Um grupo de indivíduos vestidos profissionalmente estão juntos, exibindo uma mistura de trajes formais, em um ambiente de escritório moderno.
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Desenvolvimento de líderes: por que só promover não é suficiente?

No cenário corporativo atual, o desenvolvimento de líderes passa a ser uma necessidade estratégica e um diferencial competitivo atrativo. Isso porque, considerando o futuro do mercado de trabalho, a velocidade das mudanças tecnológicas e a necessidade de adaptação constante, a capacidade de formar lideranças eficazes é uma forma de impulsionar o sucesso organizacional.

Com isso em mente, neste artigo, vamos nos aprofundar no conceito de desenvolvimento de líderes, entender o motivo da simples não ser suficiente e identificar as características e competências essenciais para uma liderança efetiva. Acompanhe!

O que é liderança?

A primeira coisa que devemos entender é que a compreensão sobre o que é ser líder não é fixa — ela se transforma com o tempo, acompanhando as mudanças da sociedade. Hoje, uma pessoa líder é vista como uma agente de transformação, não somente se adaptando ao contexto, mas o influenciando de forma ativa.

No contexto profissional, liderar consiste em reconhecer a força do capital humano, compreender com clareza quais resultados o time deve alcançar e de que forma esses resultados impactam o desempenho da organização como um todo. Tudo isso deve estar alinhado aos valores da equipe, à cultura da empresa e ao direcionamento das equipes em busca de um objetivo comum.

O que é um programa de desenvolvimento de líderes?

Um plano de desenvolvimento de líderes é, em resumo, uma iniciativa estratégica que visa a capacitação de gestores e gestoras para a aquisição e o aprimoramento de competências da liderança. No geral, ele considera as individualidades de cada profissional, as nuances do seu setor de atuação e os objetivos de longo prazo da empresa.

Essa área tem ganhado reconhecimento crescente como uma das iniciativas mais relevantes nas organizações e, segundo o relatório “Tendências de Gestão de Pessoas 2023”, da Great Place to Work (GPTW), é a principal prioridade do setor de Recursos Humanos no período.

O relatório ainda revelou que cerca de 51% das 1.716 pessoas respondentes apontaram como prioridade formar uma liderança estratégica, ética, inclusiva e humanizada — sempre em alinhamento com os propósitos da empresa.

Leia também: 5 Dicas para encontrar um líder natural na sua equipe

Por que investir em iniciativas de formação de lideranças para além das promoções?

Como vimos até aqui, formar pessoas líderes preparadas e capazes de conduzir times com eficácia vai muito além de trocar o crachá. No cenário corporativo, para que as organizações enfrentem desafios cada vez mais complexos e acompanhem o mercado, é preciso investir em iniciativas estruturadas, contínuas e alinhadas à cultura e aos objetivos da empresa.

Isso acontece porque, no geral, programas de desenvolvimento da liderança impactam diretamente no desempenho e até na motivação das equipes. E, como apontado em uma pesquisa da Gallup, líderes eficazes podem aumentar o engajamento das pessoas colaboradoras em até 70% — um fator crucial para a retenção de talentos e para o aumento da produtividade no trabalho.

Ainda vale destacar que a ausência de uma liderança capacitada pode levar a decisões estratégicas equivocadas, queda na moral do time e a um ambiente desmotivador. Isso porque, sem líderes que inspiram equipes, as organizações têm dificuldades para se adaptar às mudanças, comprometendo sua competitividade.

Portanto, a formação de líderes deve ser encarada não somente como um custo, mas como um investimento essencial para assegurar o crescimento sustentável e fomentar a inovação contínua.

Leia também: Qual a função de um líder em uma empresa moderna?

Líder técnico vs. líder de pessoas: quais as diferenças?

Um grupo diversificado de profissionais está lado a lado, com os braços cruzados, encostado em uma parede cinza texturizada.

Conhecer as principais diferenças entre uma pessoa líder técnica e líder de pessoas é essencial para distribuir talentos de maneira mais inteligente.

A liderança técnica é aquela que domina as habilidades e conhecimentos necessários para conduzir projetos complexos e assegurar a eficiência operacional. Sua relevância está justamente na capacidade de resolver desafios técnicos, contribuindo diretamente para a competitividade da organização.

Já a liderança de pessoas foca no desenvolvimento humano, na motivação e no engajamento das pessoas colaboradoras. Assim, ela é a responsável por entender as dinâmicas interpessoais e promover um ambiente de trabalho colaborativo e motivado.

A habilidade de transitar entre esses papéis é essencial para o desenvolvimento de uma liderança eficaz, uma vez que integrar conhecimentos técnicos com habilidades interpessoais permite uma abordagem mais completa e estratégica, capaz de manter equipes engajadas e garantir projetos bem-sucedidos.

Leia também: Aprenda qual é a diferença entre líder e chefe

5 principais competências de um bom líder

No cenário empresarial atual, uma liderança eficaz é aquela que consegue equilibrar técnica e emoção, criando um equilíbrio que impulsiona o sucesso da equipe. Mas, para isso, é necessário que o(a) profissional tenha algumas habilidades, como:

  1. Inteligência emocional: envolve a gestão e compreensão das próprias emoções e das emoções de outras pessoas, promovendo o desenvolvimento pessoal da equipe ao identificar e fortalecer seus sentimentos e necessidades.
  2. Comunicação eficaz: diz respeito a ter uma comunicação interpessoal clara e respeitosa, sempre buscando ser uma pessoa ouvinte paciente e compreender as perspectivas trazidas por membros da equipe.
  3. Tomada de decisão estratégica: envolve a escuta ativa e a gestão de diferentes pontos de vista para analisar informações com clareza e tomar decisões mais assertivas.
  4. Capacidade de delegação e empoderamento: habilidade de alinhar-se aos objetivos organizacionais, definir metas claras e promover a autonomia da equipe por meio da delegação das responsabilidades.
  5. Otimismo: capacidade de manter uma visão positiva e motivar a equipe, transmitindo esperança e fortalecendo a resiliência das equipes.

Leia também: Conheça os principais características de um líder de sucesso

Como desenvolver habilidades de liderança em uma empresa?

Capacitar profissionais a se tornarem líderes exige uma combinação de ferramentas, recursos tecnológicos e autoconhecimento. Assim, ao integrar esses elementos, as organizações podem transformar potencial em desempenho real, formando lideranças preparadas para as demandas do ambiente corporativo.

Para isso, é interessante que as iniciativas para o desenvolvimento de habilidades de líderes foque em:

1. Rotatividade de funções, quando possível

Visando desenvolver habilidades interpessoais, adaptabilidade e visão sistêmica — aspectos fundamentais para a liderança moderna —, a rotatividade de funções permite que as futuras lideranças enfrentem novos desafios, estilos de gestão e contextos organizacionais diferentes.

Essa abordagem contribui para ampliar a flexibilidade da equipe e fortalecer tanto a confiança quanto as habilidades essenciais para liderar em situações reais, por meio da prática.

2. Treinamentos e capacitações práticas

Treinamentos e capacitações práticas desempenham um papel crucial na formação de líderes, por proporcionarem ferramentas essenciais e acesso a conteúdos atualizados sobre gestão e liderança ao longo do desenvolvimento profissional.

Essas iniciativas podem focar, por exemplo, em aprimorar a tomada de decisão de forma mais informada, fortalecer a colaboração entre setores, estimular o trabalho em equipe e a inovação, além de desenvolver a inteligência emocional e o pensamento estratégico dos membros do time.

3. Fomento ao autoconhecimento

Por fim, o autoconhecimento é fundamental para o desenvolvimento da liderança. Isso porque estimular os(as) profissionais a refletirem sobre seus pontos fortes e áreas de aprimoramento pode ser uma ótima maneira de ampliar a autoconsciência e fortalecer a capacidade de liderar com autenticidade.

Para isso, usar ferramentas de RH, como avaliações psicométricas, oferecem insights sobre traços de personalidade e estilos de liderança, enriquecendo esse processo e facilitando uma jornada de autoconhecimento.

Esperamos que este artigo tenha ajudado você a saber mais sobre o desenvolvimento de lideranças e a entender por que promover um talento não é suficiente. Com as informações discutidas, esperamos que você possa implementar estratégias mais eficazes para cultivar líderes de alto potencial em sua organização.

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Leia também: Teoria estruturalista — o que é e quais as vantagens para a gestão de pessoas

 

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