btn
rescisão de contrato
rescisão de contrato
fade

Rescisão de contrato: o que é e como calcular

Os procedimentos que envolvem a rescisão de contrato geram algumas das maiores dúvidas no ambiente corporativo: quais são os tipos de rescisão? Quando há o aviso prévio? Como calcular os valores rescisórios?

A rescisão é uma das grandes responsabilidades do setor de Recursos Humanos (RH). É importante ter uma metodologia consolidada para os processos de fim de contrato serem justos e eficientes.

Para solucionar todas as dúvidas sobre a rescisão de contrato, a VR preparou um texto completo. Aqui, você vai entender o que é a rescisão e como calcular os valores assegurados por lei, além de outras questões muito importantes. Vem com a gente!

O que é rescisão de contrato?

Primeiro, é preciso ressaltar que tudo o que explicamos se refere aos empregados vinculados à Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). A rescisão contratual é o encerramento do vínculo de trabalho estabelecido por contrato. Ela pode ser realizada pelo empregado ou pelo empregador.

Existem diferentes tipos de rescisão de contrato, cada qual com procedimentos específicos. A parte que busca a rescisão deve comunicar o aviso prévio. Tanto o empregado quanto o empregador devem levantar as pendências e cumpri-las.

Como a rescisão funciona?

A confirmação da rescisão ocorre pela assinatura do Termo de Rescisão de Contrato de Trabalho (TRCT). No documento, estão informações como data de demissão e admissão, 13º salário, verbas rescisórias, aviso prévio, entre outras informações.

Saúde dos Trabalhadores em 2023

O aviso prévio é o procedimento que fornece o tempo para a empresa se preparar para buscar outro funcionário e o empregado cumprir os encargos pendentes. Ele deve ser realizado com 30 dias de antecedência do desligamento completo, com o salário desse período pago.

Se o funcionário tem mais de um ano de trabalho na empresa, são acrescidos 3 dias por ano de serviço até o máximo de 90 dias. A empresa pode optar por liberar o empregado antes do tempo, com o salário do período pago. Se o empregado não respeitar o aviso prévio, deve pagar o valor para a empresa.

Tipos de rescisão de contrato

rescisão de contrato

Cada tipo de rescisão de contrato tem justificativas e direitos para os trabalhadores. É preciso conhecer cada um dos modelos de desligamento para garantir os deveres e as verbas rescisórias. Confira quais são abaixo.

Demissão sem justa causa

A demissão sem justa causa ocorre quando o empregado é demitido sem justificativas. Normalmente, acontece quando a empresa precisa cortar custos ou o desempenho do funcionário não agrada.

Nesses casos, o trabalhador tem uma série de verbas rescisórias: aviso prévio, saldo do salário restante, férias vencidas e proporcionais com um terço de adicional, multa de 40% do FGTS e 13ª salário proporcional.

Demissão por justa causa

A demissão por justa causa acontece quando o empregado descumpre regras estabelecidas no contrato, como ato de improbidade, violação de segredo corporativo e faltas que excedam o limite. O funcionário tem direito ao saldo do salário e às férias vencidas com adicional de um terço.

Rescisão indireta

Quando o empregador não cumpre com o contrato, o funcionário pode decidir pela rescisão indireta ou pelo pedido de rescisão por justa causa. Os descumprimentos podem ser: não pagamento do salário, abusos e assédios no ambiente de trabalho, condições de periculosidade sem adicional, entre outros.

Pedido de rescisão sem justa causa

O pedido de demissão sem justa causa é solicitado pelo empregado para a empresa normalmente por insatisfação ou para buscar outras vagas. Os direitos são: saldo do salário, 13º salário proporcional, férias vencidas e proporcionais com acréscimo de um terço.

Culpa recíproca

A culpa recíproca é um caso mais raro. Acontece quando empregador e empregado descumprem regras contratuais. A justiça trabalhista precisa aceitar os casos de culpa recíproca para o processo de desligamento prosseguir.

Nesse caso, as obrigações são: saldo de salário, metade do aviso prévio, metade do 13º, metade das férias proporcionais com acréscimo de um terço, férias vencidas com acréscimo de um terço e indenização de 20% do FGTS.

Demissão consensual

A demissão consensual, também chamada de comum acordo, refere-se ao procedimento em que ambas as partes optam pelo desligamento sem justa causa. A proposta foi implementada pela reforma trabalhista em 2017.

Na demissão consensual, os direitos são: saldo de salário, metade do aviso prévio, férias vencidas e proporcionais com acréscimo de um terço, 13º salário proporcional e multa de 20% do FGTS.

Como calcular as verbas rescisórias

Para realizar o cálculo de rescisão, é preciso saber o tipo do desligamento e as obrigações correspondentes. Cada valor possui um cálculo específico:

  • saldo de salário: (salário ÷ 30) x dias trabalhados;
  • aviso prévio trabalhado: 30 dias + (3 dias x anos trabalhados na empresa);
  • aviso prévio indenizado: aviso prévio trabalhado x (salário ÷ 30);
  • 13º salário proporcional: meses trabalhados no ano x (salário ÷ 12);
  • férias vencidas com acréscimo do adicional de um terço: salário + (salário x 1/3);
  • férias proporcionais com acréscimo do adicional de um terço: (salário ÷ 12) x meses trabalhados + 1/3;
  • multa sobre o FGTS: saldo da conta do FGTS + porcentagem do tipo de rescisão.

VR: os melhores cartões-benefícios para sua empresa

A rescisão contratual pode até parecer um procedimento complicado no início. Porém, seguindo todas as diretrizes da lei, a empresa evita conflitos jurídicos e cria um bom clima organizacional.

A VR é uma empresa que valoriza as boas práticas corporativas. Há décadas, incentiva a cultura corporativa com os cartões-benefícios. Vales, como o VR Transporte, são aceitos em todo o Brasil e possuem facilidades, como um aplicativo completo.

Então, conheça nossos serviços, como o VR Alimentação, e peça uma proposta para sua empresa. Você verá como os cartões são seguros, fáceis de usar e com grande cobertura nacional.

Gostou do artigo?
Cadastre-se e receba nossos conteúdos!