btn
Principais vantagens oferecer benefícios
Principais vantagens oferecer benefícios
fade

As 7 principais vantagens de oferecer benefícios aos funcionários

Nos últimos anos, as dinâmicas de contratação mudaram bastante. Então, é importante entender quais benefícios também devem se transformar para atender às necessidades e preferências dos funcionários. Afinal, quais são as vantagens de oferecer benefícios aos funcionários hoje?

Apesar de alguns benefícios serem garantidos por lei no modelo de trabalho regido pela Consolidação de Leis Trabalhistas (CLT), outros podem ser considerados um diferencial competitivo no mercado de trabalho. Para que eles façam mais sentido na sua empresa, é indicado avaliar o que mais funciona para a sua equipe. 

Neste artigo, você vai saber como transformar os benefícios corporativos em um ponto extremamente benéfico para a empresa e os funcionários. Siga na leitura para conferir:

  • O que são benefícios para funcionários?
  • Por que oferecer benefícios aos funcionários no mercado de trabalho?
  • Principais vantagens de oferecer benefícios aos funcionários.

O que são benefícios para funcionários?

Os benefícios corporativos nada mais são do que recursos oferecidos por uma determinada empresa para a sua equipe, a fim de gerar mais qualidade de vida e bem-estar a eles e, consequentemente, melhorar o engajamento, atrair e reter talentos com mais facilidade a longo prazo.

Alguns benefícios são obrigatórios por lei, de acordo com as normas do regime de trabalho CLT, e outros são opcionais, podendo ser adicionados conforme as preferências e decisões da empresa.

Por que oferecer benefícios aos funcionários no mercado de trabalho?

O principal objetivo desta tomada de decisão é promover impactos positivos não apenas na vida profissional do time, mas também no dia a dia pessoal, melhorando a relação dos trabalhadores com eles próprios e com os demais. Além disso, oferecer benefícios também é essencial para quem deseja:

Saúde dos Trabalhadores em 2023
  • Gerar competitividade no mercado de trabalho.
  • Buscar, contratar e reter profissionais capacitados.
  • Melhorar os resultados e alcançar novos desafios a longo prazo.
  • Contar com um time mais engajado e motivado.
  • Evitar afastamentos e faltas no dia a dia de trabalho.
  • Garantir a saúde e o bem-estar dos trabalhadores.
  • Reduzir a necessidade de novas contratações.
  • Diminuir a alta rotatividade de funcionários.
  • Conquistar diferenciais positivos para a corporação.

Principais vantagens de oferecer benefícios

Valorização dos funcionários

Sabendo a importância de reconhecer o trabalho da equipe e aumentar a motivação dos trabalhadores na rotina da empresa, confira as principais vantagens de oferecer benefícios aos funcionários a seguir.

Atração e retenção de talentos

Uma das principais vantagens dos benefícios é aumentar as chances de chamar atenção de bons profissionais e atraí-los para ocuparem vagas na sua empresa. 

Uma boa equipe faz toda a diferença nos resultados conquistados. Então, oferecer benefícios atrativos pode ajudar você a atrair e reter trabalhadores talentosos que reconhecem o valor da sua marca.

Redução da rotatividade 

Fazer desligamentos e novas contratações demanda bastante tempo da instituição e, ainda, gera diversos custos e prejuízos, afetando a equipe, a marca e os clientes.
Assim, uma das principais vantagens de oferecer benefícios aos funcionários é contribuir para que eles desejem continuar na sua empresa, fidelizando o time.

Diminuição do absenteísmo

Além de reter a equipe por mais tempo, oferecer benefícios também aumenta a motivação e o engajamento dos colaboradores, fazendo com que eles se sintam mais satisfeitos para cumprir melhor a rotina de trabalho e reduzindo, assim, as faltas e os afastamentos provocados por estresse, ansiedade, entre outros fatores.

Melhorias na imagem da marca

Ao contar com uma boa gestão de benefícios na empresa, sua marca tende, ainda, a ser preservada e ganhar mais credibilidade no mercado. Isso porque, com trabalhadores mais satisfeitos, eles se tornam também defensores da corporação, influenciando positivamente o público externo.

Bem-estar no clima organizacional

Apesar de salários dignos e uma boa estrutura serem fundamentais para a qualidade de vida dos funcionários, os benefícios corporativos também podem ser extremamente relevantes para gerar bem-estar físico, emocional, mental e financeiro, aprimorando o desempenho das equipes e o clima da organização.

Incentivo de cuidado com a saúde física e mental

Oferecer benefícios destinados à saúde mental e física dos funcionários é um ótimo estímulo para que eles não apenas tenham acesso a serviços de cuidados com a saúde, mas que também separem um tempo a mais para olhar para si, reduzindo o risco de sobrecarga, burnout e outros problemas.

Então, vale oferecer benefícios que incentivam a prática de atividades físicas, a ida à terapia, consultas de ortodontia, exames de check-up da saúde geral, entre outros, para melhorar a vida dos funcionários e, ainda, gerar melhores resultados no trabalho diário e nos horários de expediente.

Valorização dos funcionários

Vantagem de oferecer benefícios trabalhadores

Outra vantagem de gerenciar bons benefícios corporativos é demonstrar a valorização e o reconhecimento dos funcionários pelos trabalhos desenvolvidos, pela participação deles no dia a dia da empresa e pelos resultados alcançados. 

Para tanto, é importante conhecer a sua equipe, a fim de entender o que pode gerar mais satisfação e bem-estar para os trabalhadores. Então, é indicado ter sempre em vista boas práticas, como: 

  • Conversar com os colaboradores.
  • Coletar feedbacks sobre a saúde das pessoas e o clima organizacional.
  • Fazer pesquisa de opinião para saber quais são os benefícios mais almejados pelos funcionários.
  • Analisar os benefícios oferecidos pelos concorrentes.
  • Avaliar o orçamento da empresa para checar quais mudanças positivas podem ser feitas.

Ao pensar de forma mais estratégica e planejar a gestão, é possível garantir as principais vantagens de oferecer benefícios aos funcionários com mais praticidade e eficácia. Saiba como a gestão de benefícios pode auxiliar na isenção fiscal de uma empresa.

Gostou do artigo?
Cadastre-se e receba nossos conteúdos!