Já reparou como o que motiva um(a) profissional nem sempre é o mesmo que inspira outro(a), ainda que fazendo parte da mesma equipe? Essa diversidade de interesses e prioridades tem tudo a ver com as diferentes gerações no mercado de trabalho — e com a maneira como as empresas estruturam seus planos de benefícios para colaboradores e colaboradoras.
Neste artigo, vamos explorar essas diferenças geracionais, entender o que cada perfil valoriza quando o assunto são benefícios corporativos e conferir dicas de como criar uma cultura organizacional inclusiva. Vamos lá?
Gerações no mercado de trabalho: quais são elas?
Atualmente, em muitos ambientes corporativos, convivem pelo menos três grandes grupos: a geração X, a geração Y (ou millennials) e a geração Z. Cada uma traz consigo características próprias, expectativas distintas e uma visão única sobre carreira, propósito e qualidade de vida.
Antes de falarmos sobre os planos de benefícios ideais para cada uma, é importante conhecer melhor as gerações que atuam hoje no mercado — e suas principais características.
Características da geração X (nascimento entre 1965 e 1980)
A geração X cresceu em um contexto de grandes transformações sociais e tecnológicas. Em geral, são profissionais resilientes, independentes e com foco na estabilidade.
Essa geração valoriza o reconhecimento por tempo de casa, a segurança financeira e benefícios mais tradicionais, como plano de saúde, previdência privada e bônus por desempenho.
Além disso, costumam prezar por hierarquias bem definidas, mas também são bastante adaptáveis e trazem consigo uma visão estratégica, construída com base na experiência.
Características da geração Y (nascimento entre 1981 e 1996)
A geração Y — também conhecida como millennials — cresceu em um mundo cada vez mais digital e conectado. São profissionais multitarefa, inquietos(as) e em busca de propósito. Valorizam o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, feedbacks constantes e um ambiente de trabalho com propósito.
Quando o assunto são benefícios, gostam de flexibilidade: horário flexível ou jornada híbrida, programas de bem-estar, cursos de desenvolvimento pessoal, day off de aniversário e licenças estendidas são alguns dos exemplos mais valorizados.
Características da geração Z (nascimento a partir de 1997)
A geração Z é a primeira totalmente nativa digital. São jovens que nasceram em meio a smartphones, redes sociais e mudanças rápidas. Têm uma mentalidade empreendedora, aprendem com agilidade e buscam autonomia desde cedo.
Querem se sentir representados(as) e pertencentes, e por isso, valorizam empresas que se posicionam sobre diversidade e inclusão. Benefícios corporativos que envolvem saúde mental, oportunidades de crescimento acelerado e acesso a ferramentas digitais são muito bem-vindos para esse público.
Segundo estimativas do Fórum Econômico Mundial e projeções da Zurich Insurance, as pessoas nascidas a partir de 1997 já devem representar cerca de 27% da força de trabalho global até o fim de 2025 — uma presença que não pode ser ignorada pelas empresas que desejam se manter relevantes.
Benefícios trabalhistas mais valorizados por cada geração
As diferenças geracionais vão muito além da idade. Elas refletem mudanças culturais, sociais e econômicas profundas. Para que um plano de benefícios seja efetivo, ele precisa dialogar com essas particularidades. Veja, a seguir, o que mais importa para cada geração:
Para a geração X
A geração X tende a buscar segurança e previsibilidade, com benefícios como:
- Plano de saúde de qualidade (inclusive para dependentes).
- Previdência privada.
- Seguro de vida.
- Programas de reconhecimento por tempo de casa.
- Bonificações por metas alcançadas.
- Jornada de trabalho estável.
Para a geração Y
A Y valoriza liberdade e reconhecimento, além de benefícios como:
- Flexibilidade de horário e modelo de trabalho (remoto ou híbrido).
- Benefícios voltados à saúde física e emocional.
- Programas de desenvolvimento e educação continuada.
- Licença-maternidade/paternidade estendida.
- Cartão multibenefícios com saldo livre.
- Ações voltadas à diversidade e inclusão.
Para a geração Z
A Z quer velocidade, protagonismo e impacto social, além de benefícios como:
- Plataforma de bem-estar e saúde mental.
- Acesso a cursos, mentorias e ferramentas digitais.
- Cartão de benefícios flexíveis.
- Projetos de impacto social e ambiental.
- Comunicação aberta e horizontal.
- Espaços para criatividade, autonomia e inovação.
A chave aqui está na escuta ativa: entender o que o time realmente valoriza é o primeiro passo para desenhar um pacote de benefícios que faça sentido. Nem sempre o que é vantajoso para uma pessoa colaboradora será para outra. Por isso, ter opções variadas e personalizadas é uma das melhores soluções para equilibrar as expectativas.
Leia também: Veja os tipos de benefícios mais procurados pelos candidatos
Cultura organizacional inclusiva = satisfação profissional
Oferecer bons benefícios é essencial, mas somente isso não basta. Uma cultura organizacional inclusiva, que valoriza a pluralidade e promove o pertencimento, é o que promove, de fato, a satisfação profissional a longo prazo.
Isso significa garantir que todas as pessoas — independentemente da geração, gênero, raça ou orientação sexual — tenham as mesmas oportunidades de desenvolvimento, voz ativa nas decisões e liberdade para serem quem são no ambiente de trabalho.
As empresas que investem em escuta, acolhimento e diálogo intergeracional colhem os frutos de um ambiente mais saudável, criativo e produtivo. Além disso, fortalecem sua marca empregadora, retêm e atraem mais talentos e constroem times mais engajados e preparados para lidar com os desafios de um mundo plural.
Mas afinal, como montar um plano de benefícios para diferentes gerações?
Agora que você já entendeu as principais diferenças geracionais e os desejos de cada perfil, é hora de colocar isso em prática. Aqui vão algumas dicas para montar ou revisar o plano de benefícios da sua empresa:
- Ouça as pessoas colaboradoras: faça pesquisas internas, enquetes e grupos focais para entender o que é realmente importante para cada geração.
- Ofereça flexibilidade: quanto mais personalizável for o pacote de benefícios, maior será o nível de satisfação e aderência.
- Inclua opções voltadas ao bem-estar: saúde mental, programas de qualidade de vida e equilíbrio emocional são valorizados por todas as idades.
- Atualize-se constantemente: o que funciona hoje pode não funcionar amanhã. Mantenha o plano de benefícios sempre alinhado às novas demandas e realidades.
- Integre benefícios à cultura da empresa: mais do que um pacote “atrativo”, os benefícios devem refletir a missão e a proposta de valor do negócio.
Benefícios que fazem sentido para todas as gerações!
Cada geração tem seu jeito de ver o mundo — e de se relacionar com o trabalho. Por isso, os melhores planos de benefícios são aqueles que reconhecem essas diferenças e entregam soluções que fazem sentido para todas as pessoas.
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