btn
mulher em reunião dentro de casa com ajuda do auxílio home office
mulher em reunião dentro de casa com ajuda do auxílio home office
fade

Desvendamos as principais dúvidas sobre o auxílio home office

Não resta dúvida de que o mundo do trabalho mudou muito nos últimos anos. A modalidade home office se disseminou, primeiro por necessidade e, depois, pelo sucesso do modelo. Sendo assim, ainda são necessárias adaptações e  ferramentas para melhor gerir essa  forma de trabalho, como é o caso do auxílio home office.

Esse auxílio surgiu e está se popularizando como uma maneira de ajudar o trabalhador nas suas despesas no trabalho remoto, como eletricidade, internet e compra de material ergonômico e dispositivos eletrônicos. 

Quer saber mais sobre o auxílio home office e como as empresas podem implementá-lo? A VR preparou um artigo para você entender tudo sobre o assunto. Continue com a gente.

O que é auxílio home office?

mulher conferindo seu auxílio home office

O auxílio home office é um benefício em forma de valor financeiro concedido mensalmente aos trabalhadores para suprir algumas despesas do trabalho remoto. Assim, o custeamento visa auxiliar as contas de energia elétrica, internet, telefone, além de gastos com infraestrutura.

O modelo home office teve um crescimento acelerado nos últimos dois anos e, segundo a Fundação Instituto de Administração (FIA), 46% das empresas adotaram o home office durante a pandemia de Covid-19. 

Mesmo com a retomada do modelo presencial, o home office tem muito potencial. Prova disso é que 1 a cada 4 trabalhadores brasileiros poderia trabalhar de forma remota, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Assim, são cada vez mais necessários benefícios como o auxílio home office.

Saúde dos Trabalhadores em 2023

O que diz a lei de auxílio home office?

Trata-se de uma ajuda de custo e está prevista no artigo 457 da CLT, no qual a empresa deve arcar com as despesas permanentes ou temporárias dos trabalhadores, devido às mudanças no local de trabalho. Desse modo, a empresa deve ajudar com os gastos com internet, energia e equipamentos necessários para realizar as atividades laborais.

De acordo com a lei, as despesas não são de natureza salarial, nem devem ser incorporadas à remuneração. Além disso, esse auxílio não é configurado como rendimento tributável do trabalhador. 

O objetivo é que o empregador custeie parte dos gastos que aumentaram a partir da permanência dos trabalhadores em casa.

Sabemos que, com os funcionários realizando suas demandas no ambiente doméstico, as despesas da empresa diminuíram bastante, mas elas não deixaram de existir. Os trabalhadores estão pagando essa diferença, o que acarreta a necessidade do auxílio.

Apesar de não haver uma orientação rígida sobre como deve ser calculado o custo de auxílio home office pela lei, é fundamental que haja um acordo formalizado por meio de um contrato entre a empresa e o funcionário.

Como funciona o auxílio home office?

No auxílio home office, o valor é estabelecido pela empresa, a partir de um cálculo próprio sobre os gastos do funcionário trabalhando remotamente. Apesar de teletrabalho e home office serem modalidades diferentes, o auxílio pode ser aplicado a ambas (inclusive ao modelo híbrido de trabalho também).

Ainda, o trabalhador em home office continua recebendo os benefícios obrigatórios — se vinculado à CLT — e os facultativos — como o vale-refeição. Dessa maneira, o colaborador pode receber simultaneamente, por exemplo, auxílio-alimentação e home office. Assim, é preciso atentar para alguns pontos fundamentais:

  • A empresa deve negociar os valores custeados com os funcionários.
  • O acordo pode ser feito de forma livre, mas deve estar definido no contrato de trabalho tudo o que for de responsabilidade do empregador e do trabalhador.
  • Caso o funcionário não tenha equipamentos de trabalho suficientes para realizar as demandas, é responsabilidade do empregador arcar com a aquisição de materiais para ele.
  • Se o trabalhador não tiver condições de pagar uma internet com a velocidade necessária para cumprir com as demandas, esse custo também deve ser pago pelo empregador.

Cálculo do auxílio home office

Como não há uma determinação clara de quanto deve ser o auxílio home office, cada empresa realiza seu método para o cálculo do benefício. Porém, algumas demandas são essenciais para serem consideradas no valor.

Uma boa maneira de estabelecer um valor para o auxílio é realizar pesquisas sobre os gastos mensais com infraestrutura para o trabalho e sobre aquilo de que o colaborador precisa para executar suas funções. Estas são algumas das demandas que o benefício pode ajudar a custear:

  • Conta de energia elétrica.
  • Conta de internet.
  • Licença de software.
  • Equipamentos e móveis ergonômicos.
  • Dispositivos eletrônicos.
  • Câmeras, fones e microfones.
  • Materiais de escritório.

Estabelecidos os parâmetros do cálculo do auxílio, os empregadores podem definir uma porcentagem em relação a esses gastos para o valor do benefício. Além disso, é sempre importante conversar com os funcionários para verificar se os valores estão de acordo com as demandas.

Vantagens do auxílio home office

De acordo com uma pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Administração (FIA), 46% das empresas adotaram o modelo de home office durante a pandemia e, após o período pandêmico, 50% delas afirmaram que a experiência com o teletrabalho superou positivamente as expectativas.

Apesar de o home office ainda parecer uma novidade para muitas pessoas, a tendência é que esse modelo de trabalho continue crescendo no país e, por isso, é preciso adotar medidas práticas para respeitar a lei. É fundamental fazer bons acordos com os funcionários e valorizar a equipe da sua empresa.

O auxílio traz vantagens únicas para os trabalhadores. Cada vez mais, pessoas buscam trabalhar remotamente, e oferecer benefícios é uma excelente maneira de atrair talentos e melhorar a cultura corporativa. Conheça as vantagens!

Valorizar os colaboradores

É importante criar vínculo com os trabalhadores na modalidade remota, pois as empresas ainda estão encontrando formas de integração semelhantes ao presencial. Desse modo, oferecer benefícios corporativos é uma maneira de valorizar os colaboradores.

Os auxílios ajudam a desenvolver o sentimento de pertencimento no trabalhador. As equipes trabalham motivadas e com foco, visto que não precisam se preocupar com aspectos da infraestrutura.

Redução do turnover

Benefícios corporativos reduzem a taxa de turnover, ou seja, diminuem a alta rotatividade dos funcionários. Isso acontece porque as pessoas possuem mais motivos para continuar na empresa. 

O ambiente de trabalho, mesmo o virtual, se torna mais harmônico, já que os trabalhadores se conhecem há mais tempo e sabem das qualidades de cada membro. Reduzindo o turnover, as equipes se consolidam, e um trabalho de longo prazo tem mais probabilidade de sucesso.

Atrair talentos

No atual mundo de trabalho competitivo, atrair os profissionais mais qualificados é uma das principais missões das empresas. Portanto, o oferecimento de auxílios é uma importante ferramenta para chamar atenção de talentos, especialmente na modalidade home office.

Vale-refeição e vale-alimentação ainda devem ser pagos com o auxílio home office?

Sim, o vale-refeição ou vale-alimentação deve ser pago para todos os funcionários, no modelo CLT, mesmo que eles não estejam trabalhando no ambiente físico da empresa. Então, vale fazer uma boa gestão de benefícios e acordar as melhores condições com os funcionários para que ambas as partes garantam vantagens. 

Uma ótima opção para setores de RH que desejam inovar e reduzir os prejuízos é investir em um saldo de cartão de benefício, que serve tanto para alimentação quanto para compra de materiais de home office. 

É o caso do VR Multi, que é um benefício flexível e pode ser usado de acordo com as necessidades da organização e da equipe. Com saldos separados, conforme as exigências do novo PAT e da MP 1.108, o VR Multi oferece créditos para alimentação, refeição, home office ou mobilidade no mesmo cartão. 

Investir em benefícios flexíveis pode ajudar a sua empresa a melhorar o relacionamento com os trabalhadores, mesmo a distância, garantindo mais facilidade para captar e reter talentos a longo prazo, o que também influi positivamente no engajamento da equipe.

A VR é a melhor opção de cartões de benefícios!

Agora que você descobriu como o auxílio home office funciona, que tal conhecer mais uma maneira de valorizar os funcionários? A VR é líder no segmento de cartões de benefícios: há mais de quatro décadas, está com os trabalhadores brasileiros oferecendo serviços seguros, práticos e inovadores.

Nossos cartões, como o VR Refeição, aceitos em mais de 570 mil pontos de aceitação em todo o Brasil! Os empregadores possuem uma plataforma completa para gerir os benefícios, e os funcionários também têm um aplicativo no qual conferem todas as movimentações da conta. Então, conheça nossos serviços, como o VR Alimentação, e inclua como um benefício para os funcionários em home office da sua empresa. Sempre prezamos a excelência em qualidade, rapidez e tecnologia.

Gostou do artigo?
Cadastre-se e receba nossos conteúdos!