Jornada Imersiva do RH.
Não perca a chance de tornar sua gestão de pessoas mais estratégica.
Garanta já sua vaga
Sou Estabelecimento

Automação de processos no RH: o que é, como fazer e mais!

Está pensando em adicionar a automação de processos no seu RH, mas não sabe como começar? Venha aprender aqui com a VR!
VR
12.10.2025
7 min de leitura
Mulher em jaqueta jeans analisando gráficos e dados de negócios em um notebook em uma reunião.
Assine a nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos.

 

Por muito tempo, o potencial estratégico do RH foi limitado por tarefas manuais e processos burocráticos. Hoje, a tecnologia está mudando radicalmente esse cenário, graças à automação de processos com a ajuda da Inteligência Artificial.

Esse movimento de transformação digital no RH, que consiste em substituir a papelada e as planilhas por sistemas inteligentes, permite que a equipe do setor se dedique ao que realmente importa: as pessoas.

Continue a leitura para entender como essa transição digital está acontecendo, na prática!

O que é a automação de processos?

A automação de processos dentro do RH nada mais é do que o uso de softwares e ferramentas digitais para realizar atividades rotineiras e administrativas que costumavam ser feitas manualmente.

Conhecida também como Automação de Processo Robóticos, ou RPA em recursos humanos, consiste em aplicar as ferramentas para automação de tarefas repetitivas, buscando a melhoria da produtividade, a redução de custos operacionais e aumento da consistência nos resultados.

A implementação desse sistema reduz consideravelmente os erros humanos, otimizando o tempo gasto em preencher planilhas ou processando documentos. Isso potencializa a experiência do RH, tanto para as pessoas colaboradoras quanto para a gestão.

Exemplos de processos que podem ser automatizados no RH

A automação de processos de recursos humanos pode ser aplicada em diversas áreas de uma empresa, tais como:

  1. Recrutamento e seleção: auxílio na triagem de currículos, divulgação de vagas e testes online.
  2. Admissão de pessoas colaboradoras: envio e assinatura de documentos de forma digital, integração com o eSocial e criação do cadastro da pessoa colaboradora automaticamente.
  3. Folha de pagamento: cálculo automático de salários, horas extras, férias e descontos, e geração de holerites digitais.
  4. Gestão de ponto: sistemas online para o registro da jornada de trabalho, relatórios de horas trabalhadas e controle de banco de horas.
  5. Treinamento e desenvolvimento: plataformas de e-learning, relatórios de participação e programas de capacitação.
  6. Avaliação de desempenho: ferramentas de feedback contínuo e coleta de dados relacionados à produtividade. 

 

Leia também: Como a tecnologia em recursos humanos vai ajudar seu negócio

Benefícios da automação de processos de recursos humanos

Essa transformação digital no RH está revolucionando o departamento, por conseguir integrar tecnologias inovadoras como inteligência artificial, Machine Learning e big data, ao dia a dia e de forma positiva.

Assim, ao aplicar as ferramentas para automação de processos de forma correta, é possível redefinir a gestão de pessoas, permitindo uma análise mais precisa e em tempo real dos dados das pessoas colaboradoras.

Com a automação de processos administrativos, o RH pode se concentrar em atividades estratégicas, como o desenvolvimento de talentos e a melhoria da experiência das pessoas que trabalham dentro da empresa.

Veja alguns benefícios que a transformação digital no RH pode agregar no dia a dia:

1. Diminuição de erros

Cálculos de folha de pagamento, controle de férias ou horas extras, estão sujeitos a erros humanos que podem gerar grandes transtornos, desde insatisfação dos colaboradores e colaboradoras, até multas trabalhistas.

Ao adicionar ferramentas de automação processual, os erros que poderiam ser cometidos em processos manuais são reduzidos. Isso acontece porque sistemas automatizados seguem regras pré-programadas e fazem os cálculos de forma precisa, alcançando maior confiabilidade e segurança.

2. Redução de custos

Outro impacto direto da automação é a economia financeira da empresa, pois com menos erros, há menos gastos com retrabalhos, indenizações e multas. O uso de ferramentas para automação permite otimizar o tempo da equipe, diminuindo a necessidade de contratações adicionais para lidar com tarefas repetitivas.

Pelos recursos disponíveis nessas ferramentas, também é possível ter uma melhor gestão de recursos, permitindo que a empresa invista de forma mais estratégica em ações que agregam na rotina de todas as pessoas colaboradoras, com foco no desenvolvimento e inovação.

3. Decisões baseadas em dados

Talvez o benefício mais estratégico da automação de processos seja a geração de relatórios e indicadores em tempo real, que permite ter acesso a dados precisos sobre as pessoas colaboradoras e assim tomar decisões fundamentadas.

Essa inteligência de dados permite identificar gargalos, prever tendências e desenhar ações para melhorar a performance e a saúde organizacional como um todo. Assim, o RH se torna um parceiro estratégico da alta gestão.

4. Aumento da produtividade

A automação multiplica a capacidade do RH, já que as atividades que antes levavam horas ou até dias para serem concluídas passam a ser feitas em poucos cliques. Assim, o setor consegue atender um maior volume de demandas sem comprometer a qualidade das entregas. O resultado é mais agilidade, com processos bem estruturados e maior disponibilidade para focar em projetos de desenvolvimento de pessoas.

Leia também: People analytics — o que é e como aplicar na rotina do RH

Como fazer a automação de processos no RH?

Adicionar a automação de processos no RH da sua empresa não é uma tarefa difícil, mas precisa de um planejamento estratégico por etapas, para garantir que a transição das demandas sejam mais organizadas. Os passos essenciais consistem em:

  1. Mapeamento de processos atuais: realize a identificação das tarefas repetitivas e manuais, que geram impacto negativo na produtividade ou erros dentro do processo.
  2. Defina as prioridades: inicie a transição pensando nos processos mais críticos, como folha de pagamento ou gestão de ponto.
  3. Escolha a ferramenta: procure por aquela que disponibiliza mais recursos importantes para o RH.
  4. Capacite o RH: prepare as pessoas colaboradoras para aplicar o novo sistema no dia a dia.
  5. Monitore os resultados: verifique continuamente os indicadores de eficiência e ajuste a automação, caso necessário.

 

Leia também: Gestor de RH — qual é o papel desse profissional na empresa?

Como escolher a ferramenta ideal para a automação do RH?

Para que as ferramentas para automação sejam realmente positivas para a rotina de trabalho, é preciso escolher o recurso adequado para o momento atual da empresa. A automação deve ser adaptada à realidade do RH, independentemente do porte do seu negócio:

  • Pequenas empresas: podem começar com soluções simples, como sistemas de folha de pagamento e ponto eletrônico digital.
  • Médias empresas: tendem a adotar plataformas mais integradas que reúnem recrutamento, treinamento e avaliações.
  • Grandes empresas: costumam utilizar sistemas mais robustos que centralizam todos os processos em um só ambiente digital.

Por isso, a VR oferece soluções completas para o RH para empresas de diversos tamanhos, sendo a solução ideal para facilitar o trabalho de gestão de pessoas.

Escolha a VR para automatizar seu RH!

A transformação digital no RH já é uma realidade e com a VR você ganha eficiência, reduz custos e permite que todas as pessoas trabalhadoras tenham uma experiência mais completa com o RH.

Com soluções modernas e flexíveis, a VR oferece plataformas que integram:

A VR entrega tecnologia, segurança e inovação para tornar seu RH muito mais ágil e eficiente. Não perca mais tempo com processos manuais, contrate agora as soluções VR para elevar o nível do seu RH!

Leia também: Conheça os produtos VR — soluções feitas para sua empresa

Imagem de capa — Fonte: Freepik (2025)

 

Curtiu o conteúdo?
Preencha o formulário e facilite a sua vida com as soluções da VR em benefícios, gestão de pessoas, mobilidade e muito mais. Simule sem compromisso!
Qual produto VR você tem interesse em conhecer?