btn
vr_capa_restaurante_planilhas_01
vr_capa_restaurante_planilhas_01
fade

Gestão de custos: o que é, como funciona e qual é a importância

Saber controlar o financeiro de seu negócio é essencial para o sucesso a longo prazo. Isso envolve não só um simples relatório de entrada e saída de capital na empresa, mas todo o planejamento estratégico de gastos. Nesse contexto, a gestão de custos é de extrema importância.

A saúde financeira da empresa é o que faz o negócio funcionar a cada mês, além de ser um dos principais pontos para a atração de investidores e sócios. Dessa maneira, a gestão estratégica de custos é fundamental para demonstram os valores atuais e as projeções de lucro.

A VR preparou um material para você entender o que é gestão de custos e como aplicá-la em seu negócio, além de exemplos sobre a importância de um bom gerenciamento corporativo. Continue lendo!

O que é gestão de custos?

Gestão de custos refere-se à organização dos investimentos da empresa para todas as operações funcionarem como planejado. Assim, representa um conjunto de ações que vão desde o levantamento de métricas até as análises e o planejamento.

O gerenciamento de custos vai contabilizar as despesas fixas e variáveis, assim como as diretas e as indiretas. Isso é essencial para saber se o valor ofertado pelos produtos e pelos serviços da empresa estão em conformidade com os custos e os gastos do negócio.

Dessa maneira, gestão de custos e formação de preços andam lado a lado. Porém, cada empresa e cada área de atuação possui métricas próprias. Um restaurante não pode ser comparado a uma startup de tecnologia, por exemplo. É preciso entender os custos necessários para cada tipo de negócio.

Importância da gestão de custos

Ter uma excelente gestão de custos é um dos principais passos para a empresa organizar-se internamente e tornar-se competitiva no mercado. Isso porque os recursos são investidos de forma eficiente, e os relatórios apresentam insights importantes para o futuro.

Você também pode realizar o gerenciamento das finanças de cada setor de seu negócio, entendendo a melhor a alocação dos recursos. Por si só, a gestão de custos logísticos é muito complexa e demanda um levantamento próprio para entender gastos com combustíveis, embalagens, motoristas, etc.

Outro bom exemplo é o gerenciamento de custos em projetos, que compreende como cada iniciativa da empresa está performando. Com isso, é possível realocar os investimentos que não resultam em diferentes ações que podem render frutos.

Como fazer o gerenciamento de custos

Como dissemos, cada empresa possui métricas mais específicas para a gestão de custos, porém há certos conceitos e ações que podem ser aplicadas na maioria dos negócios. Uma grande ferramenta para o gerenciamento das finanças é a divisão dos custos em variável, fixo, direto e indireto.

Os gastos fixos são aqueles constantes todo mês, mesmo que sofram pequenas variações, como salários, aluguel e conta de internet. Já os gastos variáveis sofrem alterações recorrentes por condições externas à empresa. Um exemplo é o preço dos tecidos para uma costureira.

Os custos diretos influenciam diretamente o preço do produto ou do serviço. Por sua vez, os custos indiretos não estão relacionados ao produto ou ao serviço de forma direta, mas são importantes, como combustível e alimentação.

A partir dessas métricas, já é possível estabelecer um gerenciamento eficiente de custos para as empresas, principalmente entendendo a margem de lucro em relação ao produto ou ao serviço comercializado.

homem fazendo gestão de custos da empresa

Dicas de como realizar a gestão de custos

Além de identificar as métricas e os dados que sua empresa deseja utilizar, há algumas dicas de organização financeira e ferramentas corporativas que auxiliam na gestão dos negócios. Confira algumas recomendações abaixo.

Ficha técnica

Faça uma ficha técnica com todos os seus gastos ou investimentos em um projeto específico. Controle de custos, padronização de serviços e diminuição do desperdício de investimento são algumas das vantagens de manter essa folha sempre atualizada.

Lista de compras

Outro documento muito importante para seu negócio é a lista de compras. Em uma planilha, organize todos os produtos que você utiliza na sua empresa. Tudo precisa ser listado para você checar todos os itens armazenados e saber o que e quanto precisa comprar naquela semana.

Controle de recebimento

O momento de receber as mercadorias é um dos mais sensíveis para o controle de custos. Fornecedores podem entregar produtos em menor quantidade do que foi cobrado na nota, por exemplo. Uma vez que você receber a mercadoria e assinar o recibo, não poderá fazer muita coisa. 

DRE 

O Demonstrativo do Resultado do Exercício (DRE) é a “planilha-mãe” de qualquer negócio. Esse documento diz se sua operação deu lucro ou prejuízo no final do mês. Nele, você registra todas as saídas do caixa, separadas por tema: gastos com pessoal, aluguel, contas e despesas comerciais. 

Assim, você programa suas finanças e evita sustos. Quanto mais organizadas estiverem as informações de seu negócio, mais fácil será o processo de tomada de decisão. Além disso, ao enxergar melhor cada um de seus gastos, você pode organizar planos de ação para melhorar seu DRE.

A VR é a melhor opção para sua empresa!

Você conheceu maneiras de organizar as finanças de seu negócio. Então, que tal descobrir a melhor opção de cartões-benefícios? A VR oferece serviços com total controle e opções econômicas. Estamos há quatro décadas com os trabalhadores brasileiros, desenvolvendo produtos inovadores, eficientes e fáceis de utilizar.

Nosso tradicional cartão VR Refeição, por exemplo, tem uma plataforma completa, em que os empregadores podem gerir o benefício aos funcionários. Já os beneficiados têm um aplicativo muito prático, em que é possível ver as movimentações em conta e a rede de restaurantes que aceitam o serviço.

Se você for lojista ou comerciante e quiser ampliar as opções de pagamentos de seu negócio, a VR te mostra como! Entre no site Aceita VR e credencie seu negócio para aceitar todos os cartões.

Gostou do artigo?
Cadastre-se e receba nossos conteúdos!