Talking, helping and business people in training with a laptop for leadership and mentoring. Meeting, project management and women speaking about online strategy, ideas or inspiration at work.
fade

Conheça os principais características de um líder de sucesso

Ser líder não é apenas conduzir pessoas em uma empresa. É saber ouvir, dar espaço para novas ideias – mesmo que sejam contrárias às suas – e estar disposto a adotar novas práticas, quando isso for preciso. 

Uma das principais características de um líder é a capacidade de agregar os integrantes de uma equipe para que possam alcançar objetivos comuns. Por isso, acredita-se que a liderança esteja intimamente ligada à motivação. Afinal, um líder eficiente sabe estimular a equipe a dar o seu melhor para alcançar as metas e os objetivos propostos.

Especialistas em Recursos Humanos costumam argumentar que liderança exige treinamento diário e há até quem defenda que é um comportamento que pode ser aperfeiçoado, assim como algumas características de um líder podem ser adquiridas ou desenvolvidas, a exemplo da paciência, resiliência, disciplina e capacidade de persuasão.

Nessa lista de características de um líder não podem faltar a eficiência, a criatividade e, nos dias atuais, com o desenvolvimento cada vez mais rápido dos meios digitais, o foco na inovação. Essas características ajudam a olhar as situações de forma ampla, avaliando cada cenário, como você vai verificar nete conteúdo. 

Saiba quais são as 7 características de um líder

Você sabe quais são as características de um líder que mostram o potencial de um profissional alcançar o sucesso nessa função? Então, confira agora cada item:

1 – Ter visão clara de futuro: não dá para liderar se o líder não sabe o que deseja nem para onde quer ir;

2 – Falar de forma clara e direta: é importante saber o que comunicar, para quem e quando. E fazer isso de forma muito clara e compreensível;

3 – Ter inteligência emocional: um bom líder entende suas emoções e as dos outros, gerenciando-as de forma adequada;

4 – Ser empático: um líder eficiente precisa saber se colocar no lugar do outro para entender suas necessidades;

5 – Tomar decisões rapidamente: um bom líder deve saber tomar decisões inesperadas, avaliando rapidamente todos os ângulos de uma situação para tomar a decisão mais acertada e de forma mais rápida;

6 – Agir sob pressão: uma decisão equivocada pode comprometer os resultados de uma equipe e até de uma empresa. Então, um líder eficiente deve tomar decisões bem calculadas até nos momentos de pressão;

7 – Precisa inspirar e motivar: deve ser respeitado pelo exemplo que dá e não pelo medo que impõe.

Quais os principais atributos de um líder?

O que falar sobre os atributos de um líder? Só que para ser um bom líder, um profissional precisa ter a humildade genuína e o interesse de querer ouvir seus liderados para entender suas necessidades e saber como colaborar para que todos juntos criem um ambiente de mais harmonia e no qual todos se sintam integrados e encorajados a oferecer o melhor. Além disso, é importante:

  • Ter carisma: que é a capacidade de influenciar as pessoas ao redor apenas com uma personalidade que agrega.
  • Ser íntegro: trabalhar com ética é fundamental em qualquer cargo ou ocupação, especialmente quando se é um líder e serve de exemplo para o restante da equipe;
  • Ser adaptável: Líderes eficazes conseguem se adaptar a diferentes situações e mudanças, mantendo a calma e a eficiência.
  • Ser resiliente: um líder experiente compreende que precisa aprender a lidar com o sucesso e o fracasso, buscando ensinamento no que não dá certo para que essas situações sirvam de aprendizado.
  • Saber delegar: trabalhar de forma colaborativa é importante para desenvolver o senso de responsabilidade na equipe, assim como é essencial saber distribuir tarefas entre os membros da equipe.

Qual a principal característica de um líder produtivo?

Como vimos, um bom líder tem a humildade de ouvir seus liderados e agir para que todos trabalhem com mais disposição e de forma colaborativa. Além disso, para ser produtivo deve estabelecer metas e objetivos. Um líder produtivo consegue mensurar a capacidade de entrega de sua equipe e estabelecer metas factíveis e alcançáveis.

Ele também trabalha com foco, mas é flexível. É que de nada adianta ter foco e ficar preso a isso, sem entender as variáveis que, muitas vezes, impedem ou dificultam o trabalho da equipe, impedindo que cumpra as metas. 

O bom líder também fala sem rodeios, mas escolhe as palavras. Essa é, sem dúvida, uma das mais importantes dicas. Não adianta falar impulsivamente e, assim, oprimir os colaboradores, mantendo-os afastados da liderança. Até para apontar pontos críticos, é importante escolher as palavras para não intimidar a equipe. 

É importante também deixar claro que liderança e produtividade são conceitos bem diferentes. Um líder produtivo não é aquele que faz a equipe trabalhar mais horas do que o necessário em uma atividade, mas o que estimula seus colaboradores a fazer suas entregas, respeitando sua jornada.

Fazer a gestão de pessoas não é tarefa fácil, especialmente quando parte da equipe trabalha de forma presencial e a outra parte de forma remota ou em home office. Aliás, pesquisa do Instituto Becker Friedman, da Universidade de Chicago, comparou a produtividade de mais de 10 mil colaboradores de uma empresa de tecnologia. 

O período avaliado foi de abril de 2019 a agosto de 2020. Por meio de um software instalado nos computadores foi possível perceber o que era acessado. Resultado: eles trabalhavam 30% a mais, mas não necessariamente rendiam mais. Além do excesso de telas, reuniões online contínuas e demoradas também aumentaram a fadiga e afetaram a produtividade. Nesses casos, o mais indicado é o líder avaliar cada caso e, junto com o colaborador, encontrar uma solução que beneficie ambos.Este texto foi importante  para você? Então, não deixe de ver mais dicas e conteúdos importantes no blog da VR. Acesse aqui.

Gostou do artigo?
Cadastre-se e receba nossos conteúdos!