros temas importantes que estão disponíveis no blog da VR e podem ajudar na gestão dos negócios! 

Gostou do artigo?
Cadastre-se e receba nossos conteúdos!