Desenvolvimento profissional: o que é e como usar na empresa
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Comunicação empresarial: conheça os objetivos e estratégias

Cada vez mais, a comunicação assume um papel essencial nas empresas para que mantenham boas relações com seus clientes, fornecedores, colaboradores e investidores, além do público em geral. 

O objetivo da comunicação é sempre um só: transmitir a mensagem para um ou mais públicos. As estratégias e os objetivos que serão usados para fazer essa mensagem chegar ao destinatário mudam conforme a empresa e os objetivos estratégicos do negócio. 

Alguns objetivos são comuns a todas as companhias, a exemplo da necessidade de transmitir informações verdadeiras, construir e manter uma boa imagem da empresa, engajar os colaboradores e alimentar os canais de atendimento ao cliente com informações relevantes.

Para ser eficiente, a comunicação empresarial deve se preocupar com a transparência das informações para construir relacionamentos positivos com os diversos públicos de relacionamento. Somente dessa forma será possível alcançar os objetivos traçados e garantir o sucesso e a perenidade das operações. Veja neste conteúdo:

O que é comunicação empresarial? 

A comunicação empresarial é um processo de troca de informações e de mensagens de uma empresa, pública ou privada, com seus stakeholders (públicos diversos, como fornecedores, clientes, acionistas, funcionários, órgãos públicos e a sociedade em geral).

Há várias formas como essa comunicação pode acontecer. Pode ser interna (entre os colaboradores) e externa (com os demais públicos de relacionamento). Além disso, a comunicação empresarial pode ser informal (por e-mail, conversas, murais nas unidades da empresa) ou formal (documentos oficiais, ofícios, relatórios etc).

Independentemente de como essa comunicação empresarial acontece, o objetivo sempre deve ser um só: transmitir as informações sobre a empresa da forma mais correta e transparente possível. Dessa forma, é possível fortalecer a identidade da marca e a sua reputação.

Além disso, uma comunicação empresarial eficiente permite transmitir a visão, a missão e os valores da empresa aos diversos públicos, ajudando a estimular a adesão dos colaboradores a esses princípios para que fiquem alinhados e trabalhem para alcançar os mesmos objetivos.

Uma comunicação empresarial eficaz ajuda ainda a fortalecer o relacionamento com os clientes, parceiros e fornecedores e a consolidar a presença da companhia no mercado, incluindo o ambiente digital.

Quais os tipos de comunicação empresarial?

A comunicação empresarial pode ser subdividida em vários tipos. Os dois principais são:

Comunicação interna – envolve trocar informações com os colaboradores dentro da empresa para que todos, independentemente do nível hierárquico e da função, conheçam as políticas da empresa, sua visão, missão, valores e objetivos. Pesquisa de Tendências em Comunicação Interna, realizada pela Aberj (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial) com a Ação Integrada Agência de Comunicação, revelou que dois dos principais desafios dos gestores na comunicação interna são gerenciar o excesso de informações (55%) e melhorar a experiência do colaborador (58%). É importante também praticar a escuta ativa.

Comunicação externa – é toda a comunicação destinada aos públicos externos, como fornecedores, clientes, investidores, imprensa e a comunidade de forma geral. Essa comunicação envolve as áreas de Relações Públicas, mídias sociais, eventos etc. 

A comunicação externa envolve ainda a comunicação institucional (ajuda a construir a imagem da empresa), a comunicação de marketing (tem foco em promover produtos e serviços da empresa), a comunicação legal (de informações e documentos exigidos pela legislação), a financeira (divulgação obrigatória de relatórios financeiros anuais, balanços das operações etc) e a comunicação de crise (casos em que há algum problema que possa comprometer a imagem da empresa e é preciso agir rapidamente).

Embora pareça complexa, a comunicação empresarial bem estruturada permite mitigar riscos e prejuízos à imagem e à reputação da empresa. Além disso, sendo transparente e verdadeira, consegue motivar as equipes internas e melhorar até mesmo a produtividade. 

Comunicação empresarial e os exemplos bem-sucedidos

Exemplos não faltam de empresas que desenvolveram uma comunicação empresarial eficiente e efetiva. Para isso, é importante que a empresa monte um bom planejamento estratégico que tenha como foco:

  • Conhecer e compreender seus públicos: quanto mais a empresa conhecer seus públicos de relacionamento, mais objetiva, clara e eficiente será a sua comunicação e melhores os resultados. 
  • Ter objetivos claros: o que a empresa deseja comunicar e com quem deseja falar? Tendo isso em mente, fica mais fácil adequar a mensagem a cada público, tornando-a mais eficiente.
  • Criar uma mensagem assertiva: a mensagem precisa ser clara, verdadeira, não violenta,  e estar alinhada aos objetivos e ao planejamento estratégico da empresa.
  • Usar multicanais: passou o tempo em que apenas um meio para comunicar mensagens importantes era o mais eficiente. Atualmente, quanto mais digital a empresa for, mais abrangente é a sua comunicação e os seus resultados.
  • Promover a transparência, a diversidade e a equidade: mantenha uma comunicação aberta, estimulando a troca de informações entre os colaboradores e os gestores. Isso fortalece a confiança na empresa e entre os colaboradores. Cuide para montar equipes mais diversas e a mais igualitárias.
  • Fazer ajustes periódicos: com frequência, reavalie a sua comunicação empresarial e ajuste o tom, o discurso, a mensagem e os materiais, sempre que for necessário.

Ao seguir essas orientações, dá para construir uma reputação forte e ainda figurar entre as referências do mercado. Natura, Ambev e Itaú Unibanco, por exemplo, são as empresas brasileiras com melhor reputação no mercado corporativo, segundo o Monitor Empresarial de Reputação Corporativa (Merco), ranking anual que faz esse tipo de levantamento levando em conta vários critérios. A Natura é líder pela nova vez consecutiva, seguida pela Ambev, na segunda posição pela quinta vez, e Itaú Unibanco, que subiu uma posição em relação a 2021.Gostou deste conteúdo? Então, confira mais dicas no blog da VR aqui.

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