btn
Trabalho Hibrido
Trabalho Hibrido
fade

Trabalho híbrido: o que é, principais vantagens e indicações

Não há dúvidas que o mercado de trabalho se transformou após a pandemia e continua em um processo contínuo de adaptação aos novos tempos. Um dos que mais tem sido adotado pelas empresas é o trabalho híbrido, modelo em que alguns dias são presenciais e outros remoto.

Muitas empresas perceberam que é possível garantir a qualidade do trabalho mesmo sem que o colaborador esteja presente no escritório. Ao contrário, o trabalho híbrido pode dar ainda mais agilidade e representar um diferencial competitivo para atrair e reter talentos, como veremos adiante neste conteúdo.

Além dos ganhos para a empresa – como mais engajamento das equipes e, consequentemente, mais empenho em suas atividades profissionais -, o colaborador ganha qualidade de vida e melhora sua saúde mental, pois evita perda de tempo em deslocamentos entre sua casa e o trabalho.

Neste conteúdo, você vai saber mais sobre o trabalho híbrido – suas vantagens, como implementar, os cuidados que devem ser tomados e que perfil profissional mais se adapta a esse sistema de trabalho. Confira:

Sumário

  • O que é trabalho híbrido? 
  • Saiba qual o perfil profissional que melhor se adapta ao modelo de trabalho híbrido
  • Diferenças entre o trabalho híbrido e remoto 

O que é trabalho híbrido? 

O modelo híbrido ou flexível alterna dias de trabalho remoto com presencial na empresa. Para o colaborador, as principais vantagens são a possibilidade de administrar seu tempo e ter mais qualidade de vida, pois não perde longas horas em engarrafamentos ao se deslocar entre a casa e o trabalho.

Nesse sistema, o colaborador, junto com seu gestor, deve estabelecer quantos e quais dias na semana estará na empresa e os horários. Um cuidado que o funcionário deve ter é o de planejar onde e como vai cumprir sua programação de trabalho, que pode ser em casa ou em um espaço compartilhado. Para isso, vai precisar de uma boa internet e uma conexão segura para evitar vazamento de informações.

Saúde dos Trabalhadores em 2023

Uma das grandes vantagens para as empresas é contar com colaboradores em qualquer lugar e não apenas da cidade ou no bairro em que está instalada. Isso promove uma troca cultural maior. De qualquer forma, é essencial um bom planejamento para que o trabalho flua, seja presencialmente ou não.

Alguns recursos tecnológicos, como software de gestão de tempo e plataformas para facilitar a comunicação on-line ajudam a integrar as equipes quando estiverem distantes fisicamente. 

Outro cuidado é contar com um bom sistema de armazenamento para que todos tenham acesso ao trabalho e nada se perca. Por fim, é  importante seguir o que determina a legislação local para que esse tipo de trabalho ocorra sem problemas legais.

De forma geral, as vantagens do trabalho híbrido para a empresa são:

  • Menos custo com estruturas físicas e custo menor com a manutenção e despesas fixas (luz etc)
  • Mais capacidade de atrair talentos, pois as pessoas estão cada vez mais interessadas em modelos de trabalho híbrido ou remoto;
  • Colaboradores mais felizes, pois o fato de passar mais tempo com a família ajuda a desestressar.

Saiba qual o perfil profissional que melhor se adapta ao modelo de trabalho híbrido

Não é todo profissional que se adapta ao modelo de trabalho híbrido ou remoto. Para que as atividades fluam, é importante que o colaborador tenha essas características:

Capacidade de gerir seu tempo – tem que ser responsável para dividir as tarefas pela urgência, durante o expediente de trabalho quando estiver em casa, sem depender do chefe para supervisionar tudo;

Ser claro, conciso, verdadeiro – precisa ser transparente nos momentos de interação, quando tiver que falar de forma objetiva nas videoconferências e cuidar da linguagem nos meios digitais (nos e-mails e mensagens instantâneas).

Capacidade de adaptação – talvez seja a principal característica do trabalho híbrido porque exige que o profissional tenha capacidade de se adaptar às situações que surgirem e fugirem do seu controle. Quem conseguir se adaptar rapidamente terá mais vantagens no sistema de trabalho híbrido.

Foco em resultados – precisa ser orientado por resultados e ter a certeza de que o trabalho em casa deve ser levado com seriedade para alcançar os resultados esperados;

Ser colaborativo – deve colaborar com os colegas, especialmente com os que têm mais dificuldade com o trabalho híbrido. Quando estiver presente na empresa, deve ser empático e ter a consciência de que o relacionamento com os colegas de equipe e de empresa deve ser cultivado.

Diferenças entre o trabalho híbrido e remoto 

Nada contra o modelo presencial de trabalho, mas os sistemas híbrido e remoto são os preferidos da maioria das empresas no Brasil e de seus colaboradores, segundo pesquisa do Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESPE).

No levantamento, feito a pedido pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), esses dois modelos somados têm a preferência de mais da metade dos trabalhadores (56%), contra 44% (presencial).

Para as empresas que optaram pelo modelo de trabalho híbrido, a principal razão que justifica essa mudança é o alto custo de manter grandes estruturas físicas para acomodar todos os trabalhadores. Conheça as principais diferenças entre os modelos híbrido e o remoto.

  1. Local do trabalho – no caso do remoto, o colaborador executa suas atividades profissionais em casa, em espaços compartilhados (coworking) ou em outros locais com acesso à internet. Já no híbrido, o tempo é dividido entre atividades remotas e no escritório da empresa.
  2. Flexibilidade de horário – no modelo remoto, o colaborador consegue organizar o seu tempo e seus horários de acordo com as suas demandas profissionais. No híbrido, precisa estar presente no escritório e, portanto, seguir as regras da empresa.
  3. Infraestrutura e suporte – no sistema remoto, a empresa muitas vezes fornece os equipamentos para o colaborador trabalhar, mas o suporte técnico pode ser mais demorado por conta da distância. Já no híbrido, se estiver na empresa vai contar com a infraestrutura da companhia e suporte praticamente imediato.
  4. Cultura e gestão organizacional – o remoto vai exigir mais empenho da equipe de RH para integrar os colaboradores nesse sistema e divulgar a cultura da empresa. No híbrido, as chances de interação são maiores no dia de trabalho presencial. 

É importante destacar que os dois modelos apresentam vantagens e alguns desafios. A escolha do mais indicado vai depender do tipo de trabalho a ser executado e também do perfil profissional dos colaboradores. Este conteúdo ajudou você a entender como esses sistemas de trabalho funcionam? Se ajudou, confira mais dicas no blog da VR. Veja aqui.

Gostou do artigo?
Cadastre-se e receba nossos conteúdos!