Todos nós sabemos como definir metas e as definimos com frequência. A grande dificuldade, no entanto, é cumpri-las. Isso acontece também com vários empreendedores, especialmente quando precisam estabelecer metas de vendas para seu negócio.
Essa é uma reação natural. De acordo com os cientistas, como o cérebro humano não enxerga de maneira clara o fim que deseja alcançar, dificilmente dará o primeiro passo para chegar a um objetivo específico.
Portanto, por que empreender esforços para alcançar uma meta que o empreendedor ou a equipe não conseguem enxergar ou mensurar?
A resposta para fugir dessa tendência é estabelecer objetivos fáceis de serem atingidos e colocá-los em uma planilha para serem revisados a cada semana. Assim, as chances de alcançá-las é muito maior. Neste conteúdo, confira como definir metas de forma mais eficiente.
Sumário
- Aprenda a criar metas de vendas realistas
- 4 dicas para alcançar objetivos e metas
- Como definir metas financeiras?
Aprenda a criar metas de vendas realistas
Não é difícil criar metas de vendas realistas. O passo inicial é avaliar cuidadosamente a situação da empresa e projetar o lugar que se deseja alcançar.
Vale lembrar que metas fornecem a direção, motivação e a indicação do caminho para a equipe.
É claro que existem situações do mercado que interferem no resultado dos negócios, mas também há operações e rotinas nas empresas que comprometem os resultados, a exemplo do que revelou uma pesquisa que 71% das empresas não bateram suas metas em 2022.
Veja a seguir 4 dicas para entender como definir metas de vendas realistas:
Analise todos os dados: informações são a base para entender como criar metas de vendas realistas. Então, o primeiro passo é revisar o desempenho da empresa no passado. Avalie onde errou, onde acertou, o lucro obtido e até gastos excessivos. Ao fazer isso, você vai identificar tendências de vendas e dos clientes.
Conheça o mercado, públicos e concorrência: mais uma vez, use os dados para conhecer o mercado em que vai atuar. Analise todas as variantes: público, concorrência, custos e o comportamento do público. Ao fazer isso, você terá condições de saber como criar metas de vendas realistas.
Defina metas em etapas: as metas para engajar a equipe devem ser objetivas, alcançáveis, relevantes para o negócio e devem ter prazo. Isso ajuda a ter controle sobre todo o processo e a fazer ajustes quando necessário.
Crie um plano de ação e dê feedback: avalie a equipe, o desempenho passado, pontos fortes e fracos para redirecionar as atividades de seu time de vendas. Feito isso, defina como vai ser a atuação da equipe, as técnicas e as táticas usadas para alcançar os objetivos.
Não se esqueça que entender como criar metas de vendas realistas implica conhecer profundamente a sua equipe e o seu negócio.
5 dicas para alcançar objetivos e metas de vendas
Como muitos empreendedores têm dificuldade ou não sabem como definir metas, acabam estabelecendo objetivos muito baixos. Metas podem ser desafiadoras, desde que você siga alguns passos que vão ajudar a alcançar os resultados esperados.
- Planeje, com a equipe, como será o dia – para alcançar objetivos e metas de vendas é bom estabelecer com quem vai falar e a abordagem que será usada. Mostre a importância de fazer o melhor atendimento, sempre com cortesia, educação e respeito.
- Estimule o otimismo – explique a importância de manter o foco no que é importante. Processos de vendas exigem abordagens distintas e até certo senso de urgência. Isso ajuda o cliente a tomar uma decisão.
- Aumente a rede de contatos – fale que é importante, a cada oportunidade que tiverem, ampliar a base de contatos e a manter atualizada. Vale até usar as redes sociais para networking profissional ou para ampliar seus contatos. Muitas vendas são efetuadas porque as pessoas criam laços afetivos com as marcas e até com os vendedores.
- Mantenha a motivação da equipe – manter o time motivado ajuda a alcançar objetivos e metas de vendas. Quanto mais engajado, mais chances de ser bem-sucedido.
- Experiências ruins são lições – algum colaborador perdeu uma venda importante? Reavalie a postura e o que pode ter dado errado para corrigir e seguir adiante.
Como definir metas financeiras?
Um passo extremamente importante para alcançar o sucesso nos negócios é aprender como definir metas financeiras. Isso ajuda a manter a empresa no azul, conquistar a estabilidade financeira e até projetar a expansão dos negócios.
Outro ponto fundamental é fazer o planejamento financeiro para ter certeza do rumo a ser seguido. Confira os 7 passos para você e sua equipe chegarem lá.
- Avalie o fluxo de caixa – seja honesto e transparente e analise a situação da empresa de forma imparcial. Liste receitas, despesas, dívidas, ativos e o estoque para ter uma visão ampla dos negócios e das finanças.
- Defina metas específicas e mensuráveis – feita a análise, você vai saber como a sua empresa está e, assim, saberá como definir metas claras que podem ser quantificadas.
- Estabeleça prazos – defina prazos verdadeiros para atingir as metas. Por isso, é importante avançar em etapas e colocar tudo na planilha.
- Acompanhe o progresso do seu plano – com frequência, reavalie o plano e faça ajustes necessários.
- Comemore as conquistas – chegou lá? Comemore com sua equipe e não se esqueça de bonificar o time também pelo esforço. Isso ajuda a manter os colaboradores motivados e dispostos a bater as próximas metas.
- Metas evoluem, fique atento – ajuste sempre o que for necessário porque as condições econômicas do país e do mercado mudam e ajustes são necessários.
- Não desconte o fracasso na equipe – não alcançou a meta ou ficou muito distante? Não puna a equipe. Reavalie o que deu errado e siga em frente.
Você viu que saber como definir metas não é uma tarefa do outro mundo. Basta se propor a realmente conhecer o negócio e sua equipe e estimulá-la a dar o melhor de si. Você encontra outros conteúdos como este no blog da VR. Veja aqui.