Abriu uma nova vaga em sua empresa e, agora, é preciso que ela seja divulgada e alcance aqueles profissionais ideais, capazes de executar com maestria as tarefas que a função exige. Para isso, nada melhor do fazer uma excelente job description que, desde a etapa de anúncio já possa selecionar candidatos alinhados às prerrogativas da posição oferecida. Mas como essa descrição deve ser elaborada? É justamente sobre isso que falaremos no post de hoje.

Se você quer contratar bons colaboradores, mas ainda não tem um departamento de RH estruturado para dar conta disso, este post é para você.

Nele, separamos algumas das melhores dicas para fazer uma job description eficiente, destacando a sua importância em um processo de recrutamento.

Como fazer uma Job Description eficiente?

Para cumprir com seu objetivo, a job description precisa incluir algumas informações essenciais. A seguir, confira 8 dicas que vão auxiliá-lo na montagem dessa descrição:

1. Comece pelo título da vaga

O título da vaga precisa ser sempre claro e objetivo. Além disso, deve descrever a função em vez das tarefas — escrever “jornalista”, por exemplo, é mais eficaz que “jornalista para site e revista”.

Sabemos que, às vezes, as empresas gostam de inovar e ser criativas quando ao título. Contudo, usando palavras que afetam negativamente o ranqueamento da sua publicação, menos pessoas vão encontrar de fato a sua oportunidade.

O mesmo acontece quando se constrói títulos confusos e/ou cheios de clichês. Isso pode não só acabar tornando toda a vaga desinteressante, como pode afastá-las de profissionais com senso crítico aguçado, que costumam ser aqueles que agregam no trabalho. Abaixo, separamos alguns dos erros bem comuns:

  • usar caixa alta;

  • citar: “nenhuma experiência necessária”;

  • fazer perguntas dentro do título;

  • incluir valores enganosos;

  • fazer propostas “indecentes”, como trabalho sub-remunerado, ou mesmo não remunerado, em troca de experiência profissional.

2. Saiba descrever bem a oportunidade

Agora, chegou a hora de falar sobre a oportunidade. Aqui, todo cuidado é necessário para criar uma descrição breve, mas capaz de despertar o interesse do candidato.

Em seguida, é preciso abordar quais responsabilidades a vaga acarreta e o que será esperado do candidato caso ele seja contratado. Aqui, mencione também as tarefas a serem executadas no dia a dia.

Não se esqueça de que a clareza e a transparência são o ponto-chave dessa etapa. Evite também termos internos e que só serão compreendidos por quem já trabalha na empresa.

Sua vaga pode se chamar analista de vendas nível III, mas será que isso fará diferença ou sentido para o mercado? Lembre-se de que isso também atrapalha o ranqueamento nos mecanismos de busca.

3. Deixe claro o local de trabalho

Não deixar claro na job description o local de trabalho é um erro grave, já que é comum que os candidatos filtrem as vagas por localização em suas buscas.

Dessa forma, é importante adicionar um endereço físico na publicação — que seja real e, acima de tudo, preciso. Isso também conta pontos quanto à credibilidade da vaga, uma vez que os candidatos poderão se certificar que a empresa existe e que está mesmo recrutando.

4. Inclua a faixa salarial

Veja pelo lado do candidato: nada mais frustrante que se identificar com todos os aspectos de uma job description mas, no final, ficar sem saber qual é a faixa salarial para aquela oportunidade, concorda?

Não incluir a faixa salarial deixará a sua vaga sempre um passo atrás na competição por candidatos qualificados. Portanto, não se esqueça de mencioná-la com honestidade. Lembre-se de que sempre é possível negociar o salário com mais calma ao longo da etapa de entrevistas.

5. Liste todos os requisitos necessários

Para filtrar aqueles candidatos que realmente seriam ideais para a vaga, é preciso especificar bem os requisitos necessários para a contratação, como habilidades, qualificações, entre outros. Para isso, apresente tudo em ordem de relevância e de modo breve e organizado

O candidato precisa ter concluído a universidade? Precisa ter obtido alguma certificação extra? Deve ser fluente em outro idioma? Quais experiências são necessárias?

Quanto mais específico você for aqui, menores são as chances de receber candidaturas que não atendam aos requisitos básicos. Lembre-se de que isso é fundamental para que não se perca tempo durante a fase de seleção.

6. Não se esqueça dos benefícios

Incluir tanto os benefícios primários (plano de sáude e/ou dental, vale-transporte,vale alimentação e/ou refeição, etc) quanto os secundários (horas flexíveis, auxílio-creche, vale-cultura, academia, etc) ajudará a colocar a sua companhia sempre à frente. Lembre-se que muitos candidatos que estão em dúvida sobre uma vaga ou outra utilizam os benefícios como critério de desempate na hora de se decidir.

7. Escreva um pouco sobre a empresa

Antes de concluir a job description, chegou o momento de falar um pouco sobre a empresa, ou seja, descrevê-la brevemente e dizer quem ela é. Aqui, é interessante abordar:

  • valores e objetivos de mercado;

  • produtos e/ou serviços;

  • perfil dos clientes;

  • por que as pessoas gostam de trabalhar na companhia, entre outras informações nesse sentido.

Descreva também aspectos da cultura da empresa. Isso ajudará a atrair aqueles candidatos mais apropriados, alinhados e compatíveis ao perfil comportamental desejado dentro da organização.

8. Prepare um bom Call To Action (CTA)

Por fim, o CTA da sua vaga deve ser objetivo, motivando o candidato a clicar no botão indicado de candidatura. Para isso, forneça informações claras e, caso necessário, prepare uma seção de perguntas e respostas para obter mais informações sobre os profissionais, de modo a verificar quais deles estão mais de acordo com a oportunidade.

Qual é a importância de uma boa Job Description?

O objetivo de todo processo de recrutamento é atrair os melhores profissionais disponíveis no mercado (ou até mesmo despertar o interesse daqueles que já estão em outras organizações) para dentro da sua empresa, não é mesmo?

É aí que entra a importância da job description. Quando ela contempla os aspectos citados, é capaz de funcionar como uma espécie de propaganda da organização, mostrando como é gratificante trabalhar nela.

Dessa forma, ela atrai para seu time os profissionais mais bem qualificados e que preenchem todos os requisitos do cargo. Dessa forma, ocorre um processo de seleção e recrutamento bem-sucedido, como economia de tempo e recursos e resultando em funcionários identificados com a empresa, que tendem a ser mais produtivos e permanecer trabalhando na companhia.

Quer receber os melhores artigos sobre gestão de pessoas, diretamente em sua caixa de entrada? Assine agora mesmo a nossa newsletter!