btn
mulheres em escritório utilizando inteligência artificial no RH pelo computador
mulheres em escritório utilizando inteligência artificial no RH pelo computador
fade

Inteligência artificial no RH: como a tecnologia age no trabalho?

Você sabia que utilizar inteligência artificial no RH tem se tornado cada vez mais comum? Otimizando processos e contribuindo para o desenvolvimento das empresas, o mecanismo tornou-se uma excelente estratégia para o setor.

Porém, como inserir a IA na rotina do RH? Para responder a essa e a outras perguntas, preparamos este artigo recheado de detalhes, com todas as informações de que você precisa para implementar essa inovação na sua organização. Confira!

Tipos de IA

Quando pensamos em inteligência artificial (IA), é inevitável não imaginar os famosos robôs e os androides que ganharam os holofotes nos filmes dos anos 80, como Exterminador do Futuro. Entretanto, na vida real, isso é bem diferente!

Na verdade, ao nos referirmos à inteligência artificial no RH, estamos tratando dos softwares e das ferramentas tecnológicas que facilitam a jornada de trabalho e contribuem para o desenvolvimento organizacional. Veja alguns exemplos de tipos de IA.

Biometria

Bastante utilizada para gestão de pontos nos relógios eletrônicos e nos apps, a biometria é uma ferramenta tecnológica desenvolvida por meio de um sistema de reconhecimento. Basicamente, ela funciona por meio de comparação e checagem, cruzando características humanas, como digitais, com dados já armazenados.

Em um relógio de ponto, por exemplo, inicialmente, o funcionário deve cadastrar-se, registrando a digital. Assim, ao entrar e sair, ele deve bater o ponto no mesmo aparelho, que vai marcar cada horário, para a checagem e o cálculo por parte do setor de Recursos Humanos.

Saúde dos Trabalhadores em 2023

Bots e automatizadores

Os bots e os automatizadores são softwares de inteligência artificial muito utilizados nos Recursos Humanos, principalmente na área de recrutamento e seleção. Para implementação de programas e algoritmos, são necessários conhecimentos de TI ou Business Intelligence (BI).

Os automatizadores são mecanismos programados para realizar tarefas repetitivas, seguindo padrões, como, por exemplo, realizar análises em dados presentes na internet e nas redes internas das empresas. Dessa forma, a empresa tem uma base mais sólida para tomar decisões.

Algoritmos

Utilizados tanto nos processos de seleção quanto nas áreas de Gestão de Talentos, Análise Comportamental e People Analytics, os algoritmos são um tipo de IA que reúne e analisa diferentes dados visando contribuir para o desenvolvimento das empresas.

mulher usando o computador demonstrando como funciona a inteligência artificial no RH

Como utilizar IA no RH?

Segundo a pesquisa TIC Empresas, feita pela Cetic.Br, 22% das empresas pequenas e 37% das grandes já adotaram a IA no dia a dia, com a implementação de softwares de RH e gestão. Conheça alguns dos principais processos da inteligência artificial no RH.

Recrutamento e seleção

Ao utilizar a inteligência artificial para recrutamento e seleção de talentos, as empresas garantem ainda mais agilidade e precisão no processo. Isso porque os mecanismos, como os algoritmos e os bots, podem contribuir para filtrar e encontrar perfis que atendam aos requisitos procurados.

Treinamento e desenvolvimento

Além de usar a inteligência artificial no recrutamento e seleção, é possível implementá-la na área de treinamento e desenvolvimento. Afinal, com os dados extraídos por meio dos algoritmos, por exemplo, a empresa identifica os pontos fortes e fracos dos colaboradores, agindo de forma mais assertiva para melhorá-los.

Controle de jornada

Como já dissemos, a IA também pode auxiliar na gestão de pontos. Assim, com os relógios eletrônicos biométricos ou os aplicativos, o setor de RH tem um controle maior da jornada dos colaboradores, com informações específicas sobre o tempo de trabalho, atrasos e faltas, o que facilita o fechamento da folha de pagamento.

Gestão de pessoas

Ao automatizar tarefas processuais, a inteligência artificial no RH dá mais espaço para os profissionais do setor trabalharem em outras frentes, como na própria gestão de pessoas. Desse modo, eles podem criar uma relação mais humanizada e atuar no engajamento dos colaboradores.

Principais benefícios da inteligência artificial no RH

Então, quais são os principais benefícios da inteligência artificial no RH? Além de auxiliar em processos básicos, o mecanismo pode contribuir para diferentes setores da empresa. Veja abaixo.

Agilidade e assertividade nos processos

Com a IA, o que antes dependia de muito tempo e disposição pode ser resolvido com facilidade hoje. Por exemplo, durante um processo seletivo, os algoritmos podem buscar e filtrar candidatos alinhados às expectativas da empresa, deixando para trás a necessidade de analisar milhares de currículos.

Além disso, com os mecanismos de análises, é possível ter mais assertividade na hora de selecionar um novo colaborador, o que pode evitar gastos com verbas rescisórias e novos processos.

Aumento da produtividade

Assim como já falamos, ao contar com a inteligência artificial, os profissionais de RH podem dedicar tempo para novas frentes, aumentando a produtividade na empresa. Portanto, eles podem abrir mão de processos burocráticos e repetitivos, focando ações para desenvolver a organização.

RH mais estratégico

Por último, a implementação da inteligência artificial no RH também pode colaborar para tornar o setor mais estratégico. Com os mecanismos, é possível mensurar desempenho, identificar faltas, atrasos e outros índices a fim de desenvolver políticas eficazes.

Motive seus funcionários com os melhores benefícios!

Agora que você já sabe tudo sobre o papel da inteligência artificial no RH, que tal aproveitar para garantir os melhores benefícios e engajar seus colaboradores? Há mais de 40 anos no mercado, a VR é uma excelente opção para as empresas que buscam firmar uma parceria de confiança.

Entre os serviços oferecidos, estão os famosos produtos PAT: VR Refeição e VR Alimentação, VR Multi, além de opções diferenciadas, como VR Cultural, VR Auto e muito mais! Gostou? Aproveite as vantagens e faça parte desse time!

Se você for lojista, saiba que pode ampliar seus métodos de pagamento com esses serviços da VR! Para fazer isso, é muito simples: basta entrar no site “Aceita VR” e credenciar seu negócio para receber nossos cartões. Assim, toda vez que perguntarem “aceita VR?”, a resposta será sempre sim!

Gostou do artigo?
Cadastre-se e receba nossos conteúdos!