btn
Veja quando a consultoria de RH é útil para a sua empresa
Veja quando a consultoria de RH é útil para a sua empresa
fade

Veja quando a consultoria de RH é útil para a sua empresa

Alguma coisa não vai muito bem entre os trabalhadores da sua empresa? Atrasos, faltas, baixa produtividade, demissões e clima negativo estão pairando? Talvez seja a hora de considerar a necessidade de uma consultoria de RH

Embora os departamentos de Recursos Humanos tenham mudado ao longo do tempo, passando pela digitalização, além dos novos processos, o conceito de RH 4.0 propõe mais estratégia e otimização na gestão de pessoas. Neste sentido, pode ser estratégico contar com o olhar e a orientação profissional especializada. 

Embora necessário em muitos casos, esse tipo de consultoria pode gerar dúvidas pertinentes nas empresas: quando contratar, quais os benefícios práticos e valores do investimento neste tipo de serviço.

Por isso, reunimos as principais informações sobre consultoria de RH neste artigo. Continue a leitura e confira!

O que é consultoria de RH?

Antes de tudo, uma consultoria de RH nada mais é do que uma empresa especializada que analisará o seu ambiente. Assim, essa firma irá elaborar um diagnóstico do cenário atual, identificando o que precisa de ajustes e propondo novos rumos.

Ou seja, a partir dessa visão externa, a consultoria indicará mudanças de acordo com os interesses de sua organização. Por isso, entre as principais funções da consultoria, estão:

Saúde dos Trabalhadores em 2023
  • Diagnosticar aspectos a serem otimizados no setor de RH, como falhas na contratação e gestão de desempenho de equipes.
  • Definir novas soluções e melhorias a serem feitas.
  • Estabelecer metas de acordo com os interesses e objetivos da empresa.
  • Delinear caminhos e estratégias para alcançar esses resultados.

Dessa forma, ao longo do trabalho, a equipe fará uma imersão na cultura e nos processos existentes, apontando as melhores práticas.

Veja quando a consultoria de RH é útil para a sua empresa

Como funciona uma consultoria de RH?

Na prática, a consultoria de RH pode se dividir em diversas frentes, dependendo das necessidades a serem supridas. Nesse caso, as áreas de atuação se dividem em:

  • Atração e seleção de talentos.
  • Desenvolvimento de planos de carreira, cargos e salários.
  • Gestão de processos e pessoas.
  • Treinamento e desenvolvimento organizacional.
  • Consultoria geral, que perpassa pelas demais áreas em diferentes etapas.

No entanto, é comum que o trabalho acabe sendo complementar. Por exemplo: ao atuar diretamente na gestão de pessoas e processos, é feito o levantamento do desempenho das equipes e o que mais for necessário para montar um bom diagnóstico. 

Além disso, há ainda a análise comportamental, indicando falhas e melhorias no relacionamento entre funcionários e gestores. Logo, o resultado da consultoria nesse caso irá otimizar a rotina, potencializar entregas e reduzir a quantidade de retrabalho. 

Independentemente da especialidade, para se chegar a essas conclusões e diretrizes, a consultoria de RH funciona em cinco etapas fundamentais. São elas: definição de objetivos, análise, diagnóstico, plano de ação e manutenção. Confira sobre elas a seguir.

Definindo objetivos

Para que os objetivos sejam determinados com assertividade, a consultoria deve, primeiro, levantar quais as necessidades da empresa. 

Depois, ao analisá-los, os consultores propõem ações pautadas nessas necessidades, solicitando aprovação dos responsáveis e alinhando expectativas. Só então que a consultoria pode dar início às demais etapas. 

Análise de dados

A análise da gestão realizada pelo RH deve ser feita de acordo com entrevistas, questionários e outros tipos de dados. A partir desses indicadores, será possível visualizar de maneira consistente a definição de cargos, turnover, absenteísmo, benefícios adotados e remuneração. 

Diagnóstico

Uma vez com os dados em mãos, pode-se construir um relatório com o diagnóstico, ressaltando pontos fracos, ameaças e oportunidades. Assim, com base nessa auditoria, consultores e lideranças definem as ações e etapas para alcançar as metas definidas.

Novas propostas

A partir do diagnóstico realizado, a consultoria de RH cria propostas para solucionar os obstáculos encontrados. Como resultado, um plano de ação é feito, descrevendo todas as etapas, métricas e prazos para desenvolvimento. Assim, é possível satisfazer os interesses de equipe e gestores a cada ação planejada e executada.

Manutenção das soluções

De nada adianta propor novas soluções se elas não se mantiverem por muito tempo, não é mesmo? Por isso, é preciso também adotar estratégias para manutenção e controle dos resultados, ajustando-os sempre que necessário. 

Sinais de que sua empresa precisa de uma consultoria

É comum que as contratações de consultorias sejam feitas durante situações críticas, como episódios de conflitos entre funcionários e gestores. Mas não precisa chegar em um extremo para recorrer à consultoria de RH. Ela pode ocorrer quando os seguintes sintomas começam a aparecer:

  • Dificuldade de retenção de talentos.
  • Clima organizacional ruim.
  • Alto índice de turnover.
  • Atrasos, baixa produtividade, falta de motivação e dificuldade para desenvolver equipes.

Ao antecipar problemas, as chances da consultoria de RH ser mais efetiva são maiores, impulsionando os resultados do seu negócio.

Benefícios da consultoria de RH para sua empresa

Mais do que corrigir problemas e falhas, está entre as vantagens da consultoria de RH o recrutamento correto de talentos. Nesse sentido, além de contratar, há a melhoria na forma da atração e retenção de profissionais. Os profissionais indicam os principais benefícios para funcionários e explicam como escolher profissionais certos para cada vaga. 

Além disso, com as atividades desenvolvidas com mais fluidez, o clima organizacional melhora, fortalecendo a cultura e engajando o time. Assim, com tal participação, os processos se tornam simplificados e passam a ser executados em menos tempo.

Da mesma forma, há a redução de custos com demissões e redução de problemas legislativos. Por fim, a implementação de tecnologias e softwares torna-se mais fácil, pois serão indicados os programas ideais para sua produção.

Quanto custam esses serviços?

Os valores de consultoria de RH variam de acordo com a equipe contratada. Os preços podem ser cobrados por hora ou projeto, considerando os resultados esperados, o tempo de carreira e a formação acadêmica dos consultores. 

Para escolher uma equipe de consultoria de RH adequada, é preciso verificar se os valores são compatíveis com o orçamento disponível. Além disso, observe se a equipe é aberta a ideias, sugestões e inovação. Assim, você também contará com isso no trabalho realizado em sua empresa.

Conte com a VR para mais dicas de RH!

Definitivamente, o dia a dia do setor de RH contém inúmeros desafios, que podem ser minimizados com o apoio certo. Além de consultoria de RH, você pode contar com o ecossistema VR como ferramenta de melhoria e suporte para conhecimento. 
Aqui, você encontra definições de conceitos, pesquisas da área, e-books exclusivos, tendências do mercado e dicas essenciais. Para isso, acesse nossa página de RH, confira nossos conteúdos e aproveite!

Gostou do artigo?
Cadastre-se e receba nossos conteúdos!